sexta-feira, 5 de março de 2010

Clivagem e desavenças também em Paços de Brandão?

Nunca por estas bandas se terá visto o PSD tão dividido como agora. Naturalmente que os detalhes estão no segredo dos Deuses, uma técnica de auto-defesa usada em política. Contudo, tornou-se de tal forma óbvio aos olhos de quem estiver mais atento, que agora, pelos vistos, ficou indisfarçável!

A ausência do Tono Mangas da tribuna real, durante o cortejo de Carnaval de Fevereiro passado, não foi inocente! Pelo contrário, prova de que algo ia mal no "Reino del Blandon".
Desenvolvimentos recentes, que assentam em rumores (como sempre), dizem que o Porteiro JB, foi acalmar as hostes da arte e cultura, mostrando-se solidário com estes e austero com a figura das mangas compridas. Bem que se pode começar a dizer "adeus Tono"... só falta saber do substituto!

Depois do golpe de rins feito ao "Inginheiro" com a história das contas por pagar, eis mais um exemplo de que no PSD não se olham a meios para os fins, nem que isso signifique sacrificar mais um companheiro em nome de um reinado na paz dos deuses.

Pelos vistos, também o PS fez um círculo pela arte e recreio, vindo também eles prestar a sua solidariedade ás hostes da cultura Brandoense. Uma oportunidade destas não se pode desperdiçar! Tudo indica, por isso, que a azáfama verificada há uns dias atrás, que motivou a contratação temporária de um Porteiro com experiência política, teria sido afinal com outro intuito, sendo que a restante romagem político-partidária, não passou de coincidência para um simples café no bar!
Tal situação não será imune ao que se passa ao nível nacional, onde as candidaturas à liderança já mostraram clivagens, com a sobreposição de candidatos da mesma tendência. Em Paços de Brandão, esta situação nota-se também a cada dia que passa. Se fizermos uma análise ao que o PSD tem feito nestes últimos tempos, notamos claramente que uma certa ala conservadora tenta assumir protagonismo. Veja-se o elenco governativo da Junta local, com a média de idades nos 60 anos e politicamente ultrapassando o pudor partidário, não se hesitando em levar um Nando Capela (ex-CDS e ideologicamente conservador) lá está! Lino "Inginheiro" foi simplesmente riscado do mapa: não o terá sido apenas pelo pouco que fez nos últimos 8 anos. Pelos vistos os novos inquilinos depressa lhe encontraram defeito maior, afirmando publicamente que este lhes deixou dívidas, como se eles mesmos não estivessem sentados por lá anteriormente. Caso a pensar para um estudo sério sobre "esquecimento precoce"!

O recente episódio da arte e cultura, tradicional bastião laranja ao nível local, tornou-se também ele uma ameaça a este pensamento retrógrado que domina o panorama político local. Contrariamente ao que se pode pensar, a questão levantada vai além dos fundos que apoiavam esta associação. A questão aqui prende-se novamente com o conservadorismo bacoco que predomina no pensamento de algumas mentes iluminadas, onde controlar a informação é poder, e pelos vistos isso não estava a acontecer. Este cenário faz lembrar um certo pinóquio, que pelos lados de S.Bento tenta fazer o mesmo, mas a larga escala!

Paços de Brandão naturalmente está ao lado da cultura, da arte e da recriação, seja pelo seu legado histórico, seja pelas actividades desenvolvidas na actualidade. Porém, depois deste claro voltar de costas entre membros da mesma espécie, teremos pela primeira vez uma cisão na freguesia entre o velho PPD e o novo PSD? Terá sido o pomar das tangerinas plantado no sítio errado?

O futuro o dirá e no Engenho estaremos igualmente atentos a isso!

5 comentários:

  1. Artigo correcto. As laranjas andam de costas voltadas. Meia dúzia, andam a olhar para o umbigo e não pensam em mais nada. Encostaram muitas pessoas com valor, mas que não eram Yesmans, agora esses mesmos ainda vão ter que voltar.

    ResponderEliminar
  2. E que tal se se falasse também um pouco de clivagens na oposição?

    ResponderEliminar
  3. Quais clivagens da oposição? a do PPD ao PSD?

    Ou, esperem lá, querem ver que os laranjinhas já reconhecem que a oposição é util, mudam de discurso como a nossa freguesia de cheiro.

    Agora para circularmos de automóvel na nossa freguesia temos de ligar a recirculação do ar, tal é o fedor nas ruas, será a decomposição dos laranjinhas.

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo das 21.07

    não há clivagens na oposição porque ...
    não á oposição. O que há é um grupo de papagaios, que abafa alguns que realmente podiam trazer ideias interessantes e diferentes, e que no seu conjunto são manipulados por uns oportunistas que vão hipotecando umas coisas e continuam sem prestar contas.
    Em cada eleição vão perdendo, vão dizendo que o povo é burro, e quando a demagogia deles passa o nível da insignificância as pessoas de bem juntam-se e dão-lhes uma abada porque o povo entende bem o que cada um vale.
    Eles dizem que se vão embora, que Paços não os merece, mas voltam a concorrer e o ciclo se repete com outros artistas.
    Por isso caro anónimo não há oposição logo não há clivagens. Chama-se a isso um silogismo transitivo.
    Já agora o joãozinho já se cheirou a si próprio, se calhar está a decompor-se ( podre de raiva e inveja ) e ainda não reparou. Mantenha o carro em recirculação porque assim o seu cheiro não vem para fora.

    ResponderEliminar
  5. Parece que afinal não há quem se aproveite: o PSD está em modo clivagem e a oposição pelos vistos não existe. Existem, parece, muitas promessas, gente de alto gabarito mas que são manipuladas. Afinal quem se aproveita? Talvez o anónimo das 00:40...

    ResponderEliminar