quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Laranjinhas limpam lixeira na Rua das Ameixoeiras

Durante a manhã carnavalesca de ontem, um grupo de pessoas da iniciativa "Limpar Portugal", que contou com o alto patrocínio da JSD local, numa acto inédito de juntar forças, decidiu dar uma mãozinha a esta Junta e lá limpou a Rua das Ameixoeiras / Zabumba, sobre a qual já aqui tínhamos dado conta do estado lastimável em que se encontrava.
No Engenho consideramos ser sempre de louvar a iniciativa cívica e voluntarista de todo e qualquer cidadão. No fundo o importante é que se limpe, pese embora este seja o trabalho da Junta, pelo que a sua associação a esta iniciativa não é mais que cumprir as suas obrigações. Em todo caso estão de parabéns.
Sendo que a limpeza está feita, resta saber até quando se manterá assim, e mais importante que isso, para quando uma iniciativa de esclarecimento sobre como os cidadãos devem tratar os seus lixos? Fica o desafio lançado a todas as pessoas responsáveis, seja a nível local seja a nível concelhio!

17 comentários:

  1. Bom dia

    Quero ressalvar que se trata de um movimento livre e apartidário!

    Sou a responsável pela coordenação do Projecto Limpar Portugal (PLP) em Paços de Brandão e devo, por um lado, agradecer a divulgação desta iniciativa neste blog. Por outro, quero reprimir a adulteração do poster do PLP riscando a palavra Portugal e substituindo por Paços de Brandão. Mais grave ainda, a inclusão do logotipo da JSD! Este (JSD) é um grupo a quem recorri e que tem dado apoio ao projecto. No entanto, há que salientar que participam como cidadãos e não como militantes! Estiveram presentes três Brandoenses na limpeza das Ameixoeiras. Além de mim, dois familiares meus que, por acaso, fazem parte da JSD. De resto, as cerca de 20 pessoas presentes, eram de outras freguesias do concelho e até de Gaia e Aveiro - não tendo qualquer relação política. A nossa Junta de Freguesia também marcou presença.

    Agradeço a clarificação.

    ResponderEliminar
  2. Aproveito ainda para acrescentar, que não é justo indicar que "é obrigação da junta". A obrigação é de todos nós e não a falta de conhecimento de onde colocar certos resíduos não é desculpa para os atirar para onde calha. Perdi a conta ao número de fraldas que recolhi, só para referir um dos lixos menos agradáveis... Admito que possam desconhecer o que fazer a um sofá velho ou um frigorífico (embora, como disse, não seja desculpa) mas não me digam que as pessoas não sabem onde colocar uma fralda...

    Sem dúvida, a questão de por quanto tempo se vai manter limpo o local é pertinente. Esse é precisamente um dos grandes objectivos do Projecto Limpar Portugal, que procura não só limpar efectivamente, mas, mais do que isso: sensibilizar as populações, consciencializar, alertar para a problemática das lixeiras ilegais. Hoje em dia qualquer pessoa sabe o que é um ecoponto.. e se tiver "monstros" em casa pode sempre contactar a junta, caso não saiba o encaminhamento que lhe deve dar.

    ResponderEliminar
  3. E só mais uma nota, a nossa Junta de Freguesia tem demonstrado um grande empenho em tratar destas lixeiras. Mesmo antes de os termos contactado e informado sobre o PLP, tive conhecimento de que andavam já a mapear os locais problemáticos e a proceder à respectiva limpeza. E em muitos outros casos isto sucede... é fácil atirar a culpa aos políticos, mas nesta questão em concreto há que culpar, entre outros possíveis factores, a má educação das pessoas. Ainda no Carnaval chamei a atenção a uma senhora que atirou uma garrafa de cerveja para um canteiro no arraial, ao que me responde saber que está errado mas, como não é de Paços e não sabe onde há caixotes, atirou para o chão - quando a pouco mais de 2 metros estava um caixote do lixo. E os homens com que estava acrescentaram ainda que, para a próxima, atiram a garrafa ao chão para o meio da estrada. Como diria um certo senhor, e esta hein?

    ResponderEliminar
  4. não deve esquecer que na ultima edição do Pasquim da vila saiu uma informação gratuita sobre o vosso movimento o qual merece todo o respeito

    ResponderEliminar
  5. Não me querendo alongar muito sobre o que li atrás, e não querendo abonar nada a este blog, convém registar que foi exactamente por ele que se denunciaram algumas lixeiras de Paços de Brandão. Ora, e sobre os políticos (melhor, indivíduos eleitos pelo povo que assumem esse titulo, porque de historial politico... pouco se regista), deixem-me sublinhar isto: 1º: A(s) lixeira(s) estava(m) lá faz muito tempo. 2º: Foram limpas depois de aparecerem referenciadas aqui neste blog. 3º: As fotos estão calendarizadas, antes e depois da limpeza. Portanto é com muito agrado que verificamos que isso causou efeito. Melhor ainda porque quem forneceu essa informação para este sitio, não andou a pavonear-se por esta ou aquela facção politica. Politica á parte assumiu uma atitude cívica pelos meios de que dispõem. Sobre o Carnaval e o episódio em causa permitam-me citar o artigo deste blog... Enquanto o povo se diverte o chão brota...
    http://engenhonopapel.blogspot.com/2010/02/memorias-do-carnaval-2010-em-pacos-de.html.
    Em relação ao facto relacionado com a sempre estimada JSD de Paços de Brandão: Estas coisa devem ser propagadas extra "família, politica ou não". Reparo que para comentar o blog foi visto, passo o termo. Para divulgar, este blog tomou conhecimento via JSD. No futuro queiram notar a representatividade do mesmo em Paços de Brandão, sim porque P. de Brandão não é só JSD.
    Antes de acabar: Viva o vosso protejo. Peço ao administrador do sitio que reconsidere a alteração do Cartaz. Muito embora interprete isso como uma forma carinhosa de abraçar o protejo para a nossa terra de uma forma muito em especial.

    ResponderEliminar
  6. Por falar em adulteração do cartaz. Quem o adulterou atribuindo á JSD em rodapé?
    Se foi neste sitio por favor façam a devida rectificação. Pois o projecto não é JSD. Ficava bem, mas é muito mais abrangente. Só para vila estar limpa já é o que se sabe, imaginem os nossos tangerinas, com um projecto desta envergadura. Não esqueçam, quando for para a Quinta do engenho avisem este blog. Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Cara Paula: antes de tudo quero agradecer a sua visita, e os seus comentários dirigidos a este post. Apraz-me verificar porém, que não fazem muito sentido as suas palavras mais azedas, mas pronto, já nos habituamos a isso por cá, e como tal não nos incomoda. contudo darei alguns esclarecimentos:
    No dia 2 de Fevereiro foi colocado no blog da JSD de Paços de Brandão http://jsdpacosdebrandao.blogspot.com/) o seguinte :
    “Caros companheiros,
    Já ouviram falar do PLP - Projecto Limpar Portugal?
    Pois bem, amanhã, 02.02.2010 (terça-feira) faremos uma reunião na sede do PSD Paços de Brandão, pelas 21horas, para abordarmos o tema e falarmos da possibilidade de abraçarmos esta causa!
    Contaremos com a presença de Paula Santos - uma brandoense que já está insirida na causa e na coordenação concelhia deste projecto.
    Contamos contigo!!
    Aparece e divulga! Jota PB”

    Pois bem se diz que o seu movimento era apartidário, disso não têm nada depois de lido o blog em referência
    Acredito que não fosse sia intenção tornar o mesmo politizado, mas então não deveria ter-se misturado com partidos como o fez.
    Relativamente ao que reprime, quero lembrar que já passou esse tempo, pelo que não use esse termo que parece o Sr Sócrates.O cartaz foi simpaticamente adulterado pela questão que foi evidenciada anteriormente que o liga a JSD, e serviu apenas para ilustrar este post, e na minha opinião ficou bonito!
    Quanto a quem deve ou não limpar, os espaços públicos, sobre isso não tenho dúvidas: O estado! Logo a menos que o espaço que limparam fosse privado, é da competência do poder local a sua limpeza, ou seja: é justo dizer que é da obrigação da junta limpar!
    Em relação a culpas e comportamentos das pessoas, naturalmente que isso seria tema para uma tese de mestrado, pois a educação e o civismo são delapidados todos os dias. E quanto a isso estamos de acordo não existe civismo. Porém não acredite que existe esclarecimento das pessoas, porque não existe, muita gente nem sonha que há quem lhe leve os "monstros" com um simples telefonema. Eu acredito que cabe ao poder executivo lançar campanhas de sensibilização, que por acaso até podiam ter aproveitado a vossa iniciativa para o fazer, mas não fizeram, e a vossa iniciativa quase não teve impacto, mas é louvável!
    Cara Paula, o post foi um elogio ao que fizeram, apesar das suas considerações, aquilo que está a fazer parece análise politica a pedido, mas não se canse, o post ficará assim mesmo, goste dele ou não.
    Se futuramente fizerem novas iniciativas deste tipo em Paços de Brandão, teremos todo o gosto em as divulgar se assim o quiser. Quanto ao resto é demagogia barata!
    cumprimentos...

    ResponderEliminar
  8. Opinião Propria: nesse caso tenho que dar uma vista de olhos melhor por este blog. Confesso que apenas me cruzei com ele numa pesquisa por Paços de Brandão, dado ser crucial o apoio de todas as associações. Os voluntários do PLP têm também andado por aí a descobrir lixeiras e a mapear e fotografar as mesmas. Quem estiver interssado pode consultar neste site http://www.3rdblock.net/.

    NoiteNegraDeAzul: respeito a sua opinião. Não tinha intenção de parecer azeda, mas ao ver uma "notícia" com factos incorrectos senti-me na obrigação de esclarecer. Quanto à conotação política, no blog da JSD apenas aparece uma referência ao movimento e a uma pequena reunião que me pediram para fazer. Se é de outro partido político ou de qualquer outra associação terei todo o gosto, caso me convidem, em fazer uma igual sessão de esclarecimento. E, além disso, não verei qualquer problema em que divulguem nos vossos blogs - a não ser que refiram coisas indevidas ou adulterem a imagem do projecto com logotipos alheios, tal como aparece aqui neste blog - quem está a politizar o movimento é o autor destas imagens e "notícias" incorrectas.

    A acção da manhã de Carnaval não foi o dia principal (o dia L como chamamos), mas apenas um "ensaio" local. O dia L, da "limpeza" a nível nacional, é 20 de Março e estão já 20.000 pessoas inscritas online de todo o país. Sim, é necessária mais divulgação, mas ela existe - tal como referiram até no jornal da terra.

    Por isso precisamos da ajuda de todos que quiserem participar e sobretudo das colectividades Brandoenses. Sim, a junta pode ter a obrigação de tratar da recolha de lixo, mas os cidadãos têm o dever de o colocar no sítio certo!

    Antes de terminar, quero reforçar que não tenho qualquer associação a um partido político, sou meramente uma voluntária Brandoense que integra um grupo de outros voluntários do concelho da Feira e de todo o país.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  9. Já agora, aproveito e faço uma publicidadezinha.. para quem estiver interessado: http://limparportugal.ning.com

    Esta é a plataforma dos voluntários do Limpar Portugal. Basta inscrever e aderir ao grupo do concelho a que pertencem.

    ResponderEliminar
  10. Cara Paula: são deprimentes as suas afirmações, num momento diz que foi você que convidou a JSD, noutro momento diz que foi a JSD que a convidou a si não sou capaz de a entender. Enfim, se dúvidas existem que havia aproveitamento político da JSD, com as suas declarações temos a certeza! Se foi esse o seu móbil ou não para reunir com eles isso é consigo. Quanto a este assunto estamos conversados!
    Relativamente á divulgação da vossa iniciativa, teremos todo o gosto em a publicitar cá, agradecemos que nos faça chegar a informação que pretende ver divulgada ao nosso e-mail e será colocado como post sem problemas!
    Sabe, o mundo está cheio de boas intenções, e as vezes a ingenuidade dá nisto. Desejo o maior sucesso a vossa iniciativa, recomendo a tomar mais cuidado quando misturar ideologia politica com civismo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Parece ter havido de facto aproveitamento político da JSD, ao qual a Paula é alheia e vítima. Louva-se a sua iniciativa e louva-se o facto de haver um movimento JSD. Pena é que não existam outros, como a JS. Mas se nem PS existe... só existe nas eleições, depois desaparece. Tirando os três ilustres magos presentes na Assembleia de Freguesia, onde pára o partido?

    ResponderEliminar
  12. A única "nota" sobre o projecto foi aquela divulgação no blog deles - as restantes foram as incluídas aqui neste blog pelo respectivo autor que, baseando-se meramente na divulgação que encontrou no blog da JSD, tirou conclusões erradas. Aliás, não sei onde foi buscar a informação "contou com o alto patrocínio da JSD local" - isto sim, parecer-me-ia aproveitamento político, mas curiosamente foi escrito por NoiteNegraDeAzul. Parece-me contradizer-se.

    Não que deva explicações, mas eu de facto convidei as pessoas familiares a participar no projecto e, essas pessoas, convidaram-me para me dirigir ao grupo em causa e esclarecer o que é o projecto: para, como cidadãos comuns, poderem ou não participar. Foi uma reunião de amigos e cidadãos, se isso não lhes fizer tanta impressão. Como disse e reitero, estou aberta a outros convites. Lamento não conhecer pessoas de outras Juventudes ou de outros grupos, mas se as houver por aí dispostas a trabalhar é só dizer! Aliás, lanço aqui o apelo, juntem-se ao PLP e apoiem o nosso concelho!

    Continuo também sem entender porque, acusando a JSD de aproveitamento político, colocou o seu logotipo no cartaz do movimento! Isso sim, parecer-me-ia que o partido se estava a tentar apropriar...

    Com certeza é preciso cautela com o que referiu, mas também é preciso cautela com especulações. Não me meto em "guerras políticas" e há pessoas que insistem em fazer de movimentos voluntários um palco para isso. Apenas divulgo o movimento e cessei as explicações quanto a este assunto que apenas introduz ruído numa nobre causa.

    Obrigada pela disponibilidade em publicitar o movimento. Espero que mais Brandoenses (de todas as cores políticas e mais algumas) adiram e que possamos concentrar as nossas energias em coisas úteis. Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Cara Paula (e para terminar), lamento que não tenha tido a capacidade para entender a sátira que foi feita com a imagem, e a quem foi feita. Mas isso é algo que nos ultrapassa, pois são capacidades de análise que as pessoas possuem ou não! Que culpa temos nós se um partido politico se associa a um movimento cívico de um modo tão evidente? Se isso não é partidarização então o que é? Que culpa temos nós se isso foi tornado público num blog oficial da JSD? Se isso não é um patrocino, então porque apoiam o movimento publicamente?
    O mais espantoso é que a Paula, não tenha tido a capacidade de entender que a crítica em democracia é normal e salutar. Porém, o mais curioso é vitaminizar o seu movimento, quando em momento algum foi criticado,inclusive até lhe reconhecemos propósitos nobres! Não acreditamos que seja apenas pelo cartaz! Por isso não entendemos que venha aqui vitalizar-se pela sua ingenuidade. Acreditamos que não fosse a sua intenção colar o movimento que representa a JSD, porém foi isso que fez.Por este motivo, consideramos esta sua guerrilha pessoal desnecessária.
    Reiteramos o convite a enviar para o blog as informações sobre as actividades e o movimento que representa as quais serão publicadas, do mesmo modo que publicamos tudo o que nos fazem chegar e que respeite as nossas linhas editoriais.
    Esperamos pelas suas notícias
    Saudações com Engenho

    ResponderEliminar
  14. Caro anónimo das 16:33, quanto à sua afirmação de que nem PS existe em Paços de Brandão, deduzo que os seus neurónios sejam órfãos de uma laranja, pois se fosse pelo menos um democrata sensato, saberia que nunca na nossa vila umas eleições para a autarquia agitaram tanto a nossa terra e obrigou o seu candidato Firmino Coça a montar duas sedes para a sua candidatura, é verdade, ou já se esqueceu que tiveram de abrir os cordões à bolsa, tal foi a qualidade da campanha produzida pela lista do PS, mas como o caro anónimo é um ignorante deplorável, só o desculpo porque padece de Diarreia Crónica devido à quantidade do citrino produzido por esse laranjal, para estancar tal Diarreia aconselho a ler alguns posts magnamente produzidos por Socialistas desta terra neste fórum, nos mais variados temas. Já agora o movimento cívico não se faz com a partidarite, quando refere onde pára o partido bem esse espasmo, é de alguém que sofre de doença bipolar, então não sabe onde pára o partido e vem ao blog perguntar, eu aproveito para informar que algo vai mal no seio no laranjal porque pela análise do Eng. Agrónomo algumas laranjas já se encontram com bicho, apáticas e até Já contagiaram outras, a agitação é tanta que o PS teve de intervir com uma solução à base de anticitrinos, sulfatou a raiz do laranjal e brevemente iremos ver se o bicho morre ou vai comer ainda mais laranjas que farão parte da lixeira que tanto se discute, pelo menos estou mais tranquilo pois não é à toa que estes movimentos de limpeza surgem, reparem que com sorte até laranjas podres vão limpar. Como vê o PS anda em todo lado.
    Adiante quanto à Paula, fico sensibilizado com a sua atitude cívica, que não é mais do que, a sua consciência, de que algo esta mal e então por principio luta contra o que esta mal, ora não é mais nobre do que, os que neste espaço aproveitam para denunciar e debater temáticas que na sua génese são POLITICAS, ou é ignorante ao ponto de não perceber que a sua iniciativa não passa de mera politica que de privada a transformou em pública e a politica minha cara Paula, trata-se da convivência entre diferentes, pois a política baseia-se na pluralidade das pessoas, assim se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos nossos antepassados.
    Da observância deste principio basilar de uma pólis procedeu muito mal em não ter solicitado aos demais partidos desta vila para aderirem ao seu projecto, tendo usado os mesmos meios que utilizou para chegar ao PSD local, pois existem mais quatro partidos e que garanto-lhe são bem mais activos na problemática da nossa freguesia doque a sua iniciativa, sim iniciativa é o que a destingue dos partidos locais, sabe esses são geradores de pluralidades de iniciativas.
    Em conclusão porque não quero verbalizar demais mas política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, infelizmente consciente ou inconsciente a Paula politizou ser ou não ser PSD.

    ResponderEliminar
  15. Caro regedor, DIARREIA deve ter dado aos PS´s cá do sítio, pois, como sabe, a excelente campanha da lista candidata apresentada por esse partido ficou a dever-se ao trabalho de um conjunto de pessoas independentes, que, não só agitaram as hostes, obrigando o PSD a abrir os cordões à bolsa e a manter 2 sedes, como também veio demonstrar que o PSD utilizou como armas a política do mal dizer e da difamação.

    ResponderEliminar
  16. Este blog vai de mal a pior. Então lançaram-se suspeitas contra a junta de freguesia por causa do "desaparecimento" do Brasão da Quinta do Engenho (que afinal não tinha desaparecido) e agora critica-se o facto de 2 pessoas (que por acaso são militantes do PSD e os únicos brandoenses que aderiram ao movimento) de ajudar a limpar a sua freguesia! Isto está a ficar ridículo!
    Quando comecei a ler o blog pensei que fosse isento, mas parece-me que é tudo menos isso.
    Se eu quisesse ler algo exclusivamente contra o PSD lia o boletim mensal do PS ou do BE!

    ResponderEliminar
  17. Olá anónimo das 14:35. Não concordo consigo.As estatísticas mostram o contrário. Está ferido no seu orgulho por algum motivo? Sou colaborador deste blog e nada tenho a ver com PS ou BE, bem pelo contrário. A verdade é que, no caso, pouco se vê do PSD. Questiono-me: o que é que o PSD fez até agora para aparecer aqui neste blog? Talvez o tenha ignorado não? Pelo que percebo a dada altura até se fez referencia ao da JSD. Já viu isso neste blog? Já viu a JSD a falar neste BLOG? Eu leio os dois. Se quiser BE sei onde está o deles, já que o Blog, parece que morreu em campanha. Dos outros a mesma coisa. Agora repito: poderíamos viver sem este blog? Podíamos mas Paços de Brandão não era a mesma coisa. Invista um pouco do seu tempo e analise melhor o Blog e vai ver que ficará com uma impressão diferente. Já agora: essa do Brasão. Acaso está onde devia estar? Deram falta dele. Por acaso em Património da vila... aparece alguma informação relacionada? Agora veja. E se este blog se vira ara os fontanários? Sim. E os marcos da freguesia? Interessa-lhe? Mantenha-se atento/a e lerá em breve algo muito interessante.

    ResponderEliminar