terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Firmino Costa o "homem notícia" no Terras da Feira

Firmino Costa, homem discreto e segundo ele mesmo "pessoa de muita acção e pouca palavra", tornou-se nos últimos tempos alvo das atenções dos órgãos de informação locais. Não tendo, por isso, mãos a medir, desdobrando-se em entrevistas sem que aparentemente nada justifique tal assédio. Pode mesmo ser visto como um contra-senso, por parte de quem nem queria ser Presidente de Junta. Tendo mantido até às eleições uma postura envergonhada (ou vergonhosa, conforme o ponto de vista), evitando constantemente expor-se ao debate de ideias, em público. Tamanha mudança sugere, pelo menos, uma coisa: Firmino perdeu a vergonha!
As entrevistas mais recentes vieram da parte do Notícias de Paços de Brandão, e poucos dias depois do Terras da Feira. Por ser este último o nosso jornal de referência concelhio, gostaríamos de começar por esta entrevista, a partilhar algumas considerações com os nossos leitores aqui do Engenho.



O Terras da Feira começou por fazer uma abordagem genérica dos problemas da freguesia e dos projectos que pretendem ser colocados em marcha. Sem surpresa, ficamos a saber que as grandes obras previstas para os próximos 4 anos são: construir a capela mortuária e as pré-escolas, assim como tirar o mercado semanal das ruas. Se por um lado se percebe que estas obras sejam importantes, por outro não entendemos porque são estas as mais importantes, uma vez que são aqui esquecidas as estradas, os lixos e a Quinta do Engenho. Apesar porém , de serem abordadas mais à frente, talvez por não serem efectivamente algo prioritário!

Entre as  novidades que foram dadas, a saber com esta entrevista destacamos o seguinte: a praça semanal será mudada para o terreno onde serão construídas as pré-primárias; porém, os terrenos ainda não são da Junta. Logo, temos de esperar que nenhuma das partes roa a corda, para que este projecto dê frutos, ou seja, estamos na mesma!

O parque infantil no arraial será alvo de reforma até ao fiinal do mês de Fevereiro, isto se houver dinheiro! Caso contrário, será desmantelado, pois há 2 anos que está reprovado, por uma vistoria que foi efectuada. Os miúdos é que disto não sabiam! Mas já foram avisados que "bola no arraial nem pensar!" Sujeitam-se agora a ter de mudar de freguesia se quiserem brincar num escorrega!

A uma questão sobre a capela mortuária, respondeu o presidente o seguinte: Afinal a Junta vai concentrar esforços na requalificação das ruas e passeios, "é o que Paços de Brandão mais necessita"! Além de não entendermos o que é que as ruas têm a ver com a capela, sabemos ao menos que às outras prioridades já referidas, afinal foram acrescentadas as ruas e passeios!

Sobre o saneamento na freguesia, agora é que está quase quase quase.... quaaaase pronto! Porém, não explicou o que todos sabemos, que não será para todos os Brandoenses ,sem excepção. Mas sim ,onde a Indáqua conseguir sugar lucros!

Outra nota curiosa diz respeito à possibilidade do ensino secundário vir a funcionar na escola EB 2,3. Firmino espera que este anseio seja conseguido após a realização das obras. Porém, explica ainda nada ter feito nesse sentido! Coerente pelo menos?!

Quando questionado sobre a situação financeira da Junta, lá começou a tocar a cassete do costume: "Não há dinheiro na Junta, a Câmara não manda dinheiro". Pois é! Os homens do poder na Feira são tão mauzinhos! Ao menos para as máquinas "pau para toda a colher" houve dinheiro!

Outro dado interessante foi a revelação de que o actual executivo herdou dividas no valor de 50.000 euros, as quais foram uma completa surpresa para o Presidente de Junta! "Deixaram-me uma boa colecção de dívidas" disse. Mas este senhor não fazia parte da anterior Junta eleita pelo PSD? Então que andou lá a fazer que nunca perguntava nada? Parece estranho que Firmino Costa fazendo parte da Assembleia de Freguesia, quando se propôs ser cabeça de lista, não ter tido o cuidado de se inteirar das contas. Pelos vistos ou falhou alguma coisa nos planos, ou as comadres laranjas estão zangadas, a julgar pelo caricato da situação.

Outro dado merecedor de atenção, foi a tão badalada dispensa do funcionário da Junta: Custódio, que agora passou a ter a companhia do colega Mário no desemprego, algo que era desconhecido! Dispensar dos serviços é sinónimo de desemprego, sobretudo em caso de recibos verdes. Numa visão economicista esta Junta não olha a meios para obter os fins. Contudo, os objectivos de uma autarquia não devem ser tapar um buraco abrindo outro, em nome de uma irmandade qualquer. Onde está uma vez mais a consciência social?!

Questionado sobre os planos para a Quinta do Engenho novo, limitou-se a reafirmar a pretensão do executivo em continuar a limpeza iniciada pelo seu antecessor, e melhorar as infra-estruturas de apoio a um suposto parque de merendas. Pena não serem referidos prazos, pois com jeitinho ainda vai ser bandeira de umas próximas eleições!

Sobre as passagens de nível, sabemos que Firmino sabe pouco ou nada do assunto. Aliás, este foi tratado de modo tão execrável pelo "companheiro" Lino no executivo anterior, que mais vale ficar nas amnésias, em vez de falar da realidade, praticamente inevitável, do encerramento da passagem de nível em Riomaior - Regadas junto aos bairros sociais.

Numa questão sobre o PDM, encontramos a maior contradição desta entrevista. Se por um lado é favorável a que alguns terrenos passem a ser de construção, por outro acha que a freguesia tem falta de arvoredo, afirmando mesmo que "Paços de Brandão está muito nua em espaços verdes". Sr Presidente, afinal no que ficamos? Construímos ou mantemos as árvores ?

Para terminar, falou-se da distribuição dos dinheiros pelas associações. Firmino que possui segundo ele, uma vasta experiência na gestão de uma fábrica (na construção civil fabrica-se alguma coisa, ou presta-se um serviço?), garante, por isso, que continuará a apoiar todas as associações dentro das disponibilidades financeiras. Certo é que a Festa dos Arcos, apesar de ser a sua "menina dos olhos", não terá tratamento especial em relação a todas as associações da freguesia. Palavra de Firmino!

5 comentários:

  1. Olá.
    Não tenho muito tempo para escrever depois de ler tão longo artigo.
    Conclusão: Estão a tapar os olhos de Paços de Brandão limpando as ruas. De resto tudo continuará igual: NÃO HÁ DINHEIRO. NÃO HÁ DIHEIRO.

    ResponderEliminar
  2. Grande cromo, este Firmino.
    Lembram-se dos velhotes dos marretas? Pois é, haja alguma compaixão por este revivalista da famosa série televisiva. Bem sei que não é de ânimo leve que se aceita a inexorável caducidade da idade. Este presidente da junta é um completo caduco das ideias e a continuar assim Paços de Brandão vai andar ao mesmo ritmo das suas articulações ósseas. Os primeiros sintomas patológicos do Alzheimer ficaram bem patentes nesta entrevista.

    Quando é que alguém lhe sugere uma ida ao médico?

    ResponderEliminar
  3. Comentem, mas mantenham o nível...

    ResponderEliminar
  4. É no mínimo caricato que ele comente deixaram-me facturas por pagar mas ele é do PSD ou é de algum partido que me esteja a escapar? Então ele fazendo parte do elenco governativo da anterior assembleia da junta, escolhido pelo partido como candidato e não se inteirou sobre os assuntos de maior relevância nomeadamente da área financeira, para se poder candidatar sabendo o que o esperava, e quando refere que a Câmara deve dinheiro, mas então a Abelha Maia (quem dá o mel) veio à nossa Vila na campanha deste senhor e não lhe apresentaram a conta corrente! Bem com tanta gente a mentir só falta ver o Alfredo Henriques um destes dias a dizer que o anterior executivo deixou-lhe muitas dividas. Bolas!!!

    ResponderEliminar
  5. não vou entrar a matar, nem acho que devemos ir por esse caminho´, é que já estou farto de ver politicos discutir assuntos aos quais não chegam a entendimento nenhum, e no fim de tanto paleio, paga preto... realmente Paços de brandão tem necessidade de se organizar e tornar-se bonito. Talvez a começar pelos passeios, é um começo, não vou dizer que não preferia ver as estradas arranjadas, mas já se está a ver alguma coisa. comprar um camião para a junta? não sei, eu não trabalho na junta para ver se é necessário um camião. mas se se gastar dinheiro para comprar um camião pelo menos sabemos que temos um camião. o mal muitas das vezes é gastar dinheiro sem saber onde e porquê que se gasta. devemos fazer com que haja responsáveis e que sejam penalizados por fazerem "mal". gastou-se dinheiro para limpar a quinta do engenho? tal mal... se é a camara que tem responsabilidades, é a camara que se tem de responsabilizar... quem foi o responsavel que autorizou? então ele que pague e depois que vá ele pedir contas á camara. quem autorizou a podas nas arvores lá em baixo na quinta do engenho? quemfoi o tecnico que fiscalizou e orientou tal decapitação? pelo menos os brandoenses tiveram algum lucro com as madeiras? o que foi feito delas? que casa forraram desta vez?
    O senhor engenheiro Lino pode ser muito boa pessoa mas não gostei nada dele como presidente da junta. paramos no tempo, e por outras historias que agora não vêem á baila. Além de que a junta estava transformada numa casa da misericordia, alguns funcionarios gostavam era de trabalhar no tinto. acredito que não bebessem durante o trabalho, mas sem sombra de duvida que ressacavam durante o trabalho. e o tecinco de obras? percebia tanto de obras como eu de criação de coelhos. Pelo menos neste momento esta-se a ver alguma vontade, vamos deixar os homens trabalhar. pelo menos falou-se no parque infantil. É claro que ficava todo contente se o meu filho pudesse lá brincar, desde que ele não corresse o risco de se magoar e se o parque não tem as normas de segurança á que o fechar. Um presidente da junta, no meu ver, tem que ser uma pessoa que olhe pelos interesses das pessoas dessa freguesia. já agora gostaria de perguntar como está aquela situação do predio no cerrado? é para ir a baixo ou não é? existem cidadãos nossos (brandoenses) que foram defraudados no sonho de poder fazer a sua casa aqui em paços de brandão.
    não ficava nada mal ao presidente da junta, e seja qual for a freguesia, usar da sua influencia e denunciar casos destes, seja qual for a côr que esteja na camara, no interesse dos cidadãos dessa freguesia. já agora gostaria de dar os meus parabéns ao proprietário daquela casa que está a ser restaurada perto da escola primaria numero um. é uma casa que se enquadra bem naquele cenário. gostaria também de pedir a alguem com influencia para tirar aquele poste de madeira, que eu não sei se é da luz ou dos telefones, que está em frente. isso é que não enquadra lá muito bem. Deveriamos olhar para a nossa freguesia como se do nosso jardim se tratasse.

    ResponderEliminar