sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um bom exemplo em tempo de crise: Henri e Filhos

Na passada semana o Sr. Primeiro Ministro da nação Portugal, Passos Coelho, decidiu  novamente assaltar o bolso de todos os trabalhadores Portugueses! 
Para desespero de muitas famílias, ficamos todos a saber, que para o ano que vêm, por cada 100 euros do nosso trabalho, 18 desses ficam no estado para a Taxa Social Única, contra os 11 que nos eram exigidos antes. Mas a para além disto, decidiu este Governo premiar, se é que se pode chamar a isso um prémio, todas as empresas com uma redução da sua taxa de 23,75% para 18% também. Ou seja tira-se ao mais fraco para dar ao mais forte, numa alusão "sherwoodesca" invertida!
Mas isto não seria grande novidade, não fosse a história que nos chegou, oriunda de uma empresa corticeira de Rio Meão, a  Henri & Filhos, S.A..
Assim sendo, a Direcção da empresa reuniu todos os trabalhadores, para os informar, que na eventualidade desta medida que foi anunciada pelo Governo seguir em diante, iriam usar o dinheiro da redução de 5,75% que lhe foi oferecida, e  compensariam todos os seus trabalhadores, com um prémio nesta percentagem no seu ordenado. O que na prática significa que em vez dos 7 % de aumento os trabalhadores ficam apenas sujeitos a um aumento de 1,25%. Os responsáveis desta empresa fizeram saber ainda, que estão sensíveis ás dificuldades que os trabalhadores atravessam no nosso momento actual, e pretendem com esta medida, manter a motivação dos seus trabalhadores e atenuar as dificuldades que se avizinham. 
Não sabemos se esta medida se deve ao facto do dono da Henri & Filhos ser de origem Francesa, e como tal ter uma mentalidade diferente da nossa. No entanto, sabemos sim, que esta medida agora anunciada, seria um excelente exemplo a seguir pelos outros patrões...

Sem comentários:

Enviar um comentário