sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nasceu a Bússola | Plataforma para o Desenvolvimento Artístico e Cultural

Enviado por e-mail:




Induzimos criatividade, potenciamos o talento!


A Bússola nasce da vontade de querer ir mais além… do sonho de potenciar o know-how criativo feirense, abrindo novas portas e desbravando novos caminhos. Dividimos a nossa atividade em 5 domínios distintos, sempre com o mesmo objetivo: agigantar e integrar projetos, transformando ideias autónomas em conceitos adequados às necessidades de cada situação e às características dos eventos contemporâneos.
À cabeça, abraçamos a missão do agenciamento, na perspetiva de exportar o melhor que Santa Maria da Feira tem para oferecer nos domínios artístico e cultural.
Em paralelo, assumimos o desejo de transformar a vontade em conceitos concretos, materializando ideias conceptuais em processos exequíveis, submetendo-os para avaliação junto dos grandes projetos artísticos, em especial no espaço público, tanto em nome próprio, como no modelo de coprodução e, mesmo, consultoria e gestão de propostas. Neste âmbito, dispomos de uma bolsa de ideias, capaz de dar resposta a diferentes abordagens em múltiplas situações e diversos contextos artísticos.
Pretendemos, ainda, assumir um papel ativo na programação cultural, sendo mais interventivos nas perspetivas artística, cultural e social, apoiando, ainda, a divulgação dos projetos associados, através do estabelecimento de múltiplas parcerias.

Áreas de Intervenção:

i) Agenciamento/Apoio à Gestão de Projetos
Com base num sistema de partilha de contactos e experiências, pretende-se dar vida a uma rede que possibilite a exequibilidade de exportação de talentos em nome individual e de “pacotes integrados” de animação/espetáculo com projetos oriundos de Santa Maria da Feira.

ii) Apoio ao Desenvolvimento de Projetos Artísticos e Culturais
Construção de uma bolsa de ideias baseada no know-how residente, capaz de responder a 3 situações distintas:
a) Conceção de projetos originais em nome próprio;
            b) Coordenação de projetos em coprodução;
            c) Consultoria e elaboração de dossiers para projetos externos.

iii) Programação Cultural
Processo em fase de desenvolvimento que visa a perspetiva da integração de linhas programáticas e a conceção de planos e programas coesos para as entidades parceiras.

iv) Intervenção Artística/Cultural/Social
Perspetiva proactiva de intervenção e participação em projetos existentes, dando nova vida e diferentes abordagens a conceitos “pré-instalados”. O exemplo mais concreto fica patente no programa “Perpetuar a Viagem no tempo 2012/2013”, que operamos atualmente.
           
v) Apoio à Divulgação de Projetos Artísticos
Pretende-se potenciar a capacidade das redes sociais e Blogger para a divulgação dos projetos em carteira. Em paralelo, pretende-se efetuar uma adequada interligação com a imprensa, permitindo aos projetos parceiros a devida visibilidade.

Na prática, a Bússola nasceu nos primeiros dias de Agosto de 2012. Hoje, 13 de Setembro de 2012, apresentamos publicamente o projeto e abrimos portas ao futuro. Prometemos intensas novidades nas próximas semanas e acreditamos na exequibilidade de um vasto número de projetos, que pretendemos levar a cabo, de forma faseada, ao longo do próximo ano.            Prova disso é o programa “Perpetuar a Viagem no tempo 2012/2013”, no qual desenvolvemos a pulseira memória da Viagem Medieval 2012, como o apoio Ivo Maia Designers, assim como um conjunto de atividades virais nas redes sociais, que ainda hoje mantêm viva a Viagem e as memórias.

Pulseira Memória da Viagem Medieval 2012 [apoio Ivo Maia Designers]

À parte disso, é tempo de ir mais longe… é hora de induzir criatividade e potenciar o talento!

A partir de hoje, a nossa página Facebook estará disponível, com as novidades atualizadas em tempo real, abrindo portas à partilha e à comunicação integrada dos acontecimentos artísticos e culturais.


BÚSSOLA | Plataforma para o Desenvolvimento Artístico e Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário