domingo, 21 de fevereiro de 2010

Quem ilumina a Junta?

Ao analisar com a devida atenção alguns dos prezados comentários que neste sítio têm entrado, nomeadamente aqueles que se referem aos aumentos percentuais do orçamento para a freguesia, fez-se luz aqui no Observatório do Engenho.
E quando falamos em “luz”, dizemo-lo no estrito sentido da palavra. É que, para quem ainda não se tenha apercebido, já se perdeu a conta às vezes que os candeeiros que estão distribuídos pelo nosso arraial são arranjados e até substituídos, a um custo de cerca de 150,00€/cada, ao que se sabe.
Reportando-nos à assembleia de freguesia de 28-12-2009, parece que a “solução” passaria por proibir os miúdos de jogar à bola neste recinto de lazer. E claro que não poderíamos estar mais de acordo com essa decisão. È que as nossas ruas oferecem, efectivamente, muito melhores condições: basta pôr a imaginação a funcionar e começar a encestar as bolas nos buracos que por aí abundam!
E tudo isto depois de já se ter ouvido numa outra assembleia (ainda do anterior executivo) que “nem mais um tostão para arranjar aqueles candeeiros”. Mas como o orçamento é agora bastante bem mais “folgado” (fruto da arte e engenho do novo contabilista cá da terra), agora a coisa dá para “esticar” bem melhor e até fazer-se umas extravagâncias ao dar-se o dito pelo não dito.
Afinal, será assim tão difícil perceber que se continua a deitar literalmente dinheiro ao lixo (provavelmente para alguém o vir “limpar”!!!), ao insistir na manutenção deste tipo de iluminação? Não seria de optar, em definitivo, por se ficar pelos tradicionais postes ou, em alternativa, por focos ao nível do solo? Provavelmente esta última sugestão é capaz de ser demasiado exigente: afinal só em terras vanguardistas é que se aplica iluminação que pode ser “pisada” sem ser partida, o que seria terrível já que isso implicaria não haver obra a mostrar nem muito menos motivo onde gastar o dinheiro (muito provavelmente para posteriores executivos virem a pagar)!!!
Fica a dúvida: quem é que aqui precisa mesmo de ser iluminado? O arraial ou as mentes brilhantes do nosso executivo?


2 comentários:

  1. Julgo que falta mesmo iluminação é nas mentes do executivo. Será que ainda não chegaram à conclusão de alterar a coisa. Para o parque infantil não têm eles dinheiro, mas para os candeeiros há. Será que o irmão de alguém ou sobrinho têm uma loja de candeeiros?

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.
    Para mal de toda a vila parece que estamos num vazio de ideias para os reais problemas em torno do sitio a que se refere O Observatório, senão vejam:
    1 - Quem vem pela Rua da Sobreira abaixo em direcção ao Tono Belinha, vai reparar nuns traços no chão em frente á Junta e a que nesta terra chamam de PASSADEIRAS.
    2 - Se por ventura virarem antes, á direita para a EB1 da Igreja, vão verificar que há para lá uns traços no chão idênticos, mas aqui é mais grave: não há sinais de PASSADEIRAS, nem sequer de aproximação de ESCOLA.
    3- Por favor comecem o efeito caracol, não no sentido da lentidão mas na espiral de acção, ou seja do centro para a periferia.
    4 - Como sei que V. Exs. Até lêem o que por cá se escreve sugiro que comecem pelo centro. Exacto. Pelo parque. Não deixemos que a acção de cantoneiro nos absorva toda a energia e acção.
    5 - O povinho já está contente por ver a limpeza. Vamos olhar para o social, a cultura, a segurança.Acabem com esses candeeiros, doem-nos a uma instituição. E acabem com esse falso problema. Tratem dessa vergonha de jardim infantil.
    6 - Limpado o núcleo, claro está incluindo o saneamento, sigam a espiral. Vão ver que em cada ciclo da espiral mais coisas aparecem. Mas por favor não queimem o dinheiro do domínio publico no gasta que gasta e deita abaixo.
    A cultura e equipamento social sempre foram reflexo da capacidade de quem governa.A limpeza também é importante. Está visto que a acção é acentuada e os resultados do lustro dado á vila é evidente. Brilha mais. É sempre assim. Se deixarmos um objecto a apanhar pó muito tempo mais se destacará o efeito da limpeza quando ela for feita. Acontece assim á Vila, mas no essencial o objecto, a vila,... continua parada.
    E já agora. Tratem de dar um jeito nesse site visto em tanto lado e motivo de riso por motivos como os relacionados com a calendarização do Carnaval. Se precisarem estamos cá para ajudar...

    ResponderEliminar