sábado, 6 de fevereiro de 2010

Paços de Brandão em obras - ùltima hora!

O Engenho, ouviu uns zuns zuns dos "mentideros", pôs-se a caminho e conseguiu encontrar o fio à meada.
Constou-nos que uma das mais importantes associações brandoenses iria dar de frosques... melhor dizendo: mudar de poiso!
O presidente Quim de Lamas disse que precisava de obras, vai daí o executivo da terra ("grupo do reumático" como uns lhe chamam, ou outros ainda os "três marretas")resolveu o problema: retro-escavadora a funcionar e casa abaixo.
Numa atitude tipo "quero, posso e mando", decidiram que ali para os lados da Rua da Sobreira há que fazer obras e limpar o laranjal. Tratam-se de laranjas ácidas (como o caso que se viu da Silvina do Coro na última Assembleia). E como "quem não está comigo é contra mim", logo terão pensado os donos da terra numa alusão neo-fascista.
Com engenho e arte, andamos aos círculos pela cultura e fizemos um recreio para tentarmos perceber a coisa. O pasquim da freguesia é propriedade do CIRAC. Como na Venezuela, também aqui os homens do poder pretendem controlar o contraditório. Como parece que as laranjas àcidas não querem entregar o ouro ao poder, azedaram as relações.

Relembramos que no que aqui se transcreve e qualquer semelhança com a realidade é pura ficção! Isto não acontece em nenhum lado, só mesmo em Paços de Brandão.
Percebemos que o CIRAC faz a animação no arraial, coisa que até devia ser da responsabilidade de quem manda na terra (aliás como acontece noutras paragens), mas por cá somos diferentes. Seria interessante ver a Junta a organizar tal evento, a feira de artesanato (pareceria mais uma autêntica reunião da irmandade) e o encontro de estátuas (seria a tomatina que se faz em Bunol - Espanha, mas com laranjas)!
Os homens que mandam na terra, fizeram um manguito. Traduzindo: arregaçaram as mangas e cortaram o apoio que até aqui era dado a esta associação. E ainda dizem que o anterior presidente não fazia nada!!! Somente apoiava uma Feira de Artesanato, um Encontro de Estátuas, um ou mais concertos, Karaooke,... pelo menos animava o povo da terra e não só (volta Lino estás perdoado).
Conclusão das coisas: numa daquelas atitudes como se ouviu no CIRAC "de demófobo", alguém arregaçou as mangas e disse «eu não apoio, não apoio e não apoio". As laranjas ácidas, pressionadas, resolveram mudar de terra e andam à procura de abrigo. Para já mudaram o nome e passa a ser só Circulo de Recreio Arte e Cultura, o Paços de Brandão desaparece, aliás a continuar assim com tanta limpeza vai desaparecer tudo!!!
Fruto das obras implementadas pelo nosso ilustre presidente, mais uma casa que vai abaixo. Resta-nos saber se vai ficar por aqui. A este ritmo, até a Junta um dia vai abaixo!! Com tantos tiros nos pés, não lhes adianta de nada arregaçar as mangas.
Como esta é uma novela que promete fazer passar muita água pela ponte, em próximos capítulos tornaremos públicas mais novidades. Com tanta água, a próxima aquisição devem ser bombas de água e, claro está, até já se sabe onde serão compradas!

15 comentários:

  1. Pelo que ouvi, está parecido com a realidade. Será que os senhores sabem quem é o CIRAC e o que se faz lá? Dúvido, estes brandoenses de segunda ou terceira gostam mais de obras, vá lá saber-se porquê. Mas as obras ainda vão dar que falar.

    ResponderEliminar
  2. As eleições deviam ser agora, ia ser lindo. O povo sente-se enganado. Andaram a passar a ideia que o Neves meteu a mão na massa no Centro Social e agora começa a perceber-se que é mentira, mas as eleições já passaram e eles lá ganharam. O sistema está armado, mas começa a fraquejar, não lhes adianta de nada arregaçar as mangas, pois eles dão murros, mas depois vão a tribunal. Paços de Brandão merecia mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu não percebi muito bem a noticia , mas paços de brandão , vai ficar sem o CIRAC ?

    Aquilo que da vida a esta freguesia !!

    ResponderEliminar
  4. A junta não pára de me surpreender, agora com mais uma na M A N G A. Esta agora!!!! a de não apoiar o CIRAC. Não lhes interessa se é somente a instituição de Cultura e Arte que mais dignifica a nossa vila quer nos vários eventos ao longo do ano que vai promovendo, Festivais de Rua, Animação, Coro, etc, alguns de impacto nacional e até mesmo Internacional. Este triodemira Firmin, Mangas, JP, irmãos de sede, deixam transparecer, que o CIRAC já não lhes dá benefícios, pois ainda não tem nenhum funcionário com grau de parentesco ou afinidade senão vejamos, o irmão Maquinista, o irmão Contabilista, o sobrinho Jardineiro e até a filha Directora do Lar, bem!!! oh meus amigos daqui a pouco até a Paroquia vai ser da família.
    Que se cuidem as outras instituições da nossa terra.

    ResponderEliminar
  5. O quê o sobrinho jardineiro? Ouvi dizer que a empresa de jardinagem era de um sobrinho do presidente, será mesmo verdade. Irmão maquinista, irmão contabilista, sobrinho jardineiro, é mesmo a terra dos tachos e a irmandade. Esta junta não pára de nos surpreender. Ainda vão com três meses, ao fim de quatro anos vendem a terra a um sheiq qualquer.

    ResponderEliminar
  6. Apresento os melhores cumprimentos ao novo colaborador deste espaço. Tem-se lido por cá muita coisa. Da dimensão do que aqui se apresenta, é caso raro. De facto este novo colaborador do blog entrou em força, mexeu com o sistema. Fico preocupado porque o que aqui tenho lido passa-se no "terreno". Confirmando-se os zuns zuns como lhe chamam, estamos na presença da repressão da livre opinião, na manipulação da imprensa enfim no aniquilamento das liberdades conseguidas com muito custo. Tirando os paralelos, Paços de Brandão poderá vir a ser uma nova ilha da Madeira em que o Alberto não é João nem o Jardim, mas em comum têm uma coisa: a continuar assim, todas as festas passam a ter o mesmo organizador, só o Carnaval, para já não é laranja; e a ser laranja as inscrições dos grupos poderiam sofrer censuras.
    A terra revê-se nas suas tradições, no caso de Paços de Brandão, o corso carnavalesco é uma forte tradição. Não poderá ser censurado..., mas.

    ResponderEliminar
  7. Paços de BRandão precisa de um 25 de Abril já. Mandem os ditadores para o exilo.

    ResponderEliminar
  8. Ontem bem tarde, falei com alguém que frequenta todos os dias a sede do Cirac e confirmaram-me o que aconteceu. Parece que um dos homens da junta disse que não apoiava mais o Cirac. As pessoas parece que não gostaram e o ambiente é de revolta. Parece que o sujeito em causa com o que disse está a provocar uma onda de contestação muito grande. Parece que já houve demissões no Cirac e as coisas não vão parar. O Cirac faz mais por Paços de Brandão do que a própria junta, é o Cirac que leva o nome da nossa terra por esse país fora. O elemento da junta que peça a demissão e vá de férias para bem longe. Não faz nada nem nunca fez, vive dos rendimentos, mas que vá embora, não é nem nunca foi de Paços de Brandão.

    ResponderEliminar
  9. Depois de Mussolini, Hitler, Franco, Salazar, no século XXI, temos Hugo Chavez e Firmino.

    ResponderEliminar
  10. Façam o que fizerem, o CiRAC nuna baixará os braços. Não será por um badameco qualquer não gostar de nós que deixamos de fazer o que fazemos e representar o que representamos para Paços de Brandão.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo comentou "O elemento da junta que peça a demissão e vá de férias para bem longe. Não faz nada nem nunca fez, vive dos rendimentos, mas que vá embora, não é nem nunca foi de Paços de Brandão." Hihihi, gosto mas acrescento seria duas vezes repetente o Mang(ueir)as, é muita água, ele já não conseguiu no passado chegar ao fim do mandato a que se propôs, ou seja ele é mesmo mau aluno, porque ao que parece ele anda sempre de férias.

    ResponderEliminar
  12. Bem... que me perdoem os restantes brandoenses que não contribuiram para esta Junta com os seus votos, mas a maioria está a colher o que semeou. Havia um candidato de "peso" e que iria fazer muito por esta freguesia a cair aos bocados, sem rei nem roque. Mas escolheram o senhor fazedor de boas festas e mui digno da freguesia, porque até o seu concorrente "governava-se" à custa do CSPB.
    Agora pergunto: serão os brandoenses tão burrinhos que se deixam enganar tão facilmente pelos dominadores / controladores de paços de brandão? Será que a obra apresentada pelas pessoas de bem não supera as mentiras e as calúnias espalhadas (na hora certa) para descredibilizar concorrentes às eleições da Paços de Brandão?
    Agora torcem a orelha... AHAHAHAH!
    Só tenho um comentário: bem feito e esperem porque ainda ver muito mais do trio do reumático...

    ResponderEliminar
  13. Vir cá fazer a apologia da bipolarização das candidaturas que se apresentaram as autárquicas, é uma forma de desprezo pelos outros candidatos que, me parece inaceitável. Todos sem excepção queriam o melhor para a freguesia, e em função das suas ideias iriam certamente coloca-las ao serviço da freguesia na busca do melhor para todos. Se o candidato PS era melhor que o PSD não importa, o povo decidiu está decidido, outros candidatos com menor peso partidário tinham certamente mais capacidade e até experiência, porém nem forma eleitos. Paços de Brandão precisa de ter mais vozes divergentes nos locais de decisão, sempre os mesmos dá no mesmo, e pelos vistos cada vez pior.#

    ResponderEliminar
  14. Ora caro anónimo das 12:59, dizer que todos sem excepção queriam o melhor para a nossa freguesia é sinónimo de que sabe escrever mas não interpretar o que se passa na freguesia, pois esta junta em pouco mais de 4 meses já conseguiu superar o que de negativo fez o engenheiro. E a julgar pela performance, isto é só um começo, portanto permita-me dizer-lhe com o devido respeito pela sua opinião, mas discordo de tal afirmação pois contra factos do executivo não são válidos os seus argumentos.

    ResponderEliminar
  15. Caro Regedor, naturalmente não prestou a atenção devida ao contexto em que exprimi a minha opinião. O comentário que escrevi, mais não era que uma contraposição a quêm achava que as eleições se resumiram a dois candidatos.Nada mais longe da verdade, existiram 5, e do que pude ler todos queriam o melhor para a freguesia. Agora na prática concordo consigo, quem ganhou afinal começou por limpar tudo!E isso não foi o melhor para os Brandoenses não senhor...

    ResponderEliminar