terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Junta de Paços de Brandão e as limpezas

A mania de limpeza não é perceptível para quem a possui, já que sua acção é feita de forma inconsciente. Ocorre que, na verdade, a mania não passa de uma forma da pessoa esconder seu verdadeiro tormento, apontando para a limpeza sua única tarefa, fugindo das dificuldades quotidianas. As obsessões são comportamentos decorrentes da elevação da ansiedade em níveis acima do normal e aceitável.
A pessoa descobre que o ritual de limpar alivia os sintomas da sua ansiedade de imediato e passa a limpar e limpar no sentido de manter este alívio, ou de evitar que sua ansiedade se eleve novamente.
Pessoas que sofrem do Transtorno Obsessivo Compulsivo, em geral, costumam ser negativas, culpam-se por tudo o que acontece de errado, pensam que só elas são capazes de fazer o melhor, buscam a perfeição e não admitem errar, vivem preocupadas com a opinião alheia, têm medos e uma ansiedade elevadíssima.
Pois bem, esta foi uma investigação exaustiva, a que o Engenho se propôs no sentido de melhor entender esta verdadeira maré de limpezas que vem surgindo por Paços de Brandão. Depois das ruas, valetas, e matagais (sempre sem lembrar as verdadeiras lixeiras), seguido de uma mais selectiva, feita num estilo mais típico dos tempos de "ave Duche", nos apoios ao CIRAC.
Eis que uma outra surgiu! Desta feita por parte dos "laranjinhas" cá do Burgo. Confirmando aquilo que escrevemos inicialmente, estou preocupado com esta mania, senão mesmo fobia das limpezas que avança pelas terras Brandoenses. Então não é que agora a Junta limpa nos apoios a quem faz alguma coisa, e apoia aquilo que afinal deve ser feito por si por obrigação, e diga-se também, por direito já que as máquinas "pau para toda a colher" precisam fazer a rodagem!
Por principio, acho que compete ás entidades governamentais limpar aquilo que é público e não ás pessoas. Por este motivo parece-me no mínimo bizarro, que a Junta de Paços de Brandão faça das suas obrigações uma bandeira ambiental, claro está a menos que seja obra da sua juventude devidamente formatada!
Com esta gente de mangas sempre arregaçadas para o que der e vier, já se espera tudo. E, neste andar, começa a ser caso para pensar "eles limpam tudo... eles limpam tudo e não deixam nada... por limpar!!!"

4 comentários:

  1. Antigamente não eram os jovens quem limpavam a QUinta do Engenho Novo? A JSD só quer viver os bons velhos tempos. hihihihi

    ResponderEliminar
  2. Exactamente mas será que com esta ditadura toda os nossos jovens brandoenses ainda vão querer limpar a quinta no tempo de verão? Visto que quem os incumbia do trabalho a fazer passava mais tempo no café ou a passear no seu belo carro...
    Se uns são despedidos e ainda levam por cima por irem ao café matar a sede que fará o nosso CARO presidente aos jovens por estarem sentados no largo da Quinta? Cuidado a quem se candidatar... DIGO eu

    ResponderEliminar
  3. Esta Junta tem sempre algo na manga. Mais vale ser como o anterior presidente fazia pouco ou nada, mas não fazia mal, estes estão com a tes.. toda e vão acabar como anjinhos. Este executivo não chega ao fim, eu aposto e propunha ao administrador que realiza-se uma votação. Acreditar que um dos elementos tem algo na manga, vai deixar os dois amigos a conversar sozinhos. É que ouvi falar que a junto tem dois blocos, Firmino e Capela de um lado e o Tono Mangas do outro. A procissão ainda nem no adro está e já vão assim, vai ser lindo, falta quatro anos.

    ResponderEliminar
  4. Este projecto LIMPAR PORTUGAL é uma iniciativa cívica a nível nacional, inspirada numa acção semelhante decorrida na Estónia. É um movimento unicamente voluntário.

    Não tem quaisquer associações políticas (ao contrário do que a imagem representativa do projecto ADULTERADA que está espalhada por este blog sugere)! A JSD (a meu convite pessoal, por conhecer alguns dos seus membros) apenas se disponibilizou a ajudar na divulgação e os seus membros a colaborar como cidadãos comuns. Eu não tenho qualquer associação política e espero que o meu convite às pessoas que conheço a participarem neste projecto (por serem, por acaso, militantes) não traga conotações indevidas! Que venham as outras juventudes políticas apoiar o projecto, são todos bem vindos!

    Naturalmente que, para levar a cabo o projecto, temos que pedir apoios às entidades como Juntas de Freguesia (nomeadamente, com maquinaria, camiões, etc). A nossa deu o seu apoio, há outras que não querem saber.

    É fácil criticar e escarnecer, mas todos somos cidadãos do planeta Terra e cabe-nos protegê-lo. Há quem se ria, quem ache uma mania, quem mande os desempregados trabalhar... mas eu não tenho vergonha de arregaçar as mangas e tentar corrigir algo que está errado: pena não conseguir corrigir as mentes das pessoas que cometem esses actos criminosos em vez de colocarem os seus lixos no sitio certo.

    ResponderEliminar