sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Firmino Costa o "homem notícia" também no Notícias de Paços de Brandão

Depois desta grande bronca que está a ser a falta de apoios dados ao CIRAC, tivemos um palpite Engenhoso: que a origem desta espécie nova de "Asfixia Democrática" estaria no pasquim da terra, isto é o Notícias de Paços de Brandão.
Pusemos mãos à obra, ou melhor ao papel, e toca de ler melhor a entrevista que Firmino Costa havia dado há umas semanas atrás, recuperando assim o titulo de "homem notícia".
A entrevista decorreu sob a batuta do repórter de política, Nelsinho Pais, e o lema de "fazer obra até dar com um pau!" (quase garantido que foi a pedido!!). Firmino, segundo ele mesmo, "homem de trabalho", de mangas arregaçadas, xutos e alguns pontapés lá respondeu a uma série de questões, algumas muito similares à outra entrevista dada ao Terras da Feira (editada depois desta) e da qual demos aqui também conta. Evitamos, por isso, repetir aqui essas mesmas matérias, visto as respostas terem sido parecidas.
Por isso vasculhamos cada letra, cada palavra da entrevista para descobrir alguma mensagem codificada, que apenas um ser alienígena de vestes com mangas compridas seria capaz de descodificar, e eis que se fez luz, isto é, encontramos qualquer coisita para partilhar com os nossos leitores mais atentos e curiosos.
Quando questionado sobre a forma como encontrou a organização da Junta, Firmino dá uma resposta segura: "estava organizada da maneira de quem lá estava...". E tinha razão quanto a isto, pois estamos a ver como está agora organizada: Noivas, Reumáticos e Marretas... tudo dito!
Outra questão importante foi sobre as medidas mais prementes para a freguesia a curto prazo: Limpeza, "obras a dar com um pau" e retro-escavadoras "pau para toda a colher"! Uma vez mais sem surpresas e totalmente cumprido, até apetecia ao presidente bater palmas a si mesmo de tão contente que estava!
Uma questão pacífica foi a da Quinta do Engenho Novo, ao dizer que vai "Arborizar com árvores" (ena pá, genial!!) mesmo que sejam de grande porte em detrimento de outras espécies parasitas. Além disso, ficamos a saber que, depois das limpezas, vão começar as obras de melhoramento do parque de merendas e das casas de banho (mas onde é que já ouvimos isto?).
Uma outra pergunta com truque na manga, foi a do Clube de Ténis e da sua cobertura. Uma vez mais o nosso Presidente virou bem a ponta ao prego, não seja ele especialista em questões de truques e de mangas (ou será que não?). Respondeu sem responder: "Acho bem isso mas não há graveto!"
A nossa busca começava a parecer um beco sem saída até que descobrimos o conjunto de letras que faria a pergunta mágica que levou ao desastre! Aquela que pretendia saber sobre os apoios que a Junta ía dar ao associativismo. Evocando que o graveto, que deveria chegar da Câmara Municipal, podia ser mais escasso que o habitual, lá chutou a bola para o lado confirmando que "este seria canalizado para quem de direito".
E foi precisamente aqui nesta frase "de direito" que se fez a luz! Passamos a explicar: numa pergunta sobre percursos pedonais junto dos cursos de água em Paços de Brandão, foi notória a forma desagradada e pessimista que respondeu, dizendo pela primeira vez que haveria algo na freguesia que gostaria de fazer mas que não tinha tempo, nem dinheiro! Pois bem, esta era uma proposta do programa eleitoral do Bloco de Esquerda(!!!) e de certeza que Firmino se passou com a ideia de algum dia colocar em prática o que não fosse de direita!
Assim, com esta questão que só poderia ser obra de uma conspiração vermelha para azedar laranjas, enfureceram-se na ala dura PSD, reuniram as tropas e arregaçando as mangas, tocaram no tambor o som de uma cavalgada das valquírias e dispararam armas sobre o inimigo CIRAC!!
Nota do autor: Toda e qualquer semelhança entre a realidade e estas palavras é de certeza ficção! Estamos em Paços de Brandão!!!

1 comentário:

  1. A entrevista até parece que foi uma encomenda, haviam coisas melhores para o título. A do Terras da Feira que falou nas facturas esteve bem melhor.

    ResponderEliminar