quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Comunicado oficial do CIRAC e a confirmação de todos os rumores...

Se ainda subsistiam dúvidas relativamente a todos os "zuns" e rumores, sobre o que o Engenho vinha anunciando relativamente a determinados comportamentos menos próprios de membros do executivo da Junta sobre associações, as mesmas ficam desfeitas com o comunicado oficial do CIRAC saído no Notícias de Paços de Brandão.
Apesar de não apontar nomes claramente, com toda a orquestração do Carnaval saloio, uma pitada de imaginação e algumas mangas compridas, facilmente se sabe que a pessoa aqui em causa é o Tono.
O Engenho traz ao conhecimento de todos os seus prezados leitores o conteúdo do comunicado do CIRAC, para que cada um retire as suas conclusões!


Caros Sócios e simpatizantes do CIRAC:


O CiRAC é uma associação juvenil que se preza pela sua idoneidade e não vinculação a qualquer partido ou força partidária. A missão principal desta associação tem por base os ideais da democracia e assenta sobretudo na descentralização da Cultura.
Desde 1976 que o trabalho desenvolvido por esta associação, em áreas como a música, o teatro, a pintura, o desporto e a comunicação social, tem merecido o devido reconhecimento público, tanto a nível governamental, com a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública e Mecenato Cultural, como a nível local, com a atribuição do Diploma e Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
O reconhecimento do projecto associativo do CiRAC já extravasa mesmo o distrito de Aveiro, uma vez que, a nível do Instituto Português da Juventude e do Ministério da Cultura, esta associação é, muitas das vezes, apresentada como um caso de sucesso e boas práticas a nível de projectos culturais e de juventude.
No âmbito da sua actividade de descentralização cultural esta associação tem procurado promover a oferta cultural aos diversos públicos desta região, trazendo até Paços de Brandão, diversas propostas culturais, no âmbito do teatro ou da música, devidamente enquadradas no Festival Internacional de Música de Verão, ou no Encontro de Teatro de Paços de Brandão. Fruto do seu trabalho, a vila de Paços de Brandão é reconhecida a nível nacional e local, pela dinâmica cultural que apresenta.
Os actuais dirigentes do CiRAC, orgulham-se de todo este passado e, com toda a sua força, voluntária e gratuita, querem contribuir para o engrandecimento constante desta estrutura associativa.
Notícias recentes têm vindo a perturbar o normal funcionamento da nossa associação, lançando boatos e dúvidas sobre a nossa actividade e relacionamento com algumas instituições de Paços de Brandão, nomeadamente com a Junta de Freguesia e seus elementos. Tais notícias não passam de meros boatos e especulações que têm como objectivo inquinar o nosso relacionamento com a população brandoense.
Primámos sempre por respeitar tudo e todos! Tem sido nossa conduta não alimentar este tipo de situações, porque não pactuamos com boatos, não queremos mentiras e muito menos quaisquer conflitos ou intrigas palacianas.
È certo que ao longo da nossa existência não conseguimos agradar a toda a gente. Temos consciência disso! Mas também estamos conscientes que, ao longo de todo este tempo, realizamos trabalho, fizemos Cultura e, com toda a honradez, fomos agradando a muitas gentes, tanto em Paços de Brandão, como noutras paragens.
A proliferação de tais notícias são baseadas, única e exclusivamente, naquilo que aconteceu numa reunião entre os dirigentes do CiRAC e o actual elenco da Junta de Freguesia, a fim de esta associação apresentar as suas actividades para 2010 e solicitar, como vinha sendo hábito, o apoio logístico e financeiro da Junta de Freguesia.
Nesta reunião, às “páginas tantas” um dos elementos da actual Junta de Freguesia, a título individual (pessoal), proferiu diversas afirmações visando, de forma negativa, a actividade desta associação e dos seus dirigentes. Algumas das afirmações efectuadas tinham como único objectivo menosprezar o trabalho desenvolvido pelo CiRAC, enquanto instituição cultural e do Notícias de Paços de Brandão, enquanto órgão de comunicação local. A pessoa em causa, no meio do seu discurso, chegou mesmo a dizer que, estivesse ele onde estivesse e a nossa associação nunca contaria com o seu apoio…
Tal situação veio criar algum descontentamento e mal-estar para com os actuais dirigentes do CiRAC, que, logo no momento, refutaram tais afirmações considerando-as inadmissíveis de serem proferidas por alguém que fora eleito democraticamente, pelo povo, para representar a vila de Paços de Brandão.
Os dirigentes do CiRAC, presentes nesta reunião, entenderam a atitude deliberada do elemento da Junta de Freguesia como um acto ignóbil de vingança pessoal, fruto da sua ignorância ou puro desconhecimento sobre todo o trabalho desenvolvido pelo CiRAC a nível sociocultural.
O descontentamento dos dirigentes do CiRAC fez eco dentro da nossa associação e de todos os que de nós são mais próximos. Este eco, infelizmente, chegou sobre a forma de boato a alguns blogs e conversas de café, pelo que urge, da parte do CiRAC e de todos os seus órgãos sociais um esclarecimento, a fim de, uma vez por todas, pôr um ponto final neste assunto que em nada nos enaltece ou engrandece o nosso trabalho.
Neste sentido, apraz-nos dizer que, não estamos de relações cortadas com a Junta de Freguesia de Paços de Brandão, a quem desejámos um bom trabalho no desenvolvimento da Cultura e do Desporto da nossa terra, através da concessão, na medida dos possíveis, de apoios logísticos e financeiros às instituições brandoenses.
Repudiámos, todavia, a atitude daquele seu elemento da Junta de Freguesia, que descorando da função em que estava investido, desferiu duros golpes ao trabalho voluntário dos dirigentes do CiRAC desprezando todo o manancial de actividade cultural, empreendedora e dinâmica, que a associação tem trazido a Paços de Brandão. Actividade esta que alivia, de sobremaneira, o investimento em Cultura, por parte Junta de Freguesia, uma vez que o CiRAC e demais instituições culturais a assumem na totalidade.


(in Notícias de Paços de Brandão)

12 comentários:

  1. Depois desta palhaçada o Tono ainda não deu de frosques? Andam a brincar com Paços de Brandão. É bom que se saiba que esse senhor nem sequer é da nossa terra, já demonstrou por diversas vezes que não gosta de Paços de Brandão e vai fazer agora o que fez na outra vez, vai-se embora. Vai Tono, enquanto é tempo, pois a continuar assim ainda vais sentir o peso da mão do Mino.

    ResponderEliminar
  2. Agora é que o CIRAC nunca mais recebe um centimo da Junta, com o Firmino, não se brinca. Pode até ser o bispo, o padre o papa, quem criticar sua EXa. o Senhor Presidente acabou e sujeita-se a levar uns murros.

    ResponderEliminar
  3. Isto é um texto engraçado. Falam do que o CIRAC faz, já sabemos, o que representa para a nossa terra, também já sabemos e até parece que custam a dizer a verdade sobre o que o Tono lhes disse. Se for verdade o que me disseram, proibia-o de entrar no CIRAC, ele é sócio?

    ResponderEliminar
  4. Então mas se foi "um elemento" da Junta, porque é que quem escreveu não teve tomates para dar nome ao "elemento"? Assim meteram todos os "elementos" no mesmo saco. Acho que o comunicado assim deixa de fazer sentido.

    ResponderEliminar
  5. Pena é não podermos proibir de entrar na freguesia.

    ResponderEliminar
  6. Ao anónimo das 13:11. Nada mais claro. Deviam ter chamado as coisas pelos nomes. Talvez para salvaguardar a integridade do tal elemento não tenham referido o nome. Mas deviam de facto vir a publico mostrar quem é quem. E já agora. Imaginemos que o tal elemento é o numero um da Junta de freguesia? e se realmente não é a quem se aponta o dedo? É que dá para notar anda tudo a bater num tal "Mangas". E se não for esse o tal elemento? Imaginem por exemplo que há prova de ameaças e que há pessoas com receio de represálias?
    Veja este comentário a um dos posts deste blog "Agora é que o CIRAC nunca mais recebe um centimo da Junta, com o Firmino, não se brinca. Pode até ser o bispo, o padre o papa, quem criticar sua EXa. o Senhor Presidente acabou e sujeita-se a levar uns murros." Ainda há disto nesta vila... Leva-me a pensar que se toda esta onda anda no ar, se não se citam nomes, deve haver algo a ponderar, e porque não a recear.
    Cumprimentos cordiais para o CIRAC e Todo o Executivo da Junta. Em Bloco pela mudança.

    ResponderEliminar
  7. Para o anónimo das 13:45, quando fala em salvaguardar a integridade do tal elemento, foi esse mesmo elemento que disse que quem se mete-se com as pessoas de Paços levava porrada ou quem se mete-se com ele levava porrada. Com tiradas destas, começa a ser mau viver em Paços de Brandão, quando é a própria Junta a ameaçar as pessoas, algo vai mal.

    ResponderEliminar
  8. Atenção que pelo que ouvi dizer vai haver bloqueio ao CIRAC. Andam a reunir as tropas para prejudicar o nosso querido CIRAC. Numa altura destas, andam aí umas pessoas sem vergonha na cara a juntar as tropas para prejudicar o CIRAC e sei o que digo.

    ResponderEliminar
  9. As pessoas agora que se queixem por terem eleito quem elegeram. Na altura tiveram alternativa, mas preferiram cair mais uma vez no conto do vigário, que o Neves isto e aquilo, enfim... e elegeram os mesmos de sempre. Portanto: queixam-se de quê? Elegeram, agora aguentem!

    ResponderEliminar
  10. As Instituições de Paços de Brandão foram, ou deviam ser "criadas" com o objectivo de promover o desenvolvimento da Freguesia, tanto a nível cultural, como a nível intelectual. Infelizmente, fazendo parte de uma Instituicão à mais de 25 anos, e da qual tenho o maior orgulho de pertencer (o Cirac...), tenho muita pena que pessoas que fazem parte de outras instituições, se sirvam dos seus conhecimentos e lugares de chefia para ir dizer mal do nosso trabalho fora da freguesia. Porquê? Não confiam no trabalho realizado na vossa Instituição?; não têm orgulho no trabalho que desenvolvem?! Se não, trabalhem para que ela se torne o vosso orgulho, e não tentem prejudicar quem tenta trabalhar em prol da cultura, e desenvolvimento de Paços de Brandão.

    ResponderEliminar
  11. Se for verdade o que se diz, elementos que fazem parte de órgãos socias de outras associações andam a tentar descredibilizar o CIRAC. Deviam de ter vergonha, em vez de defender a terra andam a prejudicá-la, o povo vai saber quem o fez e como o fez. Palhaço.

    ResponderEliminar
  12. Andam pseudo-intlectuais armados em engenheiros da arte, a tenatr vender banha da cobra. Traduzindo a tentar denegrir associações da nossa terra. Se for mesmo verdade o sujeitinho não vale mesmo nada. Talvez tenha tirado o curso ao domingo e sobrevive a dizer mal dos outros. Como disse o anterior comentário palhaço, mas como é palhaço rico tem a mania.

    ResponderEliminar