terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vouguinha deixa de circular no fim do ano

In:  Terras da Feira

O Vouguinha tem os dias contados. O Plano Estratégico de Transportes estipula que o comboio deixará de percorrer os 97 quilómetros de linha já no final deste ano. O mesmo plano prevê que nas ferrovias encerradas será “assegurada a mobilidade das populações através de concessões rodoviárias”. Cumprem-se assim as previsões que há poucos meses tinham sido noticiadas. Ainda na semana passada, o PCP quis saber como andava o processo e as perguntas não tardaram a seguir para o Ministério da Economia e Emprego. “Pretende esse ministério encerrar parte ou totalidade da linha do Vale do Vouga?”. “Qual o investimento previsto nesta linha nos próximos cinco anos?” - questionava o partido pela mão dos deputados Jorge Machado e Bruno Dias. As respostas surgiriam poucos dias depois.


Pode esta notícia até ser verdade, pode até ser também que esta linha não dê absolutamente lucro algum, e que tudo e mais alguma coisa justifiquem este encerramento em nome da "crise". Porém há alguns factos que são intrigantes:
- Porquê investir tanto dinheiro em passagens de nível automáticas, para ficarem encerradas?
- Existe uma rede de fibra óptica instalada há uns anos ao longo de todo o trajecto da linha, e está a ser instalada uma outra, quem vai gerir isto agora?
- será que o comboio anda assim tão vazio, ou são apenas alguns troços?
Este governo já deixou umas pistas sobre isto, quando anunciou há uns meses atrás, que algumas das vias férreas desactivadas iam ser entregues a privados para exploração. E com este "pescadinha de rabo na boca" a linha do Vouga é bem capaz de ir parar nas mãos de algum "xico esperto" que a preço de saldos, vai explorar a linha. E com algum truque na manga é bem capaz de fazer com que esta dê lucro, seja através de uma vocação mais turística e de lazer da via, e ajustando os horários e os troços a explorar. Ou seja ainda, pelos lucros eventuais da exploração de concessão fibra óptica já existente ou da que está a ser instalada. A ver vamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário