segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Escolas do 1º ciclo sem actividades extra-curriculares

Enviado por e-mail:

A grande maioria das escolas do 1ºciclo do concelho ainda não têm AEC's - (actividades extra-curriculares), estas actividades são em primeira instância e por protocolo com o Ministério da Educação, da competência da Câmara Municipal, que pode delegar em outros organismos, como entidades particulares creditadas. A Câmara da Feira assumiu esse compromisso, e geria com a "Grande Sábio" estas actividades até ao final do ano lectivo 2010/2011.

Para 2011/2012 a Câmara  passou a "bola" para os agrupamentos, o que lhes veio baralhar a necessidades com docentes, na maior parte dos casos o processo de contratação de professores ainda decorre, concretamente noagrupamento de Paços de Brandão as actividades tiveram inicio na data de começo das aulas, em Oleiros juntaram duas turmas para inglês o quetotalizou 3 dezenas de alunos numa só turma, entretanto este caso foi resolvido.
 
Com a falta de recursos financeiros cada vez mais evidente houve pais que se socorreram destas actividades para ter onde deixar os filhos durante o horário de trabalho e poupar nos ATL's, o que levou a um aumento do numero de alunos para estas actividades, em Oleiros a coordenadora "tentou" fazer uma triagem para solucionar o problema dos excedentes.

2 comentários:

  1. Esta noticia esta cheia de gaffes.
    Primeiro ponto- AEC's - (actividades extra-curriculares)...errado Actividade de enriquecimento curricular.
    Segundo Ponto "... competência da Câmara Municipal, que pode delegar em outros organismos, como entidades particulares creditadas. ...é falso o ministério da educação nÃO permite que entidades particulares tomem conta das AEC´s.Logo o Grande sábio já era! Mas no agrupamento de escolas de Paços de Brandão, nunca foi dado ao grande sábio.!! Grande sábio tinha sim o agrupamento de argoncilhe (motivo: professores em férias nao temos ninguém que trabalhe no processo...azar que agora andam com a calças na mão ) e milheiros (que ate ao momento nada de concurso...)

    Em paços não faltam professores AEC´s basta ver as listas de professores..interminavel!!


    Mais rigor ...na noticia...!!

    ResponderEliminar
  2. As actividade de Enriquecimento Curricular estão a ser promovidas pelos agrupamentos de escolas e, à semelhança de anos anteriores, os problemas com a colocação de técnicos decorrem do facto de estes poderem desistir caso encontrem um horário maior ou sejam recrutados pelo Ministério da Educação.

    ResponderEliminar