segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CDU - ANOMALIAS NO NOVO CENTRO ESCOLAR DE MOSTEIRÔ

Pedido de divulgação enviado por e-mail:


A Coligação Democrática de Mosteirô congratula-se com a construção e entrada em funcionamento do novo Centro Escolar que representa um investimento qualificante e uma melhoria significativa para a Freguesia e em especial para a população estudantil dos níveis da primeira infância e do 1º ciclo de escolaridade.

A freguesia como todos reconheciam, deixou de se envergonhar com as condições verdadeiramente terceiro-mundistas do seu parque escolar e passou a fazer gala de instalações com traço de arquitecto, sucedendo porém que este importante equipamento público recém inaugurado, regista alguns problemas que devem ser rapidamente acautelados e resolvidos.


Dentro e fora do novo centro escolar continuam a decorrer pequenas obras que perturbam as actividades lectivas e não são compreensíveis dado que por largos hiatos temporais a mesma esteve parada, sendo previsível esta situação. Mas a questão fundamental, que está a perturbar de facto o normal funcionamento do Centro Escolar e das aulas, tem a ver com as altas temperaturas do ambiente interno das novas instalações, possivelmente potenciadas pelas características arquitectónicas do edifício e pelos materiais usados na respectiva construção, agravadas agora pela vaga de calor que se tem feito sentir. Situação anómala que deverá merecer a intervenção urgente do Executivo Municipal no sentido da sua necessária correcção. Este problema é recorrente e vem acontecendo um pouco por todo o parque escolar recentemente intervencionado, tendo inclusive merecido reparos por parte de especialistas em qualidade ambiental de instalações da Faculdade de Engenharia do Porto. Estes especialistas referiam entre outras coisas a inadequação de alguns projectos arquitectónicos das novas edificações escolares na resposta aos picos climáticos do nosso país e da nossa região. Apontavam igualmente o acrescentar de despesa que representa a falta de janelas que se possam abrir para ventilar e arejar instalações pelo simples facto de se ter optado por processos mecânicos de refrigeração e climatização, ambientalmente reprováveis.

À srª Vereadora da Educação e à Câmara que ainda recentemente pintava um quadro cor-de-rosa da abertura do ano escolar no município endossamos um convite para que seja célere na resolução destes problemas. 

A CDU / Mosteirô, vem pois, num sentido construtivo mas critico, reclamar e exigir das entidades responsáveis, nomeadamente do Executivo Camarário, uma acção decidida que permita reduzir os níveis térmicos das salas do novo Centro Escolar da Freguesia para bem da qualidade do ensino, dos alunos e no fundo de toda a comunidade educativa.


Mosteiro, 17 de Outubro de 2011

CDU / MOSTEIRÔ 

Sem comentários:

Enviar um comentário