quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Qual a origem da Festa dos Arcos?

Em jeito de desafio, o nosso colaborador SOLRARO, em comentário a este post, deixa uma questão pertinente no ar: Qual a origem da festa dos arcos?


TRADIÇÕES POPULARES

«O Norte do País e principalmente o Minho é pródigo em festas e romarias, sempre com um cunho muito popular e com um profundo sentido religioso, que nos tempos modernos, se vão adicionando elementos profanos e lúdicos.
Uma das romarias que é decerto a mais famosa, senão a mais antiga, celebrea-se a 3 de Maio em Barcelos, e, é conhecida por "A FESTA DAS CRUZES". A sua antiguidade remonta ao século XVI, reinado de D. Manuel I, onde numa sexta-feira, dia 20 de Dezembro de 1504,pela manhã, quando o sapateiro João Pires regressava da missa da Ermida do Salvador, ao passar no campo da Feira, observou na terra, uma cruz de cor preta, alertando o povo do seu achado.Este facto que recorda a "Cruz do Senhor Jesus", fez nascer a devoção ao "Senhor da Cruz".
Também nós celebramos a "Festa dos Arcos", que no cariz religioso é em homenagem também ao "Senhor da Cruz", embora com a designação de "Desamparado", sei que se realiza já há muito e muitos anos, mas desde quando e baseado em quê?...Será que por esta região ser povoada por muitos oriundos da região minhota, tenham trazido para esta localidade a tradição das "Cruzes" e a transformassem em "Arcos"?...Já li e reli muita coisa sobre Paços de Brandão e ainda não encontrei resposta para tal. Será que alguém me sabe dizer a origem dos nossos "Arcos"?...»

(SOLRARO) 


Fica lançado o repto, e o desafio aos nossos leitores a darem solução a este interessante dilema. Naturalmente o Engenho apadrinha este debate, aceitando-se desde já e em jeito de comentários deste post, todas as respostas a esta questão!

1 comentário:

  1. acho que me lembro desse arco da foto (anos 50),em casa de meu tio Marques Pinto foi feito um que o tema era a musica e o brasão era uma lira simbolo dos instrumentos e teve outro que usou fita(aparas de madeira) de carpitero.Lamento não ter nada alem e aquem dos anos 50

    ResponderEliminar