quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Festa dos Arcos de Paços Brandão

Realiza-se todos os anos, no primeiro domingo de Agosto, no Arraial junto à Igreja Matriz, a Festa dos Arcos. A este evento é realizado em honra do Senhor dos Desamparados e de S.Cipriano, padroeiro da vila.

Muitos são os visitantes,  emigrantes e até mesmo turistas que nesta altura do ano se encontram de férias e que procuram este tipo de festividades.
A tarde de sábado é dedicada à colocação dos Arcos, feitos por representantes dos diversos lugares da Freguesia de Paços Brandão, e que são transportados para o local numa cerimónia que envolve música e fogo-de-artifício.

Os Arcos têm 8,60 m de altura e 2,20 m de largura, são sujeitos a um tema escolhido pelos seus responsáveis que ao longo do ano o vai desenvolvendo, estando ainda sujeito à apreciação e classificação por parte de um júri eleito para o efeito.

Este ano foi apresentado um arco aludindo á Guarda Nacional Republicana que viu assim assinalado o seu Centenário na festa dos Arcos e que até ao final de Agosto, permanecerá naquele recinto.
Esse arco representa o Lugar da Abelheira e foi feito, como todos os outros, com mestria e minúcia como poderão verificar em próximos artigos. Vale a pena visitar essa exposição. 

4 comentários:

  1. Na minha opinião o programa deste ano deixou um pouco a desejar.
    Quanto a sexta feira o grupo é excelente pois fazem uma bom espectáculo e certamente não são muito caros e o que o povo quer é música para alegrar.
    No meu ponto de vista o sabádo foi uma dia muito fraco. Durante a tarde a festa foi animada com a chegada dos belissimos arcos com a animação do grupo de concertinas. À noite e tal como os outros anos o programa não foi dos melhores pois bandas filarmónicas num dia de festa de Verão penso que não seja a melhor solução. No domingo a festa religiosa foi das melhores pois a inauguração das obras de restauro foi linda com a presença do Senhor Bispo. Os andores e a procissão deste ano teve mais qualidade do que os anos anteriores. O programa da noite é que enfim fados ?? Não havia nada melhor? Uma simples banda era muito melhor. O espectáculo de Nel Monteiro na minha opinião deixou-me muito desiludido pois houve pouca animação. Na segunda feira a tradicional noite de folclore esteve muito bem
    A noite de terça-feira foi a melhor de todas. Uns bons espectáculos que trouzeram muita gente. A Flor uma artista nem muito conhecida que fez uma espectaculo maravilhoso com a ajuda do Sr.Armindo (ahah) muito superior ao do Nel Monteiro. Já para não falar do concerto do Rui Bandeira que foi muito bom !
    Quanto ao fogo de artificio penso que deveriam inovar, contratar empresas que fazem belissimos espectaculos. Os enfeites é que podiam mudar pois todos os aos são os mesmos ...

    ResponderEliminar
  2. Já está o video da Flor no youtube eheh

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o comentário anterior.
    O melhor da festa foi a actuação da Flor!!! 5 Estrelas!
    Quanto ao fogo de artifício, penso que é queimar dinheiro. É uma coisa pobrezinha e sem piada nenhuma. Não há nada de novo. è sempre a mesma coisa. Penso que o povo já está farto de ver sempre a mesma coisa.

    ResponderEliminar