sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bronca armada no centro de saúde de Paços de Brandão !

De acordo com algumas informações a que o Engenho teve acesso, parece que os utentes do Centro de Saúde de Paços de Brandão não andam muito contentes! 
Depois de uma mudança profunda na organização e distribuição dos doentes deste centro Brandoense, parece que todos, ou quase todos tiveram de ser obrigados a mudar de médico. Conforme aliás o Engenho já aqui havia dito.
Todo este processo levou já a muitos atritos entre os médicos e os utentes. Pois além de considerarem que estes médicos estão mal formados para a actividade, alguns são até demasiado precoces! A juntar a isto, parece já estarem devidamente doutrinados pelo governo a poupar a todo custo! Nem que para isso o doente acabe de morrer, o que importa são os resultados (não é Sr Engenheiro?), mas isso é outra história...
A situação é de tal forma efervescente, que alguns utentes terão já solicitado o livro amarelo de reclamações, que foi caso inédito neste Centro de Saúde! Todavia o livro nem sequer existia, que como toda a gente sabe, é uma violação muito grave da lei!
Não é muito clara a pessoa ou entidade a quem se pode pedir responsabilidades destas decisões. Até porque o nosso centro de saúde está ligado ao centro de saúde de Sta. Maria de lamas, e por lá não aconteceu nada disto. Porém, é inquestionável que  todo este processo foi feito sem o menor respeito da vontade dos utentes! Os quais deveriam ter sido ouvidos e chamados a dar o seu parecer sobre um assunto. como seria obviamente exigido pelo senso comum. Afinal de contas, são eles os principais visados nisto tudo!
Por vezes choca o tratamento impessoal que certos serviços da administração pública prestam ás populações. Será que não sabem que estão a lidar com pessoas? Seres humanos? E não meros objectos que podem ser postos e dispostos, como se por capricho de um qualquer "Sr Doutor" de gabinete, que esteja agora  armado em decorador de interiores!
Sabe-se também, que existe a intenção por parte de alguns utentes que se sentem mais lesados, em fazer circular pela freguesia um abaixo assinado. O objectivo é o de correr com estes médicos novos, e repor a situação anterior. Que em abono da verdade chega a ser caso para se dizer que: "Ir ao médico deixa os Brandoenses à beira de um ataque de nervos"!

3 comentários:

  1. Estou perfeitamente de acordo.Sou utente desta unidade de saúde há muitos anos e nunca vi tanta falta de respeito para com os utentes,já me vi numa situação em que a médica não me deu oportunidade de falar e eu ao querer explicar-me fui dada como malcriada.
    Com tantas queixas será que só a médica é que tem educação e os brandoenses todos malcriados?

    ResponderEliminar
  2. Caros Amigos,

    Não me quero arvorar em defensor de quem quer que seja.Já tenho uns «anitos», para além dos setenta, e, quando era jóvem, os meus colegas de liceu que tiraram o curso de Medicina, quando o acabavam, passavam dois anos de internato num hospital, depois, aqueles que tinham posses montavam consultório particular, os outros, a quase maioria, eram «atirados às feras», quer isto dizer que iam por essas aldeias fora exercer o seu ofício, e, nem por isso, eram objecto de qualquer galhofa, antes, pelo contrário, eram recebidos com todo o apreço das populações locais, posso afirmar que eram recebidos com honras de «Chefe de Estado».
    Como é que os meus amigos, querem ter agora bons clínicos se lhes estão a colocar todas as dificuldades possíveis e imaginárias ao exercício da sua profissão?...Os «Brandoenses» só terão um ataque de nervos por culpa própria.É claro que quem dá a consulta é o médico e não é o doente que vai dizer ao clínico daquilo que padece!...Por muito que nos custe, temos que ser respeitadores, e, só assim é que poderemos exigir que nos respeitem também. Não é correr com quem quere exercer, e, em alguns casos, o seu primeiro emprego, que se resolvem as coisas. Apresentamos reclamações pelo trato menos correcto que recebemos, mas tratamos os funcionários com toda a falta de respeito, como se de nossos «servos» se tratassem.Haja compreensão para com os mais novos, para que se lhes possa exigir um bom relacionamento, quer profissional, quer pessoal.Temos que nos lembrar que tivemos bons médicos, alguns deles vieram muito novos para esta e outras unidades de saúde, aqui aprenderam, com mais ou menos erros, e que agora chegou o momento de darem o seu lugar a outros jóvens médicos, que eu como utente,espero que por cá fiquem muitos anos, que aprendam com alguns erros e que se tornem profissionais competentes como aqueles que vieram substituir.
    NÃO PODEMOS TER UMA UNIDADE DE SAÚDE, UM MÉDICO, UM FUNCIONÁRIO, ETC., PARA CADA UM DE NÓS.

    ResponderEliminar
  3. Os mais novos têm de ter uma oportunidade,senão nunca chegarão a ser«bons médicos»concordo.Só que para isso têm de respeitar para serem respeitados,não é chegarem cá eu posso mando e quero e os utentes são todos depressivos

    ResponderEliminar