sexta-feira, 13 de maio de 2011

CDU - PELO INVESTIMENTO PÚBLICO NA CULTURA

Pedido de divulgação enviado por e-mail (Legislativas 2011):

PELO INVESTIMENTO PÚBLICO NA CULTURA, AGORA CDU!
Candidatas CDU Aveiro reúnem com Cineclube da Feira

Ontem, 12 de Maio, as candidatas da CDU Lúcia Gomes (2ª), Cristina Cardoso (candidata da Juventude) e Armando Morais da Comissão Concelhia da Feira, reuniram com Américo Santos, da Direcção do Cineclube da Feira, para apurar o estado dos apoios e investimentos públicos na área da difusão cinematográfica no país.
O Cineclube da Feira, responsável por uma programação cultural de reconhecido mérito que se prolonga já há várias décadas no Município Feirense, a par da realização do Festival de Cinema Luso-Brasileiro, evento único e ímpar no país, que mereceu já um voto de louvor, a proposta da CDU, aprovado pela Assembleia Municipal da Feira, atravessa grandes dificuldades resultantes de uma política de ausência de investimento público por parte do poder central.
De facto, sucessivos Governos, com particular destaque para o Governo PS, têm recusado o apoio a estes eventos, procurando apenas eventos com muito público, votando ao desprezo iniciativas dos cineclubes, por todo o país, quantas vezes únicos responsáveis pela difusão de cinema fora do circuito comercial.
Está também em causa a realização da 17ª edição do Festival de Cinema, face ao adiar sucessivo de uma resposta camarária, sendo este Festival um evento de “salário mínimo”, que comporta custos reduzidos face ao orçamento camarário. Tal situação resulta também da sucessiva desresponsabilização do Estado que tem vindo a transferir para as autarquias a responsabilidade da promoção cultural, que, neste caso concreto, encara a cultura como um negócio e não como direito ou serviço público.
A CDU reconhece a importância do trabalho voluntário desta associação na garantia daquele que é um direito fundamental dos cidadãos – a cultura – e relembra as propostas em sede de Orçamento do Estado de investimento em eventos no Distrito – nomeadamente o Festival Luso-Brasileiro – rejeitadas pelo PS, PSD e CDS-PP e tudo fará para que este assunto seja novamente discutido na Assembleia da República.
Por uma política cultural para todos, agora CDU!
Aveiro, 12 de Maio de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário