sexta-feira, 27 de maio de 2011

Militar corrupto expulso da GNR de Lamas

in: Correio da manhã

«José Carlos da Silva, de 45 anos, foi expulso da GNR cinco anos depois de ter sido apanhado pela PJ a aceitar o suborno de um condutor para perdoar uma multa de trânsito. 
O militar prestava serviço no posto de Santa Maria de Lamas, Feira, quando foi detido em flagrante no dia 5 de Janeiro de 2006. Acabou transferido para serviços de secretaria e, um ano mais tarde, viria a ser condenado a três anos de pena suspensa e afastamento do serviço, por igual período. Recorreu para as instâncias superiores, mas de nada lhe valeu.
A suspensão terminou há cerca de dois meses e a GNR foi obrigada a reintegrá-lo, já que o processo disciplinar esteve parado à espera de decisão judicial e só foi concluído em Abril deste ano.
Depois de cumprida a pena imposta pelo tribunal, apresentou-se no Destacamento Territorial da GNR de Santa Maria da Feira onde, durante estes últimos meses, desempenhou apenas trabalhos de secretaria, sem ter acesso a arma de serviço, nem contacto com o público. A sua presença nunca foi bem vista pelos colegas.
Agora, o Ministério da Administração Interna confirmou, no Diário da República de anteontem, a sua expulsão. O despacho data de 6 de Abril.
José Carlos Cabral da Silva foi detido no âmbito de uma cilada montada pela Judiciária: o guarda foi surpreendido pelos inspectores, a escassos metros do quartel, quando recebia 100 euros de um condutor – quantia para pagar o favor de esquecer uma contra-ordenação grave do Código da Estrada.
A detenção teve por base uma denúncia anónima feita para a Polícia Judiciária.» 

Sem comentários:

Enviar um comentário