quarta-feira, 18 de maio de 2011

Museu no papel - O turno da noite

Enviado por e-mail:



Hoje, 18 de Maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Neste sentido decorreu uma iniciativa muito interessante, no Museu do Papel de Paços de Brandão, no sábado passado,  chamada “ O Turno da Noite”, que vem acontecendo há já alguns anos nesta altura.
Basicamente consistia em fazer uma visita ao Museu, com um ambiente de penumbra muito parecido ao de antigamente, onde se explicava as técnicas artesanais, o uso de tecido para fabricar o papel, o nome dos instrumentos, funções de homens e mulheres, etc.
Como se sabe, Paços de Brandão foi das localidades pioneiras, onde a Indústria do Papel surgiu no inicio do século passado. Para além da visita com candeias, alguns elementos da Orquestra de Santa Maria da Feira, participaram dando um encanto maior a este evento.  Em cada ponto-chave podíamos ouvir um pouco de música, tornando-a ainda mais agradável. 
Muitas pessoas aderiram a esta iniciativa, incutindo nas gerações mais novas, o gosto de visitar mais os Museus e aprender mais um bocado sobre as nossas indústrias locais. É sempre bom saber um pouco mais sobre a nossa terra valoriza-la cada vez mais.

Mary Rosas
18.05.11

Sem comentários:

Enviar um comentário