segunda-feira, 9 de maio de 2011

Guarda Nacional Repúblicana - 100 anos pelos olhos de um Brandoense

Enviado por e-mail:


Um Século ao serviço da República Portuguesa, em várias vertentes, desde a defesa costeira, defesa das florestas, Brigadas de trânsito e tantas outras actividades na defesa do território Nacional.
“Ontem “ a pé, de bicicleta, a cavalo. Hoje de veículos motorizados, bem equipados e com boas máquinas de nos fazer inveja, foi o que vi hoje na parada festiva dos cem anos da Guarda Nacional Republicana.
Fardados a rigor para a cerimónia, estes militares corajosos enfrentaram uma manhã soalheira, durante algumas horas não saírem do lugar e muitas vezes em sentido, enquanto eram entregues as respectivas condecorações. Quem já esteve em paradas sabe o quanto é difícil e com os chefões todos a olhar, mais o Presidente da República, então é que é. Como dizíamos na tropa,” nem que passe um camarada pela boca”.
Um evento digno de ser visto, no entanto, eram poucos os Portugueses interessados nesta festa de aniversário, eram mais estrangeiros a tirar fotografias e a admirar tão surpreendente parada militar. Continuo a reparar que os Portugueses destas bandas, não se interessam por  grandes manifestações, sejam elas politicas, sindicalistas, ou Militares. Será que se estão a guardar para as eleições de Junho?

Avelino Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário