quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

GRUPO “CULTURA EM CORDAS” PAÇOS DE BRANDAO NA ACADEMIA DE MÚSICA



 Enviado por e-mail:


No dia 18, Sábado, do ano em curso, o grupo de cordas Brandoense “Cultura em Cordas”, liderado por Lino Ferreira   (Brás), actuou na Academia de Música. Quem esteve presente, teve a oportunidade de ver um conjunto de pessoas, amadoras, que com a sua alegria e jovialidade, nos presentearam com a música saída dos seus instrumentos.

A primeira parte constou de músicas de cariz popular e folclore, bem conhecidas  por todos nós.  A segunda, contou com a presença, de um grupo de fados de Coimbra, denominado “Coimbra Sem Idade”, que me fizeram recordar os meus tempos de estudante.    

O Grupo “Cultura em Cordas” interage com o Grupo “Cultura em Movimento” de Milheirós de Poiares reforçando, desse modo, o número de pessoas em palco, cerca de 35 (trinta e cinco). De realçar a colaboração dada, pelo presidente da Tuna de S. Paio de Oleiros, Sr. Ludegário, com o seu violino. Estiveram em palco pessoas sem, formação musical, mas o empenho, vontade, e sobretudo gosto pela música e pelo canto, superaram tudo.

 Para finalizar, e imbuídos dos resquícios das festas natalícias, ouviram-se canções das janeiras e dos do Grupo da Joaninha, do Cirac e da Igreja. 

O Publico, vibrou com o espectáculo, e foi bastante participativo, cantando e batendo palmas. Foi, acima de tudo, um momento familiar, em que as recordações/tradições de uma vida, voltaram a imergir, proporcionando momentos de alegria e descontração.

Este Grupo Brandoense, tem cerca de dois anos e é uma força viva na nossa terra. De notar, a dedicação do Sr. Lino Ferreira (Brás), que todas as semanas ensaia os seus pupilos, exigindo de todos o seu melhor, o que resultou num belo espectáculo. De louvar, esta iniciativa que leva as pessoas a saírem de sua casa para  aprenderem algo de novo, e  realizar coisas que,  com certeza, nunca tinham pensado fazer na sua vida.

Resido em Paços de Brandão desde bébé e sempre admirei as pessoas, as tradições e as instituições que realizam um trabalho notável na preservação da nossa cultura,  levando o nosso nome mais longe.  Já na família, tive pessoas ligadas a certos movimentos como teatro, folclore, pintura e outros e me deixaram um legado fabuloso na minha vida.

A este grupo, dou os meus parabéns e desejo que continuem a encantar-nos por muito tempo. PARABÉNS.


Mary Rosas
20.01.14




Sem comentários:

Enviar um comentário