quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Quinta do Engenho Novo por Firmino Costa: "A Divina Redenção"

In: Correio da Feira

Com as eleições à porta, o desespero de alguns partidos (principalmente o PSD) na procura de estratégias que possam colmatar as falhas realizadas, são impressionantes! Talvez pela grande polémica gerada em torno do estado lastimável que se encontra a Quinta do Engenho Novo, o jornal “Correio da Feira” decidiu fazer um artigo onde procurou entrevistar personagens relacionadas com esta.

Os entrevistados acabaram por ser o nosso Mino, o presidente do Clube de Ténis Joaquim Figueiredo e a professora Maria José Ferreira dos Santos (autora de um livro sobre a Indústria do Papel). Os dois primeiros são, de facto, as entidades mais envolvidas no que lá se passa, apesar de nem sempre estarem de acordo. Veja-se como exemplo o pedido do Clube de Ténis para o derrube de 3 árvores, com receio que caíssem e causassem vários estragos no edifício. A Junta simplesmente negou-se a fazê-lo, dizendo que depois de verificarem, não viram necessidade disso… No entanto, viram necessidade de derrubar quase todo o espaço verde do parque. Mas isso tinha um objectivo, o da reflorestação! Como bem citou o presidente: “Queremos arborizar tudo de novo…”; “Queremos fazer umas zonas de lazer, com mesas para as pessoas poderem fazer os seus piqueniques e estarem instaladas debaixo das árvores. Neste momento as árvores ainda são muito jovens.” Ora, pensamos que será um pouco complicado, pelo menos nos anos vindouros, alguém conseguir fazer piqueniques à sombra de árvores tão jovens! Logo, não percebemos o motivo da reflorestação, já que as árvores que lá estavam, muitas delas centenárias, já proporcionavam sombra que chegue para piqueniques e afins. O que faltava mesmo, era a zona de merendas, mas o Sr. presidente decidiu-se por uma remodelação total do espaço! E agora que destruiu, elege como uma das razões da sua recandidatura, “levar este projecto ao final”, ou seja, quer remediar o erro que cometeu. Engraçado que as medidas só surjam em épocas de eleições!! Estes 4 anos de mandato só serviram para destruir o que poderia ter sido apenas melhorado… Tanta hipocrisia! Mesmo que o objetivo fosse implementar o projecto “Feira 2020”, este nada tem de semelhante com o que foi feito pois, em nenhum local, apresenta a desflorestação brutal a que a Quinta foi sujeita. Podemos concluir que em relação à Quinta do Engenho Novo, não foi cumprido um único objetivo do seu programa eleitoral, muito pelo contrário, só prevaleceu a destruição!

O artigo, à primeira vista, nem parece referir-se à Quinta, visto que nem uma das imagens ilustradoras representa a actual realidade da mesma. Mostram o lado bonito, a zona dos campos de ténis e a zona histórica que está em ruínas e nada mais… Nada do que seria realmente importante mostrar. Nada do que mostra a verdadeira devastação da mesma! No fundo, isto resume aquilo que é a seriedade das pessoas, na hora de serem julgados pelos votos, conseguem até jurar que água é vinho!


Artigo do Correio da Feira:

7 comentários:

  1. Como tinha já mencionado no programa do BE, o candidato Firmino também quer fazer "um bar ou dois de apoio à Quinta". Se já tem lá um restaurante que facilmente pode ser bar, e ter WC (tipo como funciona no arraial) para quê deitar € fora a construir algo de raiz que dá prejuizo?
    É novamente uma ideia para encher papel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vezes dá uma certa vontade de rir as visões de certas mentes brilhantes. Este Sr Anónimo das 9:39 é um desses exemplos. Primeiro esquece que está a falar de propostas, umas mais exequíveis que outras, mas apenas e só isso PROPOSTAS. E como tal a opinião dele é tão válida como as dos políticos que as sugerem, porém a ignorância é um mal que se abunda! Pelos vistos o anónimo não sabe que um bar sazonal é uma estrutura amovível e não uma obra permanente. Aliás, as ideias do PSD e BE para um bar são tão descabidas e idiotas na visão deste senhor, que esquece que praticamente todas as freguesias do concelho, e com sucesso, decidiram instalar este tipo de equipamentos, em alguns casos há mais de 10 anos. se calhar somos todos burros e este senhor o esperto...bem hajam as mentes brilhantes como a dele...

      Eliminar
    2. E como toda a gente sabe os bares sazonais não tem custos nenhuns...

      Certamente as freguesias vizinhas não tem um bar no meio de... nada!!
      Um bar sazonal servia as pessoas no Arraial por exemplo (se não existisse nada, que fica numa zona movimentada e central.

      A ideia de um bar é descabida no meu entender, apenas por ter já lá uma estrutura que poderá ser aproveitada (com parcerias ou como for, porque não sei a quem pertence o restaurante).

      "Acusar" as pessoas de ignorantes apenas por ter uma visão/proposta/opinião diferente é de mau tom, rude e mostra até um pouco de falta de educação. Mas esse é um mal que aparentemente também abunda.

      Eliminar
  2. Este homem é um visionário, inventa cada uma e faz dos outros burros. Plano, como se ele soubesse o que é isso. Faz o que quer e à sua maneira, mas os brandoenses deixam.

    ResponderEliminar
  3. Um dia destes o Mino manda demolir o complexo do ténis e mandar fazer estradas, uma urbanização na Quinta, é o que melhor sabe fazer.

    ResponderEliminar
  4. Alguém explicou ao presidente da junta o que é um hectare? 120 hectares?! Anda tudo com a mania das grandezas...

    ResponderEliminar
  5. Paços de Brandão tem 310 hectares (3,1km2) - significa que um terço da vila é a Quinta do Engenho! Eles é que mandam... eles é que sabem.

    Como dizia o outro que também nos governou... "É uma questão de fazer contas!"

    ResponderEliminar