terça-feira, 24 de setembro de 2013

Propostas do PSD em 2009 para a Junta de Paços de Brandão

Em 2009 é que era !

Leiam as propostas apresentadas pelo PSD há 4 anos, analisem  e comparem com a realidade e após este exercício de leitura, decidam entre as palavras "mentira" ou "aldrabiçe" e pronunciem algumas palavras em vernáculo. Conseguiu? Parabéns! Então não se deixem enganar outra vez...


9 comentários:

  1. Não fez tudo é verdade, mas fez muito. Muito mais que outras juntas também verdade.
    O que tenho a certeza é que qualquer um dos outros candidatos não faz melhor.
    Lamento que o país esteja a atravessar uma fase terrível e logicamente que qualquer freguesia sofre cortes com isso.
    Brandoenses, pensem bem e não há que ter dúvidas a lista do PSD é sem dúvida a melhor. Nas freguesias não é importante o partido é importante os elementos que querem fazer algo para melhorar a nossa freguesia.

    ResponderEliminar
  2. Como leitor deste blog, tenho muita pena que que escreveu este post tenha "tomado partido" de um lado, e não se tenha mantido isento. Insinuar que as pessoas estão a ser enganadas e com isso querer dizer que devem votar no que quiserem, menos PSD é tomar partido por um lado. Nem que seja o lado "Contra o PSD". Como blog devia manter-se isento.
    É verdade que este programa de ha 4 anos, é igual a todos apresentados agora, por todos os partidos. Uma pessoa com a minima consciencia sabe perfeitamente que ninguem vai fazer nada disto.
    Se queriam meter aqui no Blog o "apelo ao voto", pediam aos candidatos para mandar o deu texto, dando oportunidades a todos, e quem queria mandava.
    Mas de facto, perdeu muito do respeito que tinha por este blog, que devia ser isento, visto querer o melhor para Paços de Brandão, seja quem for que esteja a mandar. Dizer "Não se deixem enganar..." é o mesmo que dizer "Não votem neles...". Quando muito o que deve ser dito poderá ser: "Votem em consciencia, e exerçam o vosso direito e dever de voto."

    Fica a minha opinião enquanto brandoense e leitor para reflexão.

    PS: Já escrevi aqui criticas ao PSD, por causa da nova organização ao transito que estão a tentar dar, sobre a Quinta do Engenho e afins. São situações que estou mais a par, e consigo ter uma opinião. Sobre a capela mortuaria e afins, não consigo ter uma opinião muito clara, mas já agora, o quintal da casa do padre é grande!! E se ele não anda a cultivar, uma capela não ficava mal lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de tudo queremos agradecer o seu comentário, mereceu a nossa melhor atenção e como tal a nossa resposta. Este blog não têm de tomar partidos, como deve ter reparado todos os programas eleitorais foram colocados aqui em pé de igualdade, mesmo não tendo sido enviados, aliás apenas recebemos notas políticas do BE e CDU e uma vez do CDS. Agora o que este blog têm e sempre terá, é opinião e essa é expressa claramente como sempre foi. Neste caso particular do programa eleitoral do PSD de há 4 anos é o que nos apraz dizer, pois na verdade as pessoas foram enganadas, a título de exemplos: A Quinta do Engenho "limpeza e arvorização" não é o mesmo que a destruição realizada, Contruir a casa mortuária não é o mesmo que não ter feito nada! E até mais iluminação não é o mesmo que menos iluminação. Isso são mentiras e é disso que o texto trata. Respeitamos a sua opinião, obviamente, mas não concordamos com ela mas é mesmo assim num estado democrático. No que ao quintal do padre diz respeito, é simples: Trata-se de terreno paroquial e não da freguesia, o que implicava uma negociação com o clero, que a julgar pelo projecto que esteve em cima da mesa para usar a traseira da igreja e que até hoje não deram conta nem recado, parece ser inviável. Cumprimentos cordeais.

      Eliminar
    2. A unica critica que tenho a fazer ao que tem vindo a ser feito (divulgação dos programas eleitorais e afins), foi mesmo só aquele comentario final feito no final do post. Não me pareceu de todo um comentario isento. Uma opinião ou critica exprime a nossa forma de ver. Dizer : "Não me vou deixar enganar outra vez" é uma opinião propria, o que é diferente de dizer "Não se deixem enganar outra vez", que já é condicionar a opinião dos outros de uma forma indirecta. Funciona como propraganda, coisa que é propria dos partidos. Não estou a "bater nesta tecla" para ter razão, mas apenas por ser um leitor assiduo, e não ter achado que fosse um post isento.
      Tenho que concordar que a Quinta até estava engraçada com a primeira "limpeza" que foi feita, deixando aquele bocado de relva de ambos os lados da rua principal. O que foi feito depois disso é que na minha opinião foi um desastre para aquele espaço. Os custos de manutenção daquele espaço relvado todo serão com certeza elevados. Já a questão da iluminação, temos que ser "crescidos" e perceber que essa foi uma decisão do Governo e foi feito em todo o País. Até em aldeias com 300 pessoas como conheço fizeram os cortes de iluminação. Agora é "poste sim, poste não".
      Ninguem está à espera que os Partidos cumpram as promessas todas que fazem. Apenas que zelem pela melhor gestão possivel e harmonia nos interesses da população. Se o PS/CDS/BE conseguissem fazer o que promete nesta campanha, isto ia parecer o Luxemburgo. O PSD repete as promessas e limita-se a apresentar o que fez, na esperança que isso seja suficiente.
      A sugestão do quintal do padre prende-se com o facto: A população de Paços de Brandão ajudou (ou pagou na totalidade) a pagar as obras na casa não foi? Não se está a pedir a casa, mas um pouco do terreno. O local não podia ser melhor na minha opinião.
      Já agora, repito a opinião que coloquei há uns tempos num post: Se o PS tivesse uma alternativa de peso, até podia ser que conseguisse ganhar porque as pessoas baralham as Autarquicas com as eleições para governo. Como não existe uma alternativa, o resultado parece-me o esperado. PSD deverá ganhar com maioria (e sou da opinião que as maiorias nunca são muito boas para gestão a médio prazo).

      Eliminar
    3. Concordamos com o seu ponto de vista semântico, mas não deixa de ser isso mesmo, semântica...o Engenho não fez apelo a voto apenas apelo à consciência, possivelmente as palavras não serão as mais adequadas e por isso a sua interpretação. Ainda bem que apenas discorda disso. Quanto as questões levantadas sobre as promessas eleitorais, as mesmas são da responsabilidade dos proponentes e como tal cabe aos mesmos, caso sejam eleitos, responderem por elas...ou não. Voltando à questão do quintal do padre, a freguesia não pagou nada, pelo menos que seja do conhecimento público, a junta não pode nem deve financiar este tipo de luxos, como tal não pode exigir nada da paróquia, apenas negociar. Já os cidadãos comuns, esses são livres de darem o seu dinheiro a quem o quiserem dar. Certamente seria melhor empregue em outro tipo de problemas que não o da habitação paroquial, mas são as opções de cada um e não temos nada com isso. Cumprimentos

      Eliminar
    4. Eu disse população enquanto habitantes de Paços de Brandão, e não como contribuintes. Estamos totalmente de acordo que as pessoas contribuem para as causas que querem e acham mais justas ou do seu interesse. A sugestão que estava a fazer, era enquanto habitante, e não como uma sugestão para a Junta, seja ela qual for, queira fazer isso. Negociar como disse e muito bem. Algo do genero "o povo dá à igreja, a igreja retribui ao povo". Porque a verdade é uma, seja onde for que ela seja feita nunca vai ser do acordo de todos. E ainda bem que assim é, porque é sinal que temos ideias diferentes.

      Eliminar
    5. A sua ideia é boa, porém, não contempla uma questão essencial: A casa mortuária (note que referimos "casa" e não "capela") é para ser usada no domínio público. Isto é, todos os cidadãos a poderão usar, sejam eles crentes ou não (a única condição é estarem mortos e que as famílias assim o desejem). Como a Igreja (instituição) não pode estar ligada ao Estado seria sempre necessário negociar, algo que aliás o executivo tentou fazer com a parte de trás da igreja paroquial mas sem sucesso. Concordamos totalmente com o principio de dar e receber se for com o domínio público. O povo é abstrato e neste caso particular de certeza que omite outras confissões religiosas e os ateus, logo negociar nos moldes que sugere não é possível. Mas como diz e bem, tratam-se apenas de opiniões que por aqui vamos deixando ao sabor das ideias. Cumprimentos.

      Eliminar
  3. É engraçado como aqui defendem com unhas e dentes o PSD, mesmo depois de todas as provas que temos sobre a sua má gestão, mas não se atrevem a dar a cara! Comentam como anónimos! Assim é fácil dizer o que se pensa, sem repercussões e até afirmar que já criticou o PSD. As mentiras estão constatadas! Só volta a cair no mesmo erro quem realmente não votar com consciência. E está tudo dito!

    ResponderEliminar
  4. Margarida (e gestão do blog),
    De forma a que não existam duvidas sobre quem escreveu os comentários anteriores, assino com o meu login.
    Em primeiro lugar quero que fique esclarecido que não estou a "defender" o PSD, nem estou a "atacar" os outros Partidos. Apenas fiz observações e dei a minha opinião enquanto habitante e brandoense que sou. Não me interessa a politica, e como disse há coisas sobre as quais não tenho opinião, porque não me afectam directamente e não tenho percepção das mesmas - não vou estar a dizer que está bem ou mal só porque sim.
    Se acredito que é o PSD que vai ganhar?! Sim. Mas estou tão à vontade para dizer isto porque nem é com o meu voto que eles podem ou não ganhar. A minha residência fiscal é em Santa Maria da Feira, é lá que voto.
    O país já foi gerido pelo PS e a gestão foi má! O país já foi gerido pelo PSD e a gestão foi má! Quando passamos isso para nivel local, não me parece que vá fazer diferença alguma quando por trás está uma força Partidária. Podia ter uma opinião diferente se fosse um movimento Independente.
    (isto é a minha opinião, espero que seja respeitada, ainda mais que sou o unico que estou identificado)

    ResponderEliminar