sábado, 15 de junho de 2013

TEDxFeira - Apresentação


Decorreu ontem, na Universidade Portucalense, a apresentação oficial do TEDxFeira 2013. O evento terá lugar na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, no próximo dia 21 de Setembro.

TED é uma associação sem fins lucrativos que nasceu do impacto de um evento onde os grandes líderes do mundo expõem as suas paixões e motivações. TED influencia-se na tecnologia, no entretenimento e no design para levar as pessoas a criarem motivação pela inspiração de experiências relatadas através de talks com um modelo característico e duração máxima de 18 minutos.
TED nasceu nos Estados Unidos da América em 1984, com um evento que rapidamente se transformou numa referência internacional. Por lá passaram nomes como Bill Clinton, Bill Gates, Paul Simon, Al Gore e Bono Vox.
Depois do sucesso do evento TED e da influência global que gerou desde o anos 80, foram muitos os que pediram a multiplicação das experiências TED. Nesta base, nasceu o conceito TEDx, um recente modelo de organização independente, que se rege pelas normas gerais aprovadas pela TED e que permite a implementação da experiência TED em todo o mundo, através de eventos locais, adaptados às diferentes realidades.
TEDx é, então, um evento sem fins lucrativos de dimensão global, que reúne pessoas capazes de realizarem talks inspiradoras, capazes de mudar a vida dos participantes e, quem sabe, mudar o Mundo.
TEDx chegou a mais de 130 países e 1100 cidades, com um número de eventos realizados superior a 4000, tendo produzido mais de 15000 talks em todo o Mundo.
De referenciar que qualquer evento TEDx além da independência organizativa deve, à partida, garantir a plena independência face a agendas políticas, mediáticas e religiosas.

TEDxFeira é um evento organizado, em Santa Maria da Feira, por uma equipa de pessoas que acreditam que é possível ir mais longe… que acreditam que é possível inspirar outras pessoas para darem novos passos e (des)construírem complexos instalados e dificuldades que não passam de barreiras virtuais.
Santa Maria da Feira, uma cidade com olhos postos no futuro, mostrará ao mundo a importância de acreditar, de sonhar e de voar mais alto, com a realização do TEDxFeira.

Numa cidade tão engenhosa e criativa, onde tudo acontece na rua, a escolha do tema só poderia ser uma: Criatividade Urbana. Assim, no dia 21 de Setembro, ao longo de 4 sessões, serão contadas 16 histórias verdadeiramente inspiradoras, demonstrativas de que não há impossíveis.

As inscrições para o TEDxFeira 2013 estarão disponíveis a partir de 19 de Junho, através do facebook oficial [www.facebook.com/tedxfeira] e brevemente no website oficial [www.tedxfeira.com]. Os bilhetes terão o custo de 30€.


Além disso, o TEDxFeira, em parceria com a UPT, levou a cabo a Sessão “Arte e Economia Criativa”, que debateu de forma intensa o estado das indústrias criativas no norte de Portugal, com a participação de Cristina Farinha [diretora executiva da ADDICT], Hugo Neto [diretor da Porto Lazer – 1ª Avenida], Emídio Sousa [vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira – Caixa das Artes] e Suzana Menezes [diretora executiva da OLIVA Creative Factory]. A sessão foi moderada por Nuno Vidal, programador cultural da Câmara Municipal do Porto.


Para mais informação:

1 comentário:

  1. Podem colocar o programa da festa da Povoa? sei que já se encontra disponível , obrigado

    ResponderEliminar