sexta-feira, 7 de junho de 2013

MÉTODO HISTÓRICO - A HISTÓRIA, em Luís António Vernei (Sec.XVIII)

«Isto suposto, acho que o melhor modo de desenganar esta gente e mostrar-lhe os seus prejuízos é pôr-lhe diante dos olhos uma breve história da matéria que trata; e persuado-me que este é o mais necessário prolegómeno em todas as ciências. Creia…que, com esta notícia, poupa-se muito trabalho e muito estudo; adianta-se um homem muito na inteligência da matéria e só assim fica capaz de ouvir o que deve e desenganar-se por si mesmo. Assim que entendo que por esta história se deve começar. Não digo que o estudante deve saber as opiniões de todas as seitas de Filosofia: mas ao menos, quando começara, quais foram as mais famosas, em que coisas comummente se distinguiram e como continuaram. (Verdadeiro Método de Estudar, III, pág.19).

Nesta era, não basta que um homem afirme uma coisa: é necessário que a prove e mostre que os monumentos de que tira as suas provas são livres de toda a corrupção. (…) O grande desejo que tinham os doutos de gozar as obras dos Santos Padres puras fez que revolvessem os arquivos, conferissem os manuscritos e, com perfeita crítica, os examinassem. De que nasceu que se descobriu que muitos livros eram supostos, e nos certificámos dos que são der cada escritor. O mesmo sucede na História, a qual, com rigorosa crítica, purgaram de infinitos erros (Ibidem, pág.206)

Primeiramente duvida-se se o que diz o crítico da história filosófica é verdade. E nisto mostrais a vossa grande ignorância no que pertence a esta profissão. Depois dizeis que dali não se tira nada. Não se tira para vós, que não sabeis o que é necessário para as ciências; mas tira-se para os outros, que querem saber, com fundamento, o que estudam, e com isto querem responder às falsidades que os peripatéticos, como vós, dizem nestas matérias. (Resposta às Reflexões, pág. 60).»
(Luís António Vernei)

Para aqueles que gostam da verdade histórica, e principalmente para nós Brandoenses, que temos a história da nossa Terra tão mal tratada, nos 900 Anos de Paços de Brandão, nos certifiquemos do que é a História e do seu Método.



Carlos Varela

Sem comentários:

Enviar um comentário