segunda-feira, 3 de junho de 2013

BE - É preciso política para a juventude no concelho

O Bloco de Esquerda organizou uma sessão de debate sobre a inexistência de equipamentos como skateparks ou parques radicais no concelho. Nessa sessão estiveram presentes António Torres, candidato do Bloco à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, assim como vários praticantes de skate e desportos radicais do concelho.

A posição da Câmara Municipal sobre a implantação de Parques Radicais no concelho é um espelho daquilo que tem sido o PSD na Câmara Municipal: promete mas não faz, e quando o Bloco de Esquerda propõe que se faça, o PSD chumba a proposta para depois vir prometer novamente.

Por outro lado, esta situação mostra também a inexistência de políticas para a juventude e uma total insensibilidade para temas e problemas que dizem respeito aos jovens. Não é por acaso que o concelho de Santa Maria da Feira não consegue fixar juventude e tem vindo a perder população jovem. É que para além da inexistência de equipamentos como Parques Radicais, existe uma falta pavorosa de equipamentos de desporto e de lazer, assim como habitação a custos controlados.

O Bloco de Esquerda quer uma Câmara Municipal a dialogar com os jovens e com políticas que vão de encontro às aspirações dos mesmos; não quer uma Câmara que promete e não cumpre e que, por culpa do seu não cumprimento, está a criminalizar uma atividade desportiva. É isso mesmo que está a acontecer com os praticantes de skate e de outros desportos radicais no concelho. Como não têm espaços próprios para praticar estas atividades, utilizam os espaços públicos existentes e muitas vezes são perseguidos pela polícia, o que é impensável num concelho no Portugal do séc. XXI.

É por demais incompreensível que a Câmara Municipal ainda não tenha resolvido este problema e ainda não tenha avançado com a criação de uma rede de Parques Radicais no concelho. É uma medida que fomentaria o desporto e a atividade ao ar livre; não obrigaria os praticantes de desportos radicais a terem que se deslocar a outros concelhos e acabaria com a criminalização de uma prática desportiva.

Se a Câmara Municipal ainda não resolveu o problema é por puro preconceito, pois não só é um problema de fácil resolução, como é um problema que se resolveria com pouco dinheiro. Mais a mais, é possível uma parceria com a Academia de Patins, que cobriria custos com a instalação dos equipamentos. Esta medida teria ainda vantagens se fosse bem aproveitada para realizar torneios e outros eventos, captando praticantes de todo o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário