quarta-feira, 19 de junho de 2013

PCP Santa Maria da Feira : Nota do centenário





Mais de duas dezenas de pessoas encheram a sala da Piscina Municipal da Murtosa, no passado dia 6, para assistir à sessão de abertura da exposição sobre a Vida e Obra de Álvaro Cunhal, sob o lema: “Vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro”. Nela são retratados momentos marcantes da sua vida: infância, juventude, vida na clandestinidade, prisões, julgamentos, a revolução de Abril, entre outros. São igualmente referenciados aspectos da sua criação literária e plástica: romance, conto, traduções, desenhos, gravuras e pinturas. Dimensões da actualidade do seu pensamento, exemplo e luta.

Joaquim Almeida, do Comité central do PCP, salientou o legado para a compreensão da história da democracia portuguesa dado pela obra teórica de Álvaro Cunhal, figura que mais se destacou no nosso país, no século XX, e início do século XXI, na luta pelos valores da emancipação social e humana. Destacou que nas lutas que temos pela frente os contributos e obra de Álvaro Cunhal, bem como as orientações gerais do PCP, para a luta, mantêm plena actualidade. Reiterando que devemos continuar no caminho da construção de uma sociedade humana, justa, onde não haja lugar a explorados e a exploradores, uma sociedade socialista, pela qual Álvaro Cunhal tão abnegadamente lutou. 

Por fim, declarou que continuar a luta com convicção, confiança, empenho e coragem, é a mais significativa de todas as homenagens que podemos prestar ao camarada Álvaro Cunhal. 

Jorge Vieira, membro da comissão concelhia da Murtosa do PCP, agradeceu a colaboração dada pela Câmara Municipal e fez referência a história dos retornados das ex-colónias portuguesas, sublinhando que é apenas nas obras de Álvaro Cunhal que encontramos a verdade sobre a Revolução Abril.


17 de Junho de 2013
Comissão Concelhia da Murtosa do PCP

Sem comentários:

Enviar um comentário