sexta-feira, 28 de junho de 2013

E a Assembleia afinal, manteve a incerteza sobre o destino do jardim infantil nº1...

A reunião de Assembleia de freguesia de Paços de Brandão, que decorreu esta noite, era para ser ser uma das mais polémicas deste executivo, liderado pelo nosso estimado Mino, mas não foi. A promessa dos encarregados de educação do Jardim de Infância nº 1 cumpriu-se e os lugares não chegaram para todos os que quiseram participar. Ciente de que a situação não lhe era muito favorável, o executivo tirou um coelho da cartola e, antecipando-se ao PS, colocou o seu secretário da mesa na dianteira para questionar o nosso Mino (como se dentro do PSD fosse necessário usar a Assembleia para tal, embora o povo não soubesse disso). A questão fulcral era somente esta: "Qual será afinal o futuro do Jardim de Infância nº 1?"

Os atores tinham o guião bem estudado! Meio a gaguejar, o Mino lá soltou as palavras que deram forma a uma resposta que todos queriam ouvir: "Após escutar a posição dos pais das crianças que frequentam o jardim de infância, decidi ponderar sobre a decisão da construção da capela mortuária neste espaço. Existe agora a possibilidade de proceder ao alargamento da atual, procedendo-se à demolição de alguns edifícios ao lado, entre eles a sede do PSD". Seguidamente a estas palavras, brotaram as palmas dos que acham que se lhes fizeram as vontades... mesmo que na prática se trate apenas de uma promessa, sem certeza que se concretizará. Lembre-se que, uns dias antes, a situação era irreversível... Porém, agora, já existe uma solução mágica! Interessante...

O que não deixou de ser  interessante também, foi que se esqueceram do essencial, ou seja, as crianças. Nomeadamente as obras nas instalações do Jardim de Infância n1, e também nas  instalações da EB 1 da Póvoa, que quase eram alternativa (ou ainda são) para receberem os alunos do JI nº 1, mas que, infelizmente, nem para os seus próprios alunos, possui condições condignas... E que muito bem foi lembrado por uma intervenção do público!

Mais interessante ainda, foi um agradecimento formal de um pai, que se auto-proclamou representante de todos os outros presentes, congratulando o Mino por este aceder a ponderar sobre o assunto. Mas sem contudo pensar, que lhes prometeram coisa nenhuma além de possibilidades...

Hilariante contudo, e já em forma de conclusão desta assembleia atípica, que até contou com a participação de colombófilos, gasolineiros e candidatos a funcionários de Junta, foi a intervenção da nossa estimada Ritinha. Segundo ela, a Junta não decide ponderar por causa dos caprichos e devaneios reivindicativos de meia dúzia de pais enraivecidos, segundo ela a Junta só pondera porque "lhes apeteceu e já tinham isso em mente". 

Apraz a pergunta: Porque não lhes apeteceu há uma semana atrás? Não tinham pensado ainda?

Estranha peça de teatro onde o público aplaude uma encenação tão pobrezinha... E esquece que o decisor se chama Cristina Tenreiro (vereadora da educação).

Uma coisa é certa, quando o povo se ergue, o poder politico teme!

Quando menos esperarem e a febre da reivindicação acalmar, o poder político age, e  a coisa resolve-se como estava prevista num ápice! Pois nestas situações há sempre algum  "um timming" eleitoral  escondido. E que neste caso, se está a esgotar rapidamente. Além de que  as esferográficas que nos dão luz precisam de chegar às pessoas o quanto antes para segurar mais um voto...

7 comentários:

  1. "Quando menos esperarem e a febre da reivindicação acalmar, o poder político age, e a coisa resolve-se como estava prevista num ápice! Pois nestas situações há sempre algum "um timming" eleitoral escondido."

    Como muito bem refere, no que transcrevi, basta acenar com um doce, que fica logo tudo bem... é de lamentar que os pais se contentem com tão pouco, quando se trata do futuro dos seus filhos!

    Tomara que, no meio de toda esta trapalhada, se pense nas crianças e que definem prioridades, não obstante da necessidade da freguesia precisar de uma capela mortuária maior afinal, os falecidos podem esperar, ao contrário das crianças!

    TM

    ResponderEliminar
  2. Ah e tal... e agora até já se pode ampliar a existente e tal... e já agora mudar a tasca e o café que ficam em frente para outro lado e tal... enfim... borraram-se todos mas o povo já os perdoou.

    ResponderEliminar
  3. Eu pensava que vastava fazer uma estrada para ganhar as eleições, mas parece-me que há medo nas hostes laranjas que o monte de cima novo não seja suficiente para a esperada vitória nas eleições brandoenses.
    É que a meu ver a quinta do engenho novo não vai acrescentar mais valias, a desertificação da mesma tem culpados e esses merecem castigo.
    Então à que fazer mais obra e a capela mortuária dá muitas valias pois é um bem que tarda a aparecer. Mas, também não entendo, como não entende o Sr. Carlos Neves e bem. Então a capela mortuária da Igreja, o Sr. Padre Orlandinho quer ficar com os proveitos todos, ai o maroto.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de lembrar os comentadores deste espaço e a população brandoense em geral, que os pais das crianças do Jardim Infância Igreja 1, não estão a representar nenhum partido político, nem muito menos com intensões de beneficiar alguém, com esta triste situação.
    O único objectivo é, e será, “olhar pelo futuro” das nossas crianças - as actuais e as que virão. Queremos o melhor para elas… que tenham acesso a um ensino de qualidade, pedagógico e em segurança.
    É de lamentar que venham criticar aplausos e agradecimentos…
    … os aplausos, uma reacção normal, de um conjunto de pais, que a uma semana atrás tinham como garantido que a escolinha dos seus filhos ia ser demolida e agora vêem serem ponderadas outras soluções.
    … os agradecimentos, uma forma educada e civilizada, de constatar que o trabalho de um grupo de pais não “caiu em saco roto”, independentemente de nada estar garantido… mas é um passo.
    Daqui a pouco, se alguém espirrar numa Assembleia de Freguesia, será visto por alguns, como uma forma de beneficiar A ou B
    Honestamente, não percebo alguns comentários nesta crónica, ou melhor… se calhar até percebo… mas não vou por aí. Nunca foi, nem será a minha forma de ser.
    De uma coisa tenho a certeza… se não fosse a união dos pais, provavelmente o Jardim de Infância já estaria demolido.
    Deixemo-nos de politiquices e olhemos pelo que é melhor para a nossa população.

    ResponderEliminar
  5. o que se passa sobre a passagem da pré para o edificio contiguo da primaria, raia o absurdo senão vejamos, as crianças que agora tem o cemitério no horizonte bem proximo deixar de o ver, e não veem a capela mortuaria porque os muros o não permitem. Assim esta polémica faz lembrar outros como as arvores que por todo o lado o temporal arrasou ,mas em Paços a culpa é do sr.Firmino. Os hervicidas so cá é que se utilizam mas eu vi a camara comunista da Marinha Grande a fazer o mesmo, enfim a politica é mesmo pobre

    ResponderEliminar
  6. Achar que o grupo de pais demoveu o presidente Mino é absurdo! Quem conhece a realidade sabe que não é um grupo de pais que o demove. Quando foi da quinta do engenho toda a freguesia, incluindo PSDs, estavam contra, mas como deu muito dinheiro... Agora por causa da escola o que o demoveu foram os colegas de partido que não querem uma situação dessas a retirar votos nas eleições que se avisinham. De resto a decisão está tomada porque não se deita uma escola abaixo sem o agrupamento e sem a câmara. Se o iam fazer é porque a decisão está tomada ao mais alto nível. Deixem passar as eleições e verão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha mesmo que toda a freguesia estava contra o derrube das árvores na Quinta? Se estavam porque não se colocaram em marcha na defesa deste património? O povo Brandoense é um povo acomodado, e habituado a ter um umbigo maior que os dos outros alicerçado numa nostalgia que de desvaneceu com o período em que o Sr. Carvalho foi Presidente de Câmara e fez muita obra nesta terra em detrimento das outras freguesias. Os Brandoenses se estão bem ou mal é apenas por causa das escolhas que sempre fizeram nas urnas...

      Eliminar