quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mino desaloja crianças do Jardim de Infância para fazer capela






Na quarta-feira passada, dia 19 de junho, os pais e encarregados de educação das crianças que frequentam o Jardim de Infância nº 1 da Igreja (JI nº1), em Paços de Brandão, viveram momentos de angústia, injustiça e impotência. Convocados para uma reunião com as responsáveis pelo agrupamento de Escolas da nossa freguesia, as educadoras residentes do JI nº 1 e o nosso Presidente da Junta Mino, os pais foram apenas informados do aproximar do infortúnio que as nossas crianças vão sofrer, em prol de devaneios e interesses políticos eleitoralistas.  

Os habitantes de Paços de Brandão já há muito tinham conhecimento da construção de uma capela mortuária, supostamente no atual local onde se encontra o JI nº 1. O que não sabiam e foi novidade, em primeira mão para os pais e encarregados de educação, foi que o jardim seria demolido para o início da construção da dita obra, sem antes haver alternativa de instalação dos alunos noutro local, com condições mínimas para um ensino de qualidade, o qual estava a ser conseguido até à data. Perante a incredulidade dos presentes sobre tal informação, foram colocadas diversas questões, tanto à presidente do agrupamento, como ao presidente da junta, relativamente a soluções para o sucedido e também medidas de intervenção, caso se possa evitar o extermínio da escola, na falta de melhores condições. 

 A presidente do agrupamento revelou que nada podia fazer em relação às medidas tomadas, que a função dela seria apenas de encontrar soluções em relação à instalação das crianças, de acordo com a opinião dos pais. As medidas derivam de decisões políticas, nomeadamente do PSD, que em altura de eleições, quer “mostrar” obra e, segundo palavras da educadora, “…quase que os despejavam dali para fora, se pudessem, até antes do final do ano lectivo” (final de Junho). 

Segundo o nosso presidente da junta (Mino), a decisão de demolir a escola é irreversível, já está tudo planeado e delineado há algum tempo e foi inclusive citada e aprovada na última assembleia de freguesia. O que causa indignação é isto ter sido comunicado em cima da hora, já depois de terem sido feitas as matrículas para o jardim, nas quais a opção era o próprio estabelecimento, que então será demolido!? Por que deixaram os pais efetuarem a matrícula numa escola que sabiam, com toda a certeza, que iria ser demolida? O que causa resignação é saber que vão demolir uma escola que possui todas as condições necessárias à segurança e formação das crianças, para construírem uma capela mortuária, que não cede de qualquer urgência às necessidades da freguesia, visto que já existe uma e mesmo que não existisse, outras alternativas vigoram. O que causa revolta é saber que vão demolir uma escola, sem sequer ter um local apropriado para receber as crianças, com as mesmas condições que possuem no momento. O que causa raiva é saber que a alternativa será dividir crianças, que conviveram até à data em conjunto, em três ou mais grupos, distribuídos pelas EB 1’s, onde se misturarão com outras faixas etárias, com as quais não estão familiarizadas e em ambiente estranho, ao qual podem não se adaptar. O que causa ira é saber que a maior parte dessas escolas, não possuem condições satisfatórias para os alunos já existentes, quanto mais para os que ainda querem “despejar” lá! Pois, isto trata-se efectivamente de um despejo… e pior, sem alternativas viáveis! O que causa frustração é a impotência dos pais perante esta situação, por serem quase que obrigados a colocar os filhos em escolas que não desejam e que não têm condições, porque simplesmente há um partido caprichoso que dá mais valor aos mortos que aos vivos! O que causa revolta é a incerteza dos pais perante esta situação, em relação ao próximo ano lectivo dos filhos. 

Efectivamente, são muitos os parâmetros de repulsa e se ouvíssemos os pais, um a um, com certeza encontraríamos mais! Tal como foi dito: “estão a querer começar uma obra pelo telhado”, sem pensarem em consequências e meios, apenas com a ambição política de cativar o voto! 

Quem votará num partido que prejudica seriamente a educação na nossa terra?


Nota: Mensagem enviada por e-mail por um encarregado de educação indignado....

6 comentários:

  1. Não fazia ideia de tal coisa. Que cenário triste, valorizar rituais religiosos e destruir infra estruturas ligadas ao ensino e educação. Pobre cabeça...

    ResponderEliminar
  2. Então se temos um capela mortuária em boas condições e espectacular, vão gastar dinheiro noutra, para nada e retirar as crianças do jardim de infância para as colocar noutro sitio.... Esta mal muito mal.....

    ResponderEliminar
  3. Pois está, concordo, mas à boa maneira portuguesa fala-se muito e faz-se pouco. e ainda se vota neles em todas as eleições. Hoje há assembleia de freguesia. Vamos ver se aparece algum encarregado de educação. Tá queto!

    ResponderEliminar
  4. Pois é melhor estares presente para ver, talvez a sala da assembleia seja pequena p/ os pais. Pois eles ainda não se deram por vencidos e vai ainda dar muito "pano para mangas".
    Em causa está o bem-estar das crianças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desculpem la eu sou de paços sou contra a escola sair do local aonde esta mas isto e so para saber aonde voces tem uma capela mortuaria em boas condiçoes nao tem so se for a capela da povoa mas que ha um bom sitio para se fazer uma boa capela e no terreno da casa do padre que fica dentro do adro nao ajam que estou certa deitem os olhos ao local aonde se encontra a capela mortuaria de lamas digam isso ao vosso precidente que nao tem categoria nenhuma desculpem mas tinha que dizer isto

      Eliminar
  5. Não vim aqui comentar nada sobre a futura capela,só queria saber se as pessoas que aqui comentaram,porque não dão a cara,estão com medo de represálias,ou é só cobardia?

    ResponderEliminar