domingo, 14 de outubro de 2012

Explosão de gás na Portela - Paços de Brandão mata uma pessoa


 Actualização:


O Engenho informa que o funeral de Rui Marques, realiza-se esta terça-feira pelas 18 horas na Igreja paroquial de Paços de Brandão. 


In JN:

 

Rui Marques: 06/07/1975 - 14/10/2012

De acordo com a notícia do JN, e com testemunhos a que o Engenho teve acesso, este domingo de tarde revelou-se trágico na Portela em Paços de Brandão. Uma explosão de gás numa habitação provocou 1 morto, 1 ferido com queimaduras graves e uma menina, filha da vítima, com ferimentos ligeiros. De acordo com o que o Engenho apurou, o acidente deu-se num anexo exterior da habitação, quando a vítima procurava apagar as chamas de uma botija e acabou atingido pelos destroços inerentes da explosão. Desconhece-se a origem do fogo.

O Engenho sabe que a vítima mortal foi Rui Marques um dos filhos dos donos da habitação, e também um dos proprietários da "Tapetauto", empresa de tapetes de automóveis também situada na Portela. Era ainda irmão da actual secretária da mesa de Assembleia de Freguesia de Paços de Brandão Sónia Marques.

Rui Marques tinha 37 anos, e deixa mulher e 2 filhos órfãos, desde já o Engenho endereça os seus sinceros votos de pesar a toda a família.








«Alertado por uma vizinha, Rui Rola Marques correu para tentar apagar um foco de incêndio numa botija de gás em casa do pais. Um amigo e a filha mais nova (seis anos) seguiram-no. Uma explosão roubou-lhe a vida.

A tragédia aconteceu, domingo à tarde, na Portela, em Paços de Brandão (Feira). O amigo e padrinho do filho mais velho da vítima mortal sofreu queimaduras graves e foi transportado para o hospital de Coimbra. A menina, Cristina, de seis anos, teve ferimentos ligeiros. 

A botija de 45 Kg que explodiu estava junto a um anexo, no exterior da casa dos pais de Rui, que tinham ido a Arouca visitar um irmão internado. Uma vizinha, ao dar conta do fogo na garrafa de gás, alertou Rui, residente na mesma rua, que decidiu intervir. Com uma mangueira tentou apagar as chamas, mas a botija explodiu. O homem, de 37 anos, foi projetado cerca de 10 metros e morreu no local.   

Um amigo - Carlos Eduardo Valente Almeida, 31 anos, de Canidelo, Gaia - acabou por ser atingido pela explosão. Apesar de não ter perdido a consciência, ficou em estado grave, com queimaduras graves na face e mãos, segundo o comandante dos Bombeiros da Feira, Manuel Neto. A pequena Cristina, que seguiu o pai à casa dos avós, sofreu queimaduras ligeiras nas costas.   

Desconhece-se com exatidão se seria a garrafa de gás ou o tubo de ligação que estaria a arder, quando Rui Marques tentou intervir. "São causas difíceis de apurar, mas descobre-se", afirmou o comandante, não excluindo uma possível fuga de gás. Perante aquela situação, a vítima "devia ter chamado os bombeiros e ido embora", sublinhou.   

"Foi um estrondo tremendo. A minha casa abanou toda", contou Margarida Sousa, que mora uma rua à frente do local da explosão. A vizinhança aglomerou-se. Para os muitos familiares que logo acorreram, em choque, foi pedida ajuda psicológica.  
Rui Marques era um dos proprietários da empresa criada pelo pai, Tapetauto, também na Portela, e irmão da atual secretária da mesa da Assembleia de Freguesia de Paços de Brandão, Sónia Rola Marques. Pertenceu ainda à comissão fabriqueira de Paços de Brandão. Deixa dois filhos pequenos e a esposa.»

2 comentários:

  1. É uma situação lamentável! Ficamos sem palavras para comentar.
    Força e coragem para a famíla nesta hora de dor, e rápidas e francas melhoras aos feridos no mesmo incidente.
    Paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  2. Inacreditável....


    Tanta dor meus caros...

    ResponderEliminar