domingo, 28 de outubro de 2012

Júlio Oliveira - Uma história Brandoense

Quem é Júlio Oliveira?

Foto antiga de um familiar de Júlio Oliveira
Há cerca de 1 ano atrás, uma leitora deste blog no estrangeiro, contactou-nos através de Facebook e pedia ajuda ao Engenho para tentar encontrar  parentes seus  em Paços de Brandão. Estes tinham como elo de ligação, precisamente Júlio Oliveira, e cujo contacto há muito se havia perdido.

Nos inícios do século XX, e num período em muito semelhante ao que vivemos  hoje, foram inúmeros os Portugueses que para terem uma vida melhor, se viram obrigados a rumar para outras paragens. Júlio Oliveira foi mais um desses aventureiros que deixou a sua terra natal e partiu também, no seu caso, a aventura levou-o até ao Brasil. Este Brandoense lá se instalou pelas terras Brasileiras, onde casou,  teve filhos e ficou até ao fim dos seus dias, sem ter nunca mais regressado à terra que o viu nascer.
Apesar disto, e durante muitos anos, manteve o contacto por escrito, de forma mais ou menos regular, com os seus familiares de cá. Após a sua morte, esse contacto continuou através do seu filho. Porém, com o passar do tempo, as cartas foram diminuindo, até que um dia, com a morte deste filho de Júlio, simplesmente acabaram. Apesar dos esforços levados a cabo de cada um dos lados do Atlântico na busca recíproca de informações, parecia que o elo familiar deixado por Júlio havia simplesmente terminado.

Esta história poderia findar-se aqui, não obstante, o que queremos realmente contar, e bem mais importante, é  sobre o significado e o valor  que por vezes damos à nossa família  e às nossas origens!

Pois bem, quis o destino que a história de Júlio se cruzasse também com a história deste blog -  o Engenho no Papel. E agora que passam 3 anos do nosso nascimento, faz todo o sentido contar a epopeia emocionante levada a cabo pela neta de Júlio, a qual nunca desistiu de procurar o elo familiar que a ligava a Paços de Brandão e recuperar o legado do seu avô.

Como tínhamos escrito em cima, há cerca de 1 ano atrás, era solicitado pela neta de Júlio via Facebook, que o Engenho publicasse um foto antiga (a mesma que aqui trazemos hoje como ilustração), na tentativa de que fosse reconhecida por alguém em Paços de Brandão, e talvez a pudesse levar a encontrar os seus  familiares desaparecidos. Uns meses antes, já essa neta, tinha viajado até nós desde os EUA (onde agora reside), mas as suas buscas goraram-se infrutíferas, uma vez que as pessoas contactadas nada sabiam dizer sobre Júlio. Por isso, esta, seria mais uma tentativa no seu esforço, para encontrar o elo perdido que a ligava a nossa terra.

Após algumas trocas de escritos, e em vez dessa publicação solicitada, no Engenho, decidimos dar uma ajuda mais directa através dos nossos colaboradores. Estes começaram por realizar uma busca nos seus familiares, que pudessem levar a encontrar o misterioso Júlio Oliveira. Contudo, após alguns avanços e recuos, durante cerca de 2 meses, as pistas seguidas, só levavam a becos sem saída.
Mudada a estratégia, alargamos os contactos a alguns Brandoenses mais velhos, e mais conhecedores das nossas gentes, e foi então que com a ajuda de um deles, se fez alguma luz ao fundo do túnel! Alguém reconheceu Júlio! Parecia que finalmente se ia desfazer o mistério, descobrindo-se o elo perdido que este havia deixado na nossa terra, e com isso, a sua neta poderia reunir-se aos seus parentes deste lado do Atlântico. E assim acabou mesmo por suceder no início deste ano de 2012, servindo o Engenho com todo o gosto, de ponte de ligação na reunião desta família.

Se há momentos em que nos podemos orgulhar, e até nos emocionar, pela criação deste blog, esse foi ajudar na reunião de uma família Brandoense desencontrada há anos!

O propósito do Engenho no papel, foi sempre o de levar Paços de Brandão mais longe, e de facto, com esta história que hoje aqui trazemos, podemos dizer com convicção: Conseguimos!

Mas acima de tudo, aquilo que realmente nos move, é sabermos que com o nosso trabalho (completamente altruísta, e que por vezes é mal entendido e mal aceite por alguns), conseguimos que a grande família que somos nós, os Brandoenses espalhados pelo Mundo, se sintam um pouco mais perto de casa através do Engenho no Papel!

Para todos esses nossos leitores, mas em especial aqueles que estão espalhados pelo Mundo, aqui fica o nosso sentido agradecimento por nos acompanharem na sua leitura ao longo destes 3 anos!

1 comentário:

  1. É realmente impressionante esta história!
    As ligações de internet pelo mundo têm destas coisas... e aproximam as pessoas, ainda que seja à distância geográfica. Mas pelo menos esta família poderá fazê-lo agora pessoalmente já que se encontraram! E que acima de tudo prevaleça a proximidade no coração destas pessoas e não apenas por este veículo que são as chamdas "redes sociais", em que as pessoas cada vez se falam mais pela net e não a tomar um café...

    ResponderEliminar