segunda-feira, 6 de agosto de 2012

S. Paio de Oleiros - O pescador que virou jardineiro

Quando nos ocorre pensar em poder autárquico, ou seja, Presidentes de Junta de Freguesia, regra geral o que nos vem imediatamente ao pensamento são: Buracos e as ervas nas valetas das ruas, a sinalética vertical, o cemitério e pouco mais. O que estamos certos não lembrar a ninguém, (ou pelo menos a uma grande maioria), seria a destruição de espaços lúdico.

Pois bem, em São Paio de Oleiros, o edil local e nosso vizinho, possivelmente derivado de um desaire ou frustração como pescador, decidiu acabar com um chafariz e com os peixes lá existentes de uma assentada só, e possivelmente converter-se à jardinagem! 

Não é que estas transformações até sejam muito relevantes, porém, e segundo alguns relatos que chegaram ao nosso blog, a forma que foi usada para renovar um velho chafariz existente no largo junto da Igreja, e sobretudo o destino dado a algumas centenas de peixes que lá habitavam. É que é alvo de censura e reparo de todos.

Quando numa manhã iluminada "Davidinho pescador" decidiu acabar com o peixedo (não a peixeirada) em terras Oleirenses. Pura e simplesmente abriu a torneira do lago e despejou tudo na sarjeta da rua, sem qualquer preocupação ou pudor de os pobres animais, indefesos e incapazes de "voar" para outro charco (até porque os peixes não voam) ficassem ali prostrados e condenados a asfixiar até morrer.

As sociedades ditas modernas e evoluídas,  como supostamente  é a nossa, e na qual se inclui com certeza Oleiros e o seu Presidente de Junta. Pressupõem a não adopção de comportamentos e atitudes consideradas genericamente de bárbaras e desumanas. E onde se inclui o respeito pelos animais, sobretudo pelos de estimação ou ornamentais, que por não servirem o propósito da alimentação humana, são para deleite e desfruto das pessoas que os admiram, como disso é exemplo os peixes.

Isto que se passou em Oleiros, mais não foi, que uma mostra néscia de barbaridade fútil, e completamente desnecessária, para com uns seres que de forma generalizada são alvo de admiração e simpatia de todos nós: os Peixes. E se dúvidas existem, podem constatar-se aqui bem perto, no Europarque, as romarias que  se fazem  para os  ir alimentar aos fins de semana.

O Presidente da Junta David Rodrigues deveria saber melhor que ninguém, que actos deste calibre são completamente inaceitáveis, e por isso deveria pedir desculpas aos Oleirenses pelo que fez.
E talvez no lugar de ter construído um jardim em forma de "bolo de anos" - Como já é conhecido no antigo chafariz. Talvez lhe tivesse ficado bem melhor, investir este dinheiro, na limpeza e tratamento da água que lá existia, e com isso contribuir para a preservação e bem estar dos peixinhos...que afinal não são culpados das frustrações alheias....

5 comentários:

  1. O meu comentário passa por assinar em baixo de tudo quanto foi dito sobre este "bolo de aniversário". No entanto a Junta de São Paio de Oleiros não está de parabéns... Se a intenção foi se "auto-parabenizarem", estão redondamente equivocados. Têm que promover um trabalho realmente condigno e esperar que sejam congratulados por terceiros!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber se após a descrição sucinta dos factos que levaram à escrita deste post, existiu algum envio de carta de reclamação à junta de freguesia de S.Paio de Oleiros ou se apenas se ficou pela simples injúria do presidente actual.
    ( E sim, a carta de reclamação não irá pôr de novo os peixes no lago,já todos estão conscientes disso. )
    Melhores cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro CP:

      Não foi, não é, nem nunca será prática corrente deste blog enviar cartas a Presidentes de Junta, (não há orçamento para selos!) ainda para mais vizinhos da nossa terra... Injúria seria se ninguém tivesse visto os peixes a sufocar no esgoto que dá para a estrada, como viram muitas pessoas, e sem parafrasear aquilo que certamente os animais quereriam dizer ao edil Oleirense, (não sabemos linguagem de peixe, o Engenho limitou-se a contar factos. Quanto a colocar novos peixes no lago, creio que o estimado leitor CP não deve ter entendido a ideia do post, o que se pretendia aqui referir, é que o trato aos animais foi desajustado, o expectável seria a sua recolha e entrega a uma organização de protecção animal. A obra em si é da responsabilidade do executivo relva, pedras ou terra e sem peixes é com eles que deve conversar. Em todo caso, estamos disponíveis para publicar algum tipo de explicação que nos chegue por e-mail da Junta Oleirense. Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito bem, sendo assim apoio sempre este tipo de iniciativas!
      O que aliás é de louvar a atenção, ainda para mais tendo sido feito por um vizinho conterrâneo das terras de SMF.
      Mas deixo só o apontamento para futuros comentários de cidadãos de SPO, que ao invés de apenas praticarem a crítica virtual, que demonstrem o seu desagrado e comuniquem directamente às entidades responsáveis! Que sejam pró-activos para que de futuro estes e outros casos de indignação, ao existirem sejam analisados e futuros factores decisivos nas próximas eleições!
      Embora compreenda a revolta, a minha falta de solidariedade com esta situação não me impele a escrever semelhante carta, mas quando algo que me indigne surja serei o primeiro a fazê-lo!
      Melhores cumprimentos e uma boa continuação do blog!

      Eliminar
    3. afinal nâo á falta de emprego para muita gente, o sr presidente consegue no mesmo ano dois, de pescador passou a jardineiro
      o que se seguirá? talvêz calceteiro fiacaria optimo! para calcetar a rua da igreja e valado.
      mas sem peixes pelo meio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar