sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Resumo da Festa dos Arcos 2012





A festa dos Arcos voltou a não ter o brilho dos anos anteriores, com muito menos afluência, possivelmente devido á Viagem Medieval que decorria na mesma data. Não obstante, os arcos continuaram muito bonitos, coloridos e versavam temas muito interessantes, de que se destacam o de S. Cipriano (arco vencedor), os Ricos e Pobres, (que era também uma homenagem á Sra. Quina, que faleceu o ano passado e que ficou em segundo) o Sol, a estação de Paços de Brandão; os 100 anos do Titanic; o Fado, Património Mundial; um em cortiça que tinha uma imagem do Castelo da Feira e um arco com decorativos de cortiça.

Um facto curioso, mas positivo, a registar (até porque todos pensavam moribundo), foi a presença de dois pares do “Grupo da Joaninha”, na chegada dos arcos juntamente com o Grupo dos Zés Pereiras de Baião.

Esta festa ficou ainda marcada pela presença inédita de uma barraquinha onde se encontravam em divulgação das suas actividades os estabelecimentos de ensino Brandoenses Instituto Superior (ISPAB) e a Escola Profissional (EPPB). Este espaço era também partilhado pelo CDC – Centro de Desenvolvimento de Competências, com os cursos de Formação.

O Programa proposto este ano pela comissão, não desiludiu, porém está muito aquém de anos anteriores. Isto leva a pensar uma vez mais, até que ponto não seria positivo uma agregação das festividades Brandoenses (Festa da Póvoa e Festa dos arcos). Talvez desta forma tivéssemos uma festa mais atractiva para nós, e sobretudo servisse de cartão-de-visita aos que se deslocam de fora da freguesia. Fica novamente o repto aqui do Engenho!

A noite de folclore foi, talvez o ponto mais positivo deste programa 2012, contando com a prestação de excelência que nos proporcionaram os grupo: “Vindimeiras de Mamarrosa” de Oliveira do Bairro; “Santa Marta de Portuzelo” de Viana do Castelo e “Ribeira de Santarém” de Santarém.
A cereja no topo do bolo, surgiu mesmo no final desta noite de folclore, quando se ouviu tocar nos altifalantes “A Rusga” cantada pela saudosa Dª Joaninha. E eis que, sem nada o fazer prever, alguns dos antigos elementos do seu grupo saltaram literalmente para o palco, e ao som da sua música, recriaram algumas das danças de “Como elas cantam e dançam em Paços de Brandão”, fazendo recordar com saudade os bons momentos ali vividos de outrora.

Já no que concerne á ornamentação das ruas, continuam a ser muito pobres, sobretudo, quando comparadas com outras aqui bem perto, mas é o que temos.

Os andores este ano, infelizmente e teimosamente, continuaram no mesmo sítio (o salão) arredados do local que sempre tiveram, ou seja a Igreja! Igreja esta, que pelos vistos até se manteve aberta ao público durante o período que durou as festividades.

Em conclusão, esta Festa continua a valer sobretudo pelos seus arcos, quanto ao resto, infelizmente, é cada vez menos atractivo. Desejamos sinceramente que esta situação se inverta no ano de 2013, pois acima de tudo, o mais importante é não deixarem morrer as tradições em Paços de Brandão.

16 comentários:

  1. Quando vão colocar as restantes fotografias dos andores e da festa em geral ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotografias que possuímos com alguma qualidade dos andores já foram partilhadas, infelizmente o salão paroquial criou contrastes de luz traseira péssimos, e como tal não se conseguem ver os detalhes dos adores, infelizmente a teimosia sagrada não permite colocar os mesmos na Igreja, que é afinal o seu lugar! Assim sendo, publicar imagens de má qualidade, seria desvirtuar os mesmos, porém, caso nos cheguem mais imagens e com melhor qualidade, faremos a partilha. Obrigado

      Eliminar
  2. Desculpem-me mas a procissão deste ano esteve magnifica e não fazem referência a isso.
    Os andores estavam lindos e muito bem organizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o Engenho não têm o dom da ubiquidade, como tal, não pode estar presente durante a procissão. Por esta razão, a opinião formada e que deu origem a este texto não contemplaram esse facto. No entanto a expressão da sua opinião certamente ajudarão os leitores do engenho a terem uma ideia do que se passou na procissão. Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ja vamos no dia a dia sendo confrontados com a triste parcialidade presente nesta pagina, na verdade tanto a procissão da festa da Sr da livraçao como agora a da festa de S.Cipriano foram das melhores que, até ao presente se viu tanto na organização como no asseio .Para o ano dispensa-va a presença dos cavalos do GNR,quanto ao resto 5 estralas

      Eliminar
    3. Há parcialidades que por mais imparciais que queiramos ser, somos simplesmente incapazes de entender! Nem todas as pessoas apreciam procissões, pelo que nem todas as pessoas fazem questão de as presenciar. Como tal, se num cenário global que foi a Festa, não emitimos opinião sobre um detalhe que é a referida cerimónia, porque nenhum dos colaboradores deste blog a presenciou, foi precisamente para manter a imparcialidade! Mas venham as fotos, e os comentários dos nossos leitores que lá estiveram, e publicaremos com todo gosto...
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Caríssimio anónimo das 15:41 do dia de hoje (3 de Setembro): não vejo, nem leio parcialidade nenhuma nesta página... Se gostou das procissões a que se refere ótimo, limite-se a comentar isso!
      Qualidade de zero estrelas para o seu comentário! E sim, estou a ser parcial!

      Eliminar
  3. Nota: ao contrario do que se le, a associacao "Grupo Etnografico e Coral Como se Canta e Danca em Pacos de Brandao" ( "Grupo da Joaninha") , nao se fez representar por nenhum dos seus elementos acompanhando a chegada dos Arcos!!
    Tratou-se tao-somente de mera assistencia fantasiada com o traje da Associacacao !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenha vergonha de dizer uma coisa dessas..... Os Trajes Tradicionais de Paços de Brandão não são nenhum disfarçe, são uns excelentes Trajes... E acho muito bem as pessoas mostrarem-se com o Traje na Festa da Terra, é lindissimo e NÃO É PARA ESTAR GUARDADO, visto que ninguém quer saber.... POUPEM-ME MEU DEUS.....

      Eliminar
  4. Boa noite. Lendo o comentário ao texto da Festa dos Arcos, onde o"Grupo da Joaninha" é referido, pude reparar que anda alguém ressabiado...... Porque se a Associação "Grupo Etnografico como se Canta e Dança em Paços de Brandão" existe, não tem tido actividade....notória ou então anda escondida........
    Se consideram que os dois pares vinham fantasiados, então que roupas é que o Grupo usa.... ? Poupem-me!!!!!! Consideram que estas roupas são de Carnaval?... para dançar e mostrar as tradições de Paços de Brandão? Se é assim, porque não vieram trajados acompanhar os Arcos? Se estão vivos mostrem-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, faço das suas as minhas palavras...

      Eliminar
    2. Os trajes de Paços de Brandão, as músicas, cantares, danças e etc... é de TODOS NÓS, É NOSSO, É DOS BRANDOENSES. Visto que ninguém anda para a frente com o Grupo alguns o estam a fazer de novo, e tem todo o meu apoio.

      Eliminar
  5. ninguem faz comentario á noite do CANARIO e amigos ...,teria passado sem ninguém dar por isso o espetaculo que prendeu tanta gente durante quase hora e meia,brejeiro mas ordinarice depois do Ranch de Santa Marta .O Minho esteve bem em Paços

    ResponderEliminar
  6. E muito bem representado por sinal. Infelizmente, o que está a render são mesmo um certo tipo de brejeirices.. e não se dá valor ás coisas com qualidade como foi o caso dos grupos que ai estiveram. Não só o Minho , mas também o Ribatejo. Uma noite excelente de folclore.

    ResponderEliminar
  7. Tenho de falar na estupidez de algumas pessoas acharem que o sítio dos andores quando são enfeitados estarem expostos na Igreja. É óbvio que quando se trata de expor andores não é em lado nenhum minimamente civilizado dentro da igreja, até porque muitas igrejas não têm capacidade para expor os andores. Em várias paróquias, os andores são expostos no dia da procissão e na maior parte nos adros fora da igreja. Aqui em Paços de Brandão os andores são colocados na véspera e, graças a Deus temos sítio para os colocar. Dentro da igreja, muitas vezes ao sábado à noite mais parecia um café ou uma sala de encontro, onde se falava, ria, criticava ou simplesmente passeava. Haja respeito e desta forma quem quer ver os andores vê, quem quer falar fala e quem quer ver a igreja, rezar ou simplesmente meditar, já é possível.
    Bem haja quem teve o bom senso de alterar as coisas.

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus, quem será esta criatura de mente tão curta? Como pode chamar os outros de estúpidos, quando comete tamanha "burridade" ao dizer que o lugar dos andores não é na Igreja? Por um acaso havia concurso de andores? Ou foram enfeitados para irem em desfile na procissão? Que eu saiba o acto de procissão é por si só um acto religioso. E o seu lugar de excelência para a exposiçãoé na Igreja. Agora devo concordar consigo que realmente a estupidez pode levar-nos a dizer verdadeiras barbaridades. Então porque as disse? Apenas concordo consigo no facto de haver tanta conversa e balbúrdia na Igreja. Mas isso já vai da conduta de cada um... ou falta dela.
    Já agora, permita-me outro reparo: não é graças a Deus que têm outro sítio para colocar os andores; é graças ao dinheiro dos brandoenses!

    ResponderEliminar