quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Quando um homem sonha muito, a obra mete água!

Após uma investigação demorada e altamente científica (cerca de 6 minutos e 13 segundos para ser mais exacto),  realizada pelo Engenho, verificou-se que os Adágios Populares já não são aquilo que eram! Pelo menos no Concelho do Castelo da Feira, senão vejamos:

Casa de Ferreiro espeto de pau, está bem, mas e quando é em casa de Informático? Pensará o nosso leitor "Casa de Informático - pendrive USB! Pois mas não é! Pelo menos em terras nossas vizinhas de São Paio, onde o Presidente Davidinho Pescador, (ou trolha) em vez da pendrive USB, usa antes a colher de trolha e talocha!! Isto não está bem pois não? Nada disso, o Davidinho faz muita obra , por isso tem de ter as ferramentas à mão!

Por outro lado, já em Terras de Brandão, na casa do Mino, que até é mesmo trolha, não temos a colher e talocha, e também não temos a pendrive USB. Temos sim, um busca-pólos de electricista! Isto porque  quando ganhou as Eleições para a Junta, o seu antecessor , Inginheiro Carvalho, tinha descoberto a forma mágica de inverter a produção hidroeléctrica, em que postes de luz dão água! E o Mino quis seguir-lhe as pisadas, e além de manter esta fonte única, até já aprendeu a apagar alguns lampiões.

Tudo isto com a magnânima supervisão, do capataz dos lados do Castelo, que costuma a inventar lapiseiras que dão  luz em períodos eleitorais!

Com este grande estudo, o Engenho conclui que possivelmente o próximo prémio IgNobel, já em Outubro, acabe por ficar em mãos Oleirenses ou Brandoenses, tais são as parvoíces que por lá abundam!


7 comentários:

  1. és de +++++++++++++++!
    mas adorei!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cobardia? Por parte de quem? De quem trás as "coisas" a lume e à luz de todos? Sabe, o Salazar já morreu, caiu de uma cadeira... Se bem que estamos bem pior que no seu tempo!
      Caro JP, o seu nome dava uma sigla interessante: Já Participava mais ativamente na sociedade!

      Eliminar
    2. Lamentavelmente, não domino completamente estas novas tecnologias, removi acidentalmente o meu comentário. Contudo reafirmo tudo o que disse:
      “Parvoíce pegada. Cobardia sem nome…”
      Quanto à minha participação na sociedade foi, é e será sempre feita de forma construtiva, e com muitas centenas de horas dadas em prol da mesma. Nem todos poderão afirmar o mesmo. Parece que tem algum fetiche pelo Salazar que eu não entendo, mas respeito a sua opinião.

      Eliminar
    3. Fetiche? Cómico da sua parte, para não dizer bacoco... ups, afinal já disse!
      Acho que bem mais grave que não dominar tecnologias, é não dominar a leitra da língua materna. Não leu bem ou não quis ler bem o que escrevi... Sabe o que é ironia? Sarcasmo?
      E sabe por acaso o que eu dou ou deixo de dar à sociedade? eu posso dizê-lo de cabeça erguida, porque o faço! E apenas respondi ao seu comentário, porque tal como este, nada diz. Nem sequer explanou a sua posição face ao exposto aqui no engenho..... Poupe-me!

      Eliminar
  3. Eu gosto mais dos sonhos do Presidente da junta de Paços que do de Oleiros... São mais fixes, e menos "iluminadas", um faz, mas faz mal..o outro ao menos não faz nada e deixa tudo na mesma!

    ResponderEliminar
  4. Pois é uns não dominam a língua, outros usam a ironia e o sarcasmo!
    O Anónimo tem alguns problemas. Quando não estão de acordo consigo parte para o “chico espertismo” e chama ironia e sarcasmo à falta de educação e de respeito pelos outros.
    Não espere que todos concordem consigo e se dá algum contributo à sociedade certamente que o não fará nos termos das suas “pérolas literárias”.

    ResponderEliminar