quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os "Obreiros" de Paços de Brandão

Por estes dias, quem passar em frente à Igreja, poderá verificar que a residência atribuída ao pároco local se encontra em obras profundas! 
Mas se este reside em Rio Meão, para quê gastar dinheiro nesta casa em Paços? Apesar de a Igreja na pessoa do seu padre, e a Fábrica da Igreja estarem no seu direito de as fazer. Não é  compreensível, nem tão pouco aceitável, que em tempos onde a crise financeira é generalizada, se realizem obras desta envergadura. Tanto mais que estas com certeza só se conseguirão pagar, através de um esforço financeiro significativo da parte dos paroquianos Brandoenses.
Tudo isto revela que a Igreja, por vezes é capaz de dar o pior dos exemplos, sendo a "pedincha", muitas vezes sem recibos, que é feita ao nosso povo, servem como um péssimo exemplo do que não se deve fazer quando o dinheiro escasseia!


10 comentários:

  1. Ainda bem que aparece em Paços de Brandão quemtenta fazer alguma coisa. O que está a ser feito é sem duvida nunhuma para melhorar a nossa freguesia. Só dá quem quer.
    Quem comentou estas coisas deve em primeiro lugar ter vergonha de o fazer até porque pergunto eu:
    Para que se gastou tanto dinheiro em campos de ténis que ao contrário do que se diz, que é da freguesia, está a ser só usado pelos tenistas brandoenses, e os outros se quizerem têm de pagar e mesmo assim....
    A casa paroquial é para o padre que estiver ao serviço de Paços de Brandão e estava de facto degradada, é da freguesia
    BEM HAJA QUEM FAZ ALGUMA COISA PELA NOSSA TERRA
    Quem não faz nada para além de criticar que ganhe juízo, e já agora que mude de freguesia

    ResponderEliminar
  2. Que disparate, criticar quem faz alguma coisa para melhorar a noss freguesia.
    Tenham vergonha de falar de quem trabalha e façam alguma coizinha para além de criticar.
    Certamente que quem escreveu este artigo não é Brandoense ou melhor não é bom Brandoense. Quem faz sem ser obrigado e para o bem da freguesia merece aplausos e não criticas.

    ResponderEliminar
  3. Quem fala assim de certeza absoluta que não é católico. È notória a falta de respeito pelas pessoas que trabalham para bem da nossa freguesia. Haja respeito. Até porque quem dá, faz porque quer não é obrigado

    ResponderEliminar
  4. As pessoas não percebem a guerra surda que existe entre PB e RM por causa do padre. Como ele começou em RM e lá se instalou, as pessoas de PB, ditos brandoenses de gema, não descansaram enquanto não o obrigaram a fixar poiso tb em PB. É que PB tem de ficar sempre por cima em tudo, até na estupidez. Por isso é que para essas coisas há sempre dinheiro. Para o que faz realmente falta não. É por isso que cada vez mais a malta jovem não liga nenhuma á freguesia. Daqui a 15 anos vamos ter os senhores da freguesia sozinhos na sua quinta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A casa é para o Padre que está ao serviço da paróquia, se neste momento o padre ao serviço pertence a duas freguesias no futuro pertencerá ou não. Haja juízo, respeito e já agora educação. Seja quem for de Paços ou Riomeão. O certo é que quem escreveu este testo, educado não é certamente

      Eliminar
    2. A resposta do anónimo das 10:51 só vem dar razão à tese do anónimo das 14:47...

      Eliminar
  5. As pessoas criticam e estão no seu direito. Se a freguesia não tivesse necessidade de mais nenhuma obra e, se a que se está a efectuar, na casa paroquial, fosse de primeira necessidade, nada a opor; mas não, senão vejamos:
    - Não seria mais vantajoso para a freguesia o início das obras de uma casa mortuária?...Será que para esta obra (Casa Mortuária) as finanças da Paróquia estão em crise?...Então levanto a questão, o porquê de se estar a efectuar um restauro de um edifício para ficar sem inquilino?...Será mero capricho de quem gere os destinos da Comissão Fabriqueira?...Será que a casa estava mesmo a necessitar da intervenção que está a ser efectuada?...Em tempo de crise e quando toda a gente anda a contar as moedinhas, para ver se elas chegam até ao fim do mês, será correcto fazer tais obras?...Será que a Comissão Fabriqueira tem dinheiro a mais?...Se o tem, e, no momento que Portugal atravessa, não seria melhor empregá-lo em favor de qualquer instituição de solidariedade?...Espero que todos aqueles que se apelidam de «bons católicos», revejam as suas opiniões e meditem na situação actual, em que muitas pessoas já estão a passar necessidades de toda a espécie, incluindo fome, e nós, só por se querer ser «Bons Brandoenses», apoiemos o esbanjar de dinheiro em obras que podiam esperar ainda muitos anos para se realizarem.

    ResponderEliminar
  6. Boa residência em Rio Meão e casa de Férias em Paços de Brandão ... A culpa não é do Padre é do povo de Rio Meao e Paços de Brandão, pois muitos falta o pão em casa mas têm dinheiro para o padreco

    ResponderEliminar
  7. Para que não se iludam os doutos e iluminados que ruminam pelas arcadas da Igreja. A casa do padre é da Igreja, da diocese e como tal o usufrutuário é exclusivamente os Padre e aqueles que lhe convierem. A freguesia (as pessoas) apenas são tidas e achadas para pagarem as obras que lá são feitas, numa espécie de "beija mão" ao estilo "Cerejeira" de outros tempos. Estupidificações à parte, a Igreja, aqui na pessoa do Padre, é livre de fazer as obras que quiser, o que é questionável é a sua oportunidade em tempos de crise económica, e acima de tudo, na envergadura das mesmas! Não parece que a casa estivesse assim tão má ao ponto de precisar ser totalmente reconstruida! Enfim, vamos ter muito peditório pelas portas e muito lencinho da "nossa senhora" a pagar obras luxosas em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo! Haja vergonha dos ditos Cristãos Brandoenses... Reza a Bíblia que Jesus despiu-se dos luxos e materialismos.... Dêem exemplo daquilo que apregoam todos os domingos, pois a realidade é bem diferente!

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos, o que se passa em Paços de Brandão e Rio Meão é simplesmente anedótico. Será que nestas localidades não há reformados e pessoas desempregadas e jóvens à procura do primeiro emprego?...Será que ninguém foi afectado com a sobretaxa de 3,5% e com os cortes do subsídio de férias e de Natal?...Se são ricos e estão prontos a subsidiar duas habitações para a mesma pessoa viver, (vulgo Padre das referidas Paróquia), então também vou fazer um pequeno peditório,já que estão em curso nada menos do que três, Festa da Póvoa, Festa dos Arcos e Casa Paroquial, é mais um...pois preciso de dar uns «cobres» às Finanças, referente ao IRS de 2011 e que me leva nada mais do que perto de três meses da minha pensão, e como se isso não chegasse, eis que surge a notícia de que o IMI (vulgo contribuição autárquica) irá sofrer um aumento muito considerável. É pois lógico que faça um pequeno peditório, cujo resultado será aplicado em donativos para as Festas da Póvoa, dos Arcos e Casa Paroquial. Peço imensa desculpa, por só me restar esta solução para ser considerado «Bom Brandoense» e acima de tudo ser «Cristão», caso contrário, e se for mal sucedido, tenho que cortar na minha alimentação, remédios, etc., para satisfazer os caprichos de uns tantos «senhores», que, esses sim, são «bons católicos» e «bons brandoenses», e, que parece que a crise lhes passa ao lado.

    ResponderEliminar