quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Considerações sobre a História de Paços de Brandão

Quando em 2010 o Engenho tomou conhecimento dos "Apontamentos sobre a história de Paços de Brandão" do Sr. Carlos Varela, imediatamente se tornou óbvio que este era um assunto que deveria ser alvo de um debate e reflexão mais abrangentes. 
Como tal, esta matéria mereceu desde logo a nossa maior atenção, tendo sido amplamente abordada   pelo  blog, através de inúmeros artigos onde eram explanadas algumas reflexões sobre as nossas origens.
O intuito do Engenho foi sempre o de se criar uma plataforma de discussão sobre o tema, que pudesse originar uma explicação mais esclarecedora e fidedigna entre os estudiosos e doutos da matéria.
Agora que vai ser editado um livro "APONTAMENTOS HISTÓRIA DE PORTUGAL E LOCAL Paços de Brandão (IDADE MÉDIA)", estamos em crer que é chegada a altura desse debate. Assim sendo o Engenho uma vez mais toma a iniciativa e lança o repto:
Porque não o nosso o Notícias de Paços de Brandão  organizar uma tertúlia ou debate  com o tema: "História de Paços de Brandão"?
O local poderia mesmo ser a sede do CiRAC, e juntaria á mesma mesa todos os estudiosos e amantes da temática sobre as origens Brandoenses, servindo o seu Jornal de mediador. Esta iniciativa, além de procurar ser um serviço de esclarecimento prestado à comunidade, seria também uma óptima forma de revitalizar e promover o nosso tablóide.
No que a este blog possa eventualmente dizer respeito, desde já estamos disponíveis para colaborar na organização e divulgação do evento, caso assim nos solicitem.
Independentemente do que possa vir a acontecer, o Engenho continuará a acompanhar este assunto, que promete gerar muita controvérsia e paixão!

Sem comentários:

Enviar um comentário