sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

BE - Defendeu na AR o não encerramento da Linha do Vouga

Enviado por e-mail:

Bloco de Esquerda voltou a defendeu na AR o não encerramento da Linha do Vouga
O Bloco de Esquerda levou a debate na Assembleia da República uma iniciativa legislativa que pretendia impedir o encerramento da Linha do Vouga. O deputado Pedro Filipe Soares referiu que “A Linha do Vouga não pode ser encerrada, conforme o Governo definiu no Plano Estratégico de Transportes”. O deputado bloquista referiu que o Governo só quer ver parte da realidade: “O Governo já reconhece que a Linha do Vouga é a é a linha ferroviária de via estreita com menor custo por passageiro/km. Mas o Governo não diz que o Vouguinha aumentou em 30% o número de passageiros desde 2010, como resultado de uma melhor adequação da oferta à necessidade das populações. Do que o Governo se esquece é das populações e da mobilidade que o Vouguinha lhes oferece e agora o Governo quer encerrar”.
As externalidades económicas positivas desta linha foram também referidas, com ênfase para as “mais-valias ambientais, o desenvolvimento da economia local e na produtividade e coesão sociais, e a redução de importações”.
Sobre as propostas dos restantes partidos, Pedro Filipe Soares indicou que “não há qualquer outra decisão que possa sair deste debate que não a condenação do encerramento da Linha do Vouga. O PSD e o CDS querem mais estudos, mas falham o essencial, porque não impedem o encerramento. O Bloco de Esquerda considera que o encerramento leva a uma política de fato consumado, e não estudo que depois lhe dê a volta. Tudo pode ser estudado, mas o Vouguinha não pode ser encerrado”.
Os partidos que sustentam o Governo, PSD e CDS, votaram contra a proposta do Bloco de Esquerda, chumbando o projeto. Esta é uma situação típica, daqueles que em Lisboa se esquecem das promessas que fazem em Aveiro. A votação mostra bem como quando é preciso defender os interesses dos habitantes do distrito de Aveiro, não se pode contar com os deputados do PSD e CDS.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário