quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval de Paços de Brandão 2012 - O discurso do Rei



Discurso de sua Alteza Real do Carnaval de Paços de Brandão 2012: 


MEUS CAROS SÚBDITOS, FOLIÕES, CONCIDADÕES E BLANDÕES :

Apesar da tão falada Crise, e mesmo com alguns súbditos em trabalho forçado, cá estamos uma vez mais reunidos neste dia Carnavalesco, e com isto prosseguir com a minha tradição de enterrar o Entrudo!

E por falar em enterros, ainda bem que este dia calha sempre a uma terça-feira! É que aqui no meu Reino de “padre a meio-tempo”, se fosse ao domingo não tínhamos funeral! 

Quero então saudar-vos a todos por aqui estarem reunidos, e também aproveitar para partilhar convosco algumas das minhas preocupações, e acções neste ano que decorreu.

Meus queridos súbditos, hoje quero vos falar de uma visão, uma iluminação fantástica, que eu tive durante um sonho! 

Dormia tranquilo uma bela noite, quando despertei sem saber bem porquê. Tudo parecia ser apenas o barulho habitual das discotecas na zona Industrial ao fim de semana! Mas após várias tentativas, contando carneiros primeiro, e as lâmpadas fundidas no reino depois, continuava sem conseguir dormir. E foi então que me ocorreu experimentar contar os pinheiros cortados mim! 

Não adormeci, mas foi então aí que eu vi a luz! 

Meus estimados foliões, Blandões, apagões e outros iões! 

A luz que eu vi era bela! Mas não era amarela, como a de uma pilha-eléctrica! Ou sequer vermelha, como o STOP da Tractor que comprei para o Povo! 
Não, esta luz era ESVERDEADA! Mas atenção,não era nem “esverde” Sporting, nem igual ao do nosso Paços. Ou tão pouco como daquele livro que anda agora para aí, e que diz que o meu reino vai ter de juntar-se a Oleiros, ou deixar de existir!

Nada disso… Aquilo era assim do género de um belo “ESVERDE pinheiro”!

Sim, Pinheiro. E por isso vi logo que aquilo era um sinal! Um Aviso qualquer!

Há 2 anos, quando mandei deitar a baixo quase tudo o que era verde na Quinta do Engenho Novo, eu errei! Sim, errei!
Eu que pensava também que quase nunca errava, e poucas vezes tinha dúvidas, desta vez enganei-me!

Andava convencido que era já no Verão do ano passado que podia ir assar umas fêveras e fazer um piquenique na Quinta. Mas descobri que aquilo afinal era mais como um Deserto “Jamez”!
Tórrido, cheio de pó e apenas com uma espécie de Oásis verde no meio. Que são as palmeiras do Clube de Ténis! 

Por causa disto decidi emendar o meu erro, e ordenei que fossem plantadas na Quinta, bem como no reino, árvores e erva por todo lado! Tal como  podem já ver.

Com isto, estou certo que lá para o ano 2045, a Quinta do Engenho Novo volta a ficar bonita, e vamos todos poder voltar a lá "piquenicar"!

Mas esta luz verde tomou conta de todos os meus pensamentos. Com ela até aprendi o que é reciclar! 

Como tal, comecei a partilhar esta ideia com todos vós, e verifiquei uma adesão massiva!

Como todos já viram, os ecopontos do reino estão sempre cheios! Graças a mim, os Brandoenses não hesitam em meter lá todos os tipos de coisas para reciclar! Nem mesmo as que não devem, apesar dos meus cartazes explicativos.
 Mas o que importa é reciclar, pensar verde, assim como eu!

O meu entusiasmo por reciclar é agora tão grande, que desisti da Alameda do Engenho, e transformei aquilo num aterro de entulho!

Alguns passeios nas ruas do Reino estão também a ser reciclados, e plantados. E  a coisa até me está a correr bem! 
Pelo menos está melhor que nas estradas! Quanto a essas, também conto só lá para o ano 2045 as poder reciclar!
É a crise!

E foi esta maldita crise que me tramou com o Bar do Arraial!
Eu tinha tido já uma grande e brilhante ideia para aquilo, e até já havia para cima de muita gente interessada no Bar! Mas voltei a errar! Não devia  ter dito o preço! Pois com a malta toda tesa por aí,  a debandada foi geral, e fiquei eu com a criança no colo. 

E ainda para mal dos meus pecados, andam agora por cá uns mafarricos a chatear-me a cabeça, gritando aquela música do Badaró: “Ó Abreu dá cá o meu!” - Mas aqueles tolos não sabem que eu não sou o Abreu porra!

Mas queridos subditos, também aqui luz esverde me deu ideias  para resolver isto! E hoje vou aqui  partilhar convosco o que me ocorreu!

Ando há quase uma eternidade à espera que o padre a "meio-tempo" cá da terra, me traga uma boa nova da Santa Sé, e com ela eu possa finalmente cumprir a minha promessa de criar uma capela funerária dentro da Igreja, que seja digna do povo do meu reino grandioso!

Mas com ele aquilo nem ata nem desata. Estou já farto de tanta espera e tanto atraso e correrias atrás de Bispos. Acabou-se!

Antes que fique tudo pela hora da morte já tomei a minha decisão! E com ela vos garanto, vou matar dois coelhos com uma cajadada só!

Eu já sei como é que vou finalmente ressuscitar o Bar moribundo do Arraial! 

Vou meter lá a capela, e  criar o primeiro Bar Fúnebre do reino! 

Agrada-se a todos! Aos vivos e até os falecidos!

Para o ano o vosso rei, promete cá estar novamente, e trazer mais obras e ideias para o Reino! 

Até porque 2013 vai ser ano de ir deitar o voto para a junta do Reino, e por isso, vou ter de me esmerar nas promessas! 

Até para o ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário