sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

BE - Mais trabalhadores à beira do abismo social

Enviado por e-mail:

A empresa de calçado Carpex - Comercial Calçado, Unipessoal, Lda., têm vários salários em atraso. Esta empresa está sediada na Rua Godinha, em Escapães, concelho de Santa Maria da Feira.

Os trabalhadores desta empresa ainda não receberam a totalidade do subsídio de férias do ano passado e o subsídio de natal ainda não foi pago pela empresa. Para além destes atrasos, a empresa ainda não pagou aos trabalhadores a totalidade do mês de Novembro e falta o pagamento da integral do salário do mês de Dezembro. Tudo indica que os atrasos se irão alastrar ao pagamento do salário do mês de Janeiro.

O Bloco de Esquerda tomou conhecimento de diversas queixas por parte dos trabalhadores da empresa, particularmente no que aponta a alguns incumprimentos no respeito pelos direitos dos trabalhadores. Apesar desta empresa ter mudado recentemente de nome, a sua existência tem quase 50 anos, sendo estas críticas já antigas.

O BE relembra que esta empresa se chamava JHOL (J. Henriques Oliveira). Pertencente a um conhecido empresário do Concelho. Que já foi noticia com bastante estrondo na imprensa nacional, não pelos melhores motivos.

Por outro lado, os baixos salários praticados por esta empresa coloca os seus trabalhadores numa situação económica frágil, que se torna incapaz de fazer frente aos atrasos nos pagamentos referidos. Por isso mesmo, vários trabalhadores estão sem conseguir fazer face aos seus compromissos, estando alguns e suas famílias a passar necessidades extremas. É, por isso mesmo, necessário que esta situação seja acompanhada pelos organismos públicos, com o objetivo de garantir apoio aos trabalhadores e famílias que assim o necessitem.

O deputado do BE Pedro Filipe Soares, já questionou Ministério da Economia e do Emprego.

Face à gravidade da situação o BE irá questionar a câmara municipal de Santa Maria da Feira sobre mais esta situação de grave perturbação social.

O BE espera celeridade por parte do Sr. Presidente da Câmara, já que este tem canais privilegiados de comunicação com esta empresa.


1 comentário: