terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas - Para o dia a dia

Dicas para o dia-a-dia


Devido á crise que impera nos nossos dias, é necessário mudar os nossos hábitos e comportamentos relativamente á nossa casa: 

- Electricidade: Quando sair para trabalhar ou de férias…, desligue os seus electrodomésticos, como a televisão (uma vez que em stand-by, também gasta), os aparelhos áudio, dvd’s, o micro-ondas, as máquinas de lavar roupa, louça, ou de secar, candeeiros, etc. Assim como o uso das lâmpadas economizadoras, apesar de serem mais caras. Verá como ao fim do mês, a conta diminui substancialmente.

- Automóvel: Poupe o seu automóvel. Sempre que puder caminhar, faça-o. Poupa gasolina e faz bem á sua saúde. Use a bicicleta. Partilhe as boleias com os vizinhos. Utilize os transportes públicos.

- Lavar o carro: durante 30 minutos com meia torneira aberta consome 215 a 560 litros de água por lavagem. Usar um balde de 10 litros para molhar e ensaboar o carro e 3 baldes com a mesma capacidade para enxaguar, apenas consome 40 litros, ou seja, 5,5 a 14 vezes menos.

- Água: Feche a torneira enquanto faz a sua higiene pessoal. Prefira um duche ao banho de imersão. Poupe água enquanto cozinha.

- Autoclismo; Em média cada português gasta diariamente cerca de 40 litros de água com qualidade para o consumo humano.  A descarga de autoclismo consome, em média, cerca de 10 litros de água. Coloque uma garrafa de plástico cheio de água dentro do mesmo. Em cada descarga, permite poupar 1,5 litros de água.

- Janelas: Isole as portas ou janelas. De Verão, feche as persianas e abra as janelas, assim entra ar fresco. Pinte o exterior da sua casa com cores claras, pois não absorvem tanto calor como as escuras.

- Natal: Como o Natal se aproxima, pode reutilizar os vários papeis e fitas dos presentes recebidos. Fazer embrulhos para presentes originais com papel de jornal, flores secas, raminhos, paus de canela, flores secas, etc.

- Frascos de vidro, latas e plásticos:  Guardar estes “resíduos” é uma garantia que possui em casa várias  caixas, latas e frascos de vidro  que pode voltar a colocar bolachas,  bolinhos ou  compotas caseiras. São também uma excelente opção para embalar os “presentes” doces ou  sobras  das festas a dar aos seus familiares e amigos, sem ter a preocupação de devolução das mesmas, como habitualmente acontece com os "tupperwares".

Sem comentários:

Enviar um comentário