quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BE - Santa Maria da Feira, concessão da água altamente ruinosa

Pedido de divulgação enviado por e-mail:

O Bloco de Esquerda ofereceu ontem ao Presidente do Concelho de Administração da Indáqua e ao Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira uma mangueira para que possam ligar a água que chega a casa de todas e todos os feirenses a outro concelho onde ela é mais barata.

Em Santa Maria da Feira a água é a mais cara da Área Metropolitana do Porto e uma das mais caras de Entre Douro e Vouga. Contra factos não existem argumentos.

Em Santa Maria da Feira a subserviência da Câmara Municipal aos interesses da Indáqua, cujos acionistas maioritários são os Grupos Mota-Engil e Soares da Costa que detêm em conjunto cerca de 79% da empresa, é total. Seguem-se alguns exemplos demonstrativos.

A taxa de aluguer de contadores foi eliminada por ser considerada ilegítima, então foi criada uma taxa de utilização, ou seja apenas mudou o nome. A Indáqua quis, a Câmara acedeu.

A Indáqua tem cerca de 25% de perdas, ou seja, nas infraestruturas da Indáqua são desperdiçados 25% da água distribuída em Santa Maria da Feira, e o que fez a Indáqua? Propôs o aumento do tarifário. A Indáqua quis, a Câmara Municipal acedeu. E os feirenses pagam o prejuízo da Indáqua, mais uma vez.

O Governo do PSD\CDS já anunciou a privatização das Águas de Portugal, principal acionista das águas Douro e Paiva, e que os preços da água teriam de subir obrigatoriamente. Portanto o preço da água em Santa Maria da Feira será mais uma vez aumentado.

A água é um bem essencial à vida, cada vez mais escasso no planeta. É acesso à água é um direito. O Bloco de Esquerda não aceita a privatização das Águas de Portugal, não aceitamos a privatização de um direito. A todos o que é de todos.

O consumo de água potável é obrigatório através das redes de distribuição por razões de saúde pública. A sua distribuição ao consumidor final só é possível ser executada por um único fornecedor. Daqui resulta que a distribuição de água ao consumidor final se trata de um monopólio natural.

O Bloco de Esquerda reafirma a sua oposição à concessão a privados, Mota-Engil e Soares da Costa, a distribuição de água e rede de saneamento. Os mesmos de sempre com uma renda garantida durante pelo menos 35 anos à conta dos portugueses. Isto é inaceitável.

Sem comentários:

Enviar um comentário