quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Demolições de casas velhas em Paços de Brandão, para quê?



Das poucas obras que o nosso estimado Mino fez ao longo destes últimos 4 anos e que mereceram a nossa aprovação, foram as demolições de casas velhas em ruínas. 

Os terrenos livres permitiram  alargamentos de estradas, aumento de visibilidade em curvas, construção de estacionamentos e também de construção de passeios, contribuindo claramente para melhorar a vida das pessoas. Naturalmente que todo este investimento foi realizado pela Câmara, sendo o papel da Junta meramente mediador, porém, só com essa mediação foi possível chegar a acordo com muitos proprietários das casas e terrenos, e como tal merece o nosso aplauso. 

Se a maior parte das obras realizadas até ao momento pareciam ser necessárias, nomeadamente: na Rua da Lavoura, Monte de Cima,  Aldeia, Urbanização dos Eucaliptos/Ponte Nova  e Avenida do Matoso. Já a demolição na Avenida da Sobreira, na antiga sede do CiRAC, parece não fazer muito sentido nesta lógica de melhorias para as gentes da freguesia.

Assim sendo, e porque nós no Engenho não sabemos tudo, alguém que nos explique o porquê de a Junta de Freguesia levar  a cabo esta demolição mais recente:

Foi esta obra necessária para a freguesia? Porquê?
Foi esta obra necessária para o dono da casa? Porquê a Junta a realizar a demolição?
Foi esta demolição útil a algum empreiteiro negociante em pedras antigas? 
Vai fazer-se alargamento de estrada nesta rua? Então e as outras casas, vão também derrubar a sede do CiRAC?

As dúvidas nesta situação são mais que muitas e levantam suspeitas, era importante que fossem bem explicadas as razões desta intervenção, uma vez que envolveu o erário público e até tem algum aspecto eleitoralista....





2 comentários:

  1. Por ter passado muitos momentos da minha infância nesta casa, posso dizer com sinceridade que foi com muita pena que vi esta casa ser demolida.
    Contudo, a casa estava já degradada e inclusive tinha já algumas tenhas no chão e as paredes em muito mau estado.
    Ninguem a ia restaurar, pelo que acabo por concordar com a sua demolição apenas como prevenção (reforço a ideia que me custou ver a casa ser demolida). A verdade é que se amanha uma parede tombasse para a via publica iam dizer "a esta casa a junta não fez nada". Como esta, existem outros casos que não são relevantes para nada em especial, a não ser para a segurança de quem transita na via publica.

    Francisco

    ResponderEliminar
  2. Já agora, o questionario da sondagem para a Junta está correcto porque alguem tem que ganhar e essa é a questão. Mas podiam meter a opção "Vou votar em branco/nulo".
    Era interessante ter essa perspectiva.
    É diferente da opção "Não vou votar", porque ir votar é um dever e direito civico.

    Francisco

    ResponderEliminar