quinta-feira, 22 de agosto de 2013

BE - Pré-Campanha pelo concelho

Enviado por e-mail:

Linhas de água em S. João de Ver são silvados

Antonio Torres, cabeça de lista do BE à Câmara da Feira e o cabeça de lista à junta de S. João de Ver, visitaram as linhas de água em S. João de Ver e constataram que a modernidade não se coaduna com a falta de limpeza das linhas de água.

Existem autarcas que primam por não cumprirem com as promessas e ainda por cima se intitulam de grande obreiros de uma serie de obras que ninguém conhece.

Em S. João de Ver é necessário limpar e requalificar todas as linhas de água.

O BE não exige muito, apenas e só o que se faz nas Aldeias, Vilas e Cidades quem têm autarcas com o mínimo de competência e sensibilidade ambiental.
Lamenta-se o atraso a que S. João de Ver está votado.

Se ganhar a junta, o BE compromete-se a limpar, requalificar e despoluir todas as linhas de água da nossa Vila.

A Câmara da Feira e o Ministério de ambiente têm de cumprir o seu papel. A população de S. João de Ver paga os seus impostos e em troca nada recebe, fenómeno que não pode continuar.

Juntos vamos mudar e dignificar S. João de Ver 
 
 
BE solicitou à câmara da Feira que chame o LNEC com urgência para averiguar situação de bairro social situado na cidade de Fiães


Recentemente, António Torres (cabeça de lista à câmara), Pedro Leal (Cabeça de Lista à junta de Freguesia de Fiães) e vários candidatos do Bloco de Esquerda visitaram os Bairros Sociais de Fiães (Souto e Ferradal) por forma a inteirar-se dos problemas lá existentes e depararam-se com algumas situações verdadeiramente lamentáveis.

No Bairro do Souto podemos observar a o aluimento de terras que está a mexer com a estrutura do próprio edifício, colocando em risco as pessoas que lá vivem. As fissuras são por demais evidentes e em alguns locais consegue mesmo ver-se falhas de terra por baixo da estrutura com mais de meio metro. No campo de futebol verifica-se, facilmente, a cedência de terras com mais de 20cm.

Será que o executivo camarário está à espera de uma tragédia? Será que por uma vez não se poderia agir em vez de reagir?
Perante a gravidade da situação, o BE solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da figura regimental do requerimento, que foi entregue ontem, para que a autarquia providencie com caracter de urgência uma inspeção realizada por técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Este problema em concreto é, por ventura, o mais grave do bairro do Souto, mas é apenas um e muitos outros que são, aliás, transversais aos vários bairros sociais do concelho.

A envolvente dos bairros do Souto e do Ferradal completamente abandonadas e sem qualquer tipo de manutenção por parte da autarquia, anão ser aquela que os moradores fazem por si mesmos.

Uma das situações que mais nos sensibilizou foi a dificuldade que os moradores com mobilidade reduzida (existentes em ambos os bairros) têm para entrar em suas casas, tamanhas são as barreiras arquitetónicas existentes. Estes edifícios não contemplam qualquer rampa de acesso ou elevadores, os passeios altos e sem rampa de acesso a cadeira de rodas, evidenciam a falta de respeito que este executivo tem para com estas pessoas!

Está na altura de redefinir as prioridades, não se pode construir “elefantes brancos” como o PEC quando se tem situações como estas para solucionar.
Para o Bloco não existe qualquer dúvida: as pessoas estão e estarão sempre em primeiro lugar!
É preciso garantir uma manutenção permanente das envolventes e espaço exterior dos bairros sociais;
É preciso criar espaços e equipamentos de desporto e de lazer nestes bairros, assim como atividades lúdicas e culturais para incutir o espírito de comunidade entre os moradores;
É preciso que a autarquia desperte para necessidade de apoiar na manutenção  e obras de preservação no interior das casas;
É preciso que junto dos bairros se criem espaços para hortas comunitárias para usufruto dos moradores;
É preciso que os bairros sociais, como equipamentos públicos que são, garantam o acesso e a mobilidade de todas as pessoas, eliminando-se barreiras arquitetónicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário