quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O dia 20 das fogaças

Apesar de ser uma festa mais centrada na sede de concelho, cá por Paços, a fogaça da Dª Otilia, já conquistou um lugar especial numa tradição que também é bem nossa!
Quem é que não gosta de uma fatia de fogaça bem quentinha, barrada com manteiga na madrugada, quase sempre fria da véspera de 19 para o dia 20 de Janeiro?
Em Paços costuma ser assim, não obstante a tradição verdadeira é outra e reza mais ou menos isto:

A Festa das Fogaceiras, que teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, é actualmente uma referência cultural do município e da região.
A Festa das Fogaceiras realiza-se em Santa Maria da Feira, no dia 20 de Janeiro, feriado municipal, como marco de um voto feito a S. Sebastião, no séc. XVI, quando se deu um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protec­ção do Santo, o povo prometeu a oferta de um pão doce de trigo designado fogaça.
image thumb57 Festa das Fogaceiras (Santa Maria da Feira)
A Festividade foi suspensa entre 1749 e 1753, até que apareceu de novo um surto de peste. Então, o infante D. Pedro determinou que a Câmara Municipal assumisse a realização da Festa das Fogaceiras, para a qual contribuía com 30 mil réis. As “fogaças de voto” foram inicialmente distribuídas pela população em geral, depois pelos pobres e, mais tarde, pelos presos, em fatias chamadas “mandados”.



Sem comentários:

Enviar um comentário