quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BE - Apela à mobilização popular contra a troika

Enviado por e-mail:

Novo jornal do Bloco de Esquerda apela à mobilização popular contra a troika

"Juntar forças contra a troika e o seu governo" é o mote do jornal em distribuição nas próximas semanas por todo o país. O aumento dos preços, a lei dos despejos, os tachos para os amigos do Governo e a auditoria à dívida são alguns dos temas em destaque.
As próximas semanas serão de mobilização popular contra a troika e o governo, que se preparam para concretizar as suas políticas de empobrecimento do país. O Bloco de Esquerda estará presente nessas mobilizações com um jornal que divulga este portal de notícias e que contém um artigo de Francisco Louçã e uma entrevista a Catarina Martins sobre a lei das rendas.
Por toda a Europa "há cada vez mais gente a exigir correr com a troika e recuperar a democracia, para decidirmos sobre a economia e sobre as nossas vidas", afirma Louçã. E dá o exemplo das auditorias cidadãs, das greves gerais e da iniciativa conjunta de vários partidos da esquerda europeia, entre os quais o Bloco, que "apresentaram simultaneamente uma proposta contra o Tratado europeu que impõe a tutela do governo alemão sobre os orçamentos nacionais".
Para Catarina Martins, a mudança no regime de arrendamento aprovada pelo Governo "é a lei do mais forte a retirar dinheiro aos mais fracos". Para além de facilitar os "despejos simplex", a lei nada faz para resolver o problema das rendas a preço especulativo que são cobradas nos centros urbanos, sobretudo aos mais jovens. O que muda para estas pessoas é que os contratos deixam de valer por cinco anos, o que para a deputada bloquista significa "acrescentar mais precariedade à vida das pessoas".
Outro dos destaques deste jornal gratuito é a secção "Troika o tacho", com a lista das principais nomeações milionárias do círculo próximo de Passos Coelho e Paulo Portas na Caixa Geral de Depósitos, Águas de Portugal e EDP.
Ver jornal aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário