quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Festa dos Arcos 2010

Pela sua importância, voltamos ao tema Central da Festa dos Arcos: Os Arcos.

Este ano, e não descorando os anteriores, a Festa dos Arcos contemplou-nos com autênticas maravilhas de artesanato:

Os temas:

1 – Portela – “Cata-ventos
2 – Valas – “Primavera”
3 – Centro Social – “Escudo Nacional”
4 – Abelheira - “O Broquista” –
5 – Escola da Póvoa – “Terra
6 – Corgo – “Festa das Cruzes de Barcelos
7 – EB1 da Igreja – “25º Aniversário da Elevação da Freguesia a Vila
8 – Cerrado – “Torre de Belém

Estão de parabéns, em particular todos os que os realizaram, porque todos os arcos foram bastante trabalhosos e o resultado foi fantástico. Os temas tratados são bastante diversos e criativos. De realçar a entreajuda mostrada entre os elementos/ componentes de cada arco, patente à medida que iam chegando ao arraial.




Na TV
Dias antes e como relatado aqui, a televisão a pedido insistente de pessoas envolvidas na feitura dos arcos, fez uma reportagem transmitida para todo o país. Deveria estar também no dia da chegada dos Arcos ao arraial ou noutro depois de esses estarem expostos porque é uma festa única no país. Isto é cultura que deve ser mostrada a Portugal e ao Mundo, mas neste aspecto a comissão de festas ficou por aquilo que os Brandoenses já estão habituados.

O Transporte
Como já é habitual, a animação do arraial, esteve a cargo dos “Amigos da Concertina” de Barcelos que nos cantaram e tocaram as cantigas brejeiras, tão próprias da região Norte enquanto os arcos iam sendo erguidos no arraial. Os bombos que acompanhavam os arcos na sua chegada até ao arraial eram de Souselas. Animando as nossas ruas atraiam a atenção das pessoas ao arraial.


A Classificação
Acabada a Missa Solene de Domingo e reunida a comissão de festas com representantes de colectividades e poder autárquico fez-se a votação.

1º Lugar: Abelheira - Tema: O Broquista
O Arco que ganhou este ano foi o do lugar da Abelheira, que já nos habituou aos arcos de cortiça, sempre imaginativos e trabalhosos. Já se fez homenagem a figuras Brandoenses, nacionais e figuras mundiais, como por exemplo o Papa João Paulo II. A figura referida no painel este ano é a do “Broquista”, que é uma realidade bem conhecida para todos nós, uma vez que a indústria da cortiça está muito presente e implantada na nossa zona. Toda a estrutura estava coberta por rolhas de uma forma muito original. O desenho do quadro central, é composto por pó cortiça. O candeeiro, bastante bonito, a simplicidade e a nobreza do material, a cortiça.

2º Lugar: EB1 Igreja - Tema: 25º Aniversário de Elevação a Vila
Com base na colagem de canas e fósforos este arco é uma pérola de artesanato que fala por si. Aliado à riqueza do tema para esta vila, deslumbra-se o artesanato num expoente raro de detalhe e riqueza no resultado final.

3º Lugar: Portela – Tema: Catavento
Este arco, é feito de um material que julgamos nunca ter sido utilizado antes, o silicone. O tema é o catavento, algo que não que se vê com muita frequência, nos nossos dias. A realçar o candeeiro, que está realmente muito bonito e original. Tem também bastante trabalho e está muito simples.


3º Lugar: Centro Social – Tema: Escudo
O tema deste arco é o nosso saudoso “Escudo”. Tem uma estrutura simples, mas muito bem conseguida. Um símbolo nacional que todos bem conhecemos. Feito em ferro e toda envolvência deste arco é em corda, tendo como base as cores nacionais. O Centro Social tem-nos presenteado com belos arcos.

3º Lugar: Corgo – Tema: Festa das Cruzes
O arco do Corgo é sobre a Festa das Cruzes, de Barcelos, que tem também características únicas no nosso país. Tem como elementos de decoração grão de bico, feijoca, feijão, tiras de plástico e tiras de pano (com que se fazem tapetes, sacos e outros objectos). A destacar a Nossa Senhora do Ó, assim como elementos comestíveis (cebolas). Este lugar é constituído por pessoas que têm uma grande imaginação e criatividade. Todos os seus arcos são bonitos, coloridos e artesanais. Alias, este lugar prima sempre por uma participação com muita alegria e jovialidade.


3º Lugar: Escola da Póvoa – Tema: A Terra
A Escola da Póvoa optou por um tema que consideramos muito importante e actual: a Terra. A sua mensagem é clara e simples. Decorado com pinhas, o seu candeeiro é também muito original. O modo como tratamos a Terra hoje vai determinar o futuro de amanhã para todos nós.

3º Lugar: Cerrado – Tema: A Torre de Belém
Mais uma referência nacional a algo que tanto estimamos: a Torre de Belém. Decorado com trigo, massas, deu certamente muito trabalho. Aliás, o Cerrado já nos habitou a arcos muito bonitos que vão retratando os nossos monumentos nacionais. Uma maneira de chamar a atenção para a sua preservação. Muito trabalhoso e bonito.

3º Lugar: Valas – Tema: Primavera
O lugar das Valas, tal como o do Corgo, tem arcos com características muito próprias, que lhe confere uma beleza muito grande e um colorido muito especial. São sobretudo artesanais, como se pode ver pelas borboletas, os girassóis, a roupa do espantalho em lã e os vira-ventos. Como se pode ver o tema é a “Primavera”. Um arco colorido e cheio de vida.

2 comentários:

  1. Não podem colocar uma foto de cada arco , como fizeram com os arcos da classificação?

    ResponderEliminar
  2. Brandoense orgulhoso10 de agosto de 2010 às 09:33

    Foi com muito orgulho e satisfação que vimos e ouvimos o nome de Paços de Brandão na RTP. É de louvar aqueles que dignificam o que de muito bom se faz na nossa terra. A Festa dos Arcos é e será das coisas mais importantes do Concelho, do Distrito e até mesmo do país. Pena é não termos órgãos competentes para divulgar ao país e ao mundo as maravilhas da nossa terra.
    A RTP esteve a fazer um programa em directo da Feira Medieval em Santa Maria da Feira durante toda a manhã onde falaram de todo o Concelho e nem assim a nossa Vila de Paços de Brandão foi divulgada, estando a festa ainda em actividade. Ninguém da Autarquia ou da Comissão de Festas se fez representar no evento... é pena!
    Parabéns para todos os que participaram na construção dos maravilhosos Arcos ainda expostos no arraial.
    Bem-haja para todos os Brandoenses.

    ResponderEliminar