quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Estrelas cadentes "Perseidas" visivel na noite de hoje


"A madrugada de hoje promete um espectáculo de estrelas cadentes. As condições atmosféricas estão de feição, a lua nova não emite luminosidade o que permitirá uma boa observação do fenómeno astronómico anual das Perseidas.
Os astrónomos prevêem que o cruzamento da Terra com a cauda do cometa Swift-Tuttle proporcione o melhor espectáculo de chuva de estrelas na madrugada de 12 para 13 de Agosto.
As Perseidas acontecem todos os Verões. Começam a estar visíveis em Julho e têm um pico entre 8 e 14 de Agosto.
As estrelas cadentes acontecem quando poeiras cósmicas entram na atmosfera terrestre e entram em combustão, com uma velocidade média de 52 quilómetros por segundo. Até domingo, no hemisfério norte, será possível observar uma estrela cadente por minuto, um máximo de 100 por hora."

Em Paços de Brandão, este fenómenos será também visível obviamente, assim aqui através do Engenho, recomendam-se sítios com pouca luz e obstáculos físicos de forma a ver bem o céu, sobretudo na direcção Norte/Noroeste, e que se tente encontrar a constelação de Perseu, que fica perto de Cassiopeia, que é uma espécie de "W" invertido.

Sem comentários:

Publicar um comentário