segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rua da Circunvalação - Esquecida ou ignorada?

Após a divulgação aqui no Engenho da ocupação ilegal do espaço público que faz parte da "Rua da Circunvalação", parece que se instalou entre as hostes do poder um bizarro estado de amnésia. De acordo com algumas informações que nos chegaram, quando alguns dos que mandaram por cá, mas também dos que agora mandam, foram confrontados com este problema, são absorvidos por um estado estranho de falta de memória! Ao que parece, limitam-se apenas a dizer: "Não sei de nada", "Ninguém me disse" ou então "Isso não foi comigo".
Tudo isso, apesar da Câmara, e bem, estar a procurar resolver esta situação, pois trata-se realmente de um caso grave de abuso e ocupação de terrenos da via pública. Não obstante, parece que isso não está a agradar muito a algumas pessoas, e nem mesmo o facto da desaparecida fonte de Infesta estar metida neste "barulho", ou de estar em causa um possível alargamento da zona industrial para o lado de Paços as fez recuperar a memória perdida!
Seja como for, começa a levantar-se a dúvida: Será que todo este estranho caso de amnésia colectiva, não terá a ver com o facto de alguma empresa que está de "rabo preso" a ocupar aquilo que não é dela, esteja de algum modo também ligada ao poder local?
Até sabermos os resultados da averiguação que a Câmara está a fazer, e mesmo quando tudo parece indiciar que existe efectivamente ocupação ilegal de via pública por parte de várias pessoas, não deixa de ser estranho e inaceitável o comportamento dos nossos dirigentes actuais e ex-dirigentes em tudo isto. De uma forma (mesmo vergonhosa) se pode dizer que vão procurando a todo custo envolver este assunto em névoas! Porém, já não conseguem mais tapar o sol com uma peneira! Este tipo de atitudes de pessoas, cujo compromisso com os Brandoenses foi a defesa dos interesses da freguesia, deveria fazer corar de vergonha todos nós. É com estas atitudes que se mostra, afinal, que o compadrio e os interesses pessoais parecem estar sempre em primeiro lugar. E, por isso, se torna tão útil irem esquecendo ou ignorando aquilo que já não podem mais esconder! Haja decência!

4 comentários:

  1. Estou curiosa?
    Este caso merece a vossa atenção, ouvem pessoas, tecem comentários e conjecturas.
    No caso do pretenso roubo do Centro Social, da falta de contas há 3 anos, ao não chegar nunca ao fim a auditoria e reconstrução da contabilidade, não dizem nada, não procuram nada.
    O Carlinhos e o JB pagam alguma coisa para não dizerem nada? Sò com provas?

    ResponderEliminar
  2. Eu que até sinceramente gostava de saber mais acerca do assunto, fiquei a saber o mesmo. Eu não percebo quem é o "iluminado que escreve um texto tão..."esclarecedor"...
    Disse-se:
    "algumas informações"
    "alguns dos que mandaram por cá, mas também dos que agora mandam"
    "Não está a agradar muito a algumas pessoas"
    "alguma empresa que está de "rabo preso"
    "Ocupação ilegal de via pública por parte de várias pessoas"
    "não não conseguem (quem?) mais tapar o sol com uma peneira"
    "o compadrio e os interesses pessoais (de quem?)"

    Para não fugir ao tema (ou seja: nada) vou contar um apequena história:
    Num certo dia, uma certa e determinada pessoa, fez uma certa e determinada coisa. Pegou em certo e determinado objecto e escreveu sobre ele. Mas as pessoas não perceberam certas e determinadas coisas, nomeadamente sobre o certo e determinado objecto de que se falava. Isto porque a certa e determinada pessoa que escreveu, também não sabia ao certo sobre o que é que tinha escrito, nem se tal era certamente verdadeiro ou falso. Pensou até em dizer coisas mais acertadas, mas como é um homem com pouca coragem ou com pouca decência, preferiu fazer certos e determinados relatos muito ambíguos e certamente pouco certos.
    Pouco contente com o seu feito, voltou a escrever sobre o certo e determinado assunto, mas voltando às incertezas e indeterminações, deixando os leitores determinados a comentar o seu feito e certamente descontentes...

    ResponderEliminar
  3. caro anónimo das 14 37

    Está óptimo. Parabéns.

    O anónimo das 14 31

    Também eu gostava de saber o que se passa, mas vai ter de ser noutro blog porque este nisso não mexe... não sei porquê !!!!!

    ResponderEliminar
  4. Rua da Circunvalação
    Já foram ver onde começa e acaba a rua da Circunvalação? É que, o que esta no mapa da freguesia é enganador.
    A rua inicialmente e como consta no mapa da freguesia, Passava pela Z.I. do Posado, Abe lheira, Barroso, Azenha e ia passar na parte sul, da quinta do Engenho Novo. Até aqui tudo bem. Só que grande parte desse trajecto foi ocupada pela Fabrica de papel Gopaca. (Fabrica de Papel de Gondesende). O curioso é que esta ocupação foi licenciada muito após o projecto da dita Circunvalação.
    A prova esta á vista, foram gastos muitos contos a fazer o saneamento, que ficou enterrado na ribeira a sul da quinta do Engenho Novo. E mais essa passagem encontrasse fechada pelo antigo proprietário da mesma ribeira
    Esta rua foi projectada á duas décadas e como foram surgindo outras prioridades na Freguesia, a dita rua ficou esquecida. Deixou de ter interesse para os autarcas. Não me espanta ver pessoas a ocupar o terreno que afinal é da freguesia. O que é preciso agora é cuidar das ruas velhas, porque a circunvalação já foi á vida.

    ResponderEliminar