domingo, 22 de agosto de 2010

Bola de cortiça "pesa muito"?

Numa altura em que praticamente toda a gente está de férias, para os lados da cortiça, este Agosto andou bem agitado, após a apresentação oficial da bola de cortiça nascida na empresa Brandoense Sedacor nos fins Maio passado. A aceitação dos jogadores júniores de Futebol Clube do Porto e C.D. Paços de Brandão a este esférico foi muito boa. Agora, eis que "as velhas guardas", ou melhor, "os velhos do Restelo", começam agora a manifestar algum incómodo com esta novidade esférica feita em cortiça!
Foi o que sucedeu na sequência do jogo Lourosa - Feirense, do 20º Torneio de Santa Maria da Feira, onde a bola de cortiça marcou presença. Pelo que vai daí, há que lhe encontrar alguns defeitos, e apesar de lhe suscitar piada, considera o treinador do Feirense, que "É impensável usar uma bola destas num jogo do campeonato, pois é muito mais pesada e não tem nada a ver com a que estamos habituados".
Certamente que esta ideia necessita ainda de "limar" muitas arestas, uma vez que se trata ainda de um protótipo. Porém, carece de fundamento estas afirmações em relação ao peso, pois é público que a bola foi feita obedecendo a todos os critérios exigidos pela FIFA, nomeadamente em relação ao peso e ao tamanho (entre outros), aliás como não poderia ser de outra maneira!
Estas declarações são tanto mais graves, por virem de pessoas responsáveis de um clube local importante, como é o Feirense, os quais deviam preocupar-se em promover positivamente esta ideia, pois com isso estão promover a região como é seu dever, em vez de a deitar abaixo!
Esta atitude deixa mesmo crer que existam já pressões das grandes marcas desportivas contra o esférico de cortiça, as quais certamente não acharam muita piada a esta bola que até custa metade do preço de uma das suas! Existe ainda outra hipótese, que poderá corresponder a um eventual "contra-ataque" do Sr. Cortiça, que dá por nome Amorim. Que a propósito de ideias que envolvem cortiça, se sentiu ferido no seu orgulho, ao ser neste caso ultrapassado pelo Grupo JPSCorkgroup. E nem mesmo com muitos "shots" bebidos nas praias do Algarve, servidos em copos "inovadores" em cortiça (que anunciaram curiosamente este mês), lhes fez esquecer que esta bola não é deles!

11 comentários:

  1. Escreveu-se:
    "Estas declarações são tanto mais graves, por virem de pessoas responsáveis de um clube local importante, como é o Feirense, os quais deviam preocupar-se em promover positivamente esta ideia, pois com isso estão promover a região como é seu dever, em vez de a deitar abaixo"!

    É por estas e por outras que não consigo dar grande credibilidade aos habituais escritores desde blog.
    As opiniões demonstram um bairrismo primário. Enquanto feirense não admito que me digam que devo defender que se use a bola de cortiça só porque a ideia partiu da minha terra.
    O dever de um treinador sério é identificar todos os defeitos que possam eventualmente existir, para que no futuro TODOS queiram a bola de cortiça nos diversos campeonatos nacionais, e quicá, internacionais.

    Aliás o treinador do feirense acrescentou que "é possível melhorar alguns aspectos" para potenciar esta nova tecnologia. Eu concordo.
    É tudo uma questão de inovar e melhorar ( adjectivos inúteis a quem entende que a única qualidade necessária da bola é ela ser da sua terra!!!)

    ResponderEliminar
  2. O que não é sério aqui, é falarem do peso da bola, quando se sabe que a bola foi feita de acordo com as especificações da FIFA, e como tal, até pode ter muitos defeitos mas o do peso não é um deles!
    Por isso concordo em pleno com o que é aqui dito neste post. É uma vergonha esta atitude do treinador do Feirense!
    E já agora, ele disse o que disse de livre vontade, mas de certeza para servir interesses de alguém...

    Rui Dias

    ResponderEliminar
  3. A bolas homologadas pela FIFA têm pesos e tamanhos distintos: vão de x a Y!
    Logo uma bola pode cumprir os requisitos da FIFA, em termos de peso e ser, na prática, preterida em detrimento de uma bola mais leve (que igualmente cumpre os moldes traçados pela FIFA).

    Não basta cumprir os critérios da FIFA...É PRECISO a bola AGRADE AOS JOGADORES, AOS TÉCNICOS ETC...
    Como Brandoense, sou o 1.º a querer ouvir as opiniões dos que a usam para que ela se possa aperfeiçoar e assim dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz na nossa terra.


    Não inventem histórias só porque não há mais nada para falar. Fica-lhes mal.

    Um cidadão "especialmente atento"

    ResponderEliminar
  4. A FIFA diz que o peso deve estar entre os 410g e os 450g. Essa de x a y por causa de 40g acharem que pesa muito dá no mínimo para rir. Contudo concordo que de facto a bola deva agradar sim aos jogadores, não aos técnicos, esses não são os que andam aos chutos durante o jogo! Seja como for fica mal ao treinador do Feirense (que não é jogador) referir-se naqueles termos ao esférico de cortiça, podia ser mais suave, e mesmo assim fazer passar a ideia que a bola não era do seu agrado.

    ResponderEliminar
  5. O treinador teve bem em dizer o que acha. Se ele acha a bola é pesada o que é que querem? Que ele suavize e dizer que: "a bola é fortezinha" ou que é "pouco branda".

    Tenham juízo...

    ResponderEliminar
  6. Juízo deviam ter estes comentadores de meia-tigela, ainda neste mundial de futebol na África do Sul a bola causou insatisfação, e pelo que toda a gente viu foram os jogadores os que se queixaram, não os técnicos!

    ResponderEliminar
  7. Por falar em comentadores de meia-tigela: Ó anónimo das 17:04. já que parece que percebes de futebol, vê isto e diz qualquer coisa...


    http://www.espbr.com/noticias/tecnico-uruguai-critica-bola-copa-diz-falhas-aumentaram-19-junho-2010-14h05-atualizado-15h03/relacionadas

    O técnico da seleção do Uruguai , Oscar Washington Tabárez, fez coro às queixas dos goleiros pela Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo , e a criticou dizendo que ela influenciou em jogadas decisivas


    http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4462602-EI15704,00-Apos+derrota+treinador+chama+bola+da+Copa+de+impossivel.html

    O técnico da Dinamarca, Morten Olsen, se juntou ao coro dos que têm reclamado da bola oficial que será usada na Copa do Mundo da África do Sul, informou nesta terça-feira a BBC.


    http://www.espbr.com/noticias/bolas-ruins-campos-vuvuzelas-preocupam-tecnico-holandes/relacionadas

    O técnico da Holanda , Bert van Marwijk, ainda não viu a estreia do seu time nesta Copa do Mundo , mas isso não o impediu de encontrar defeitos em quase tudo que presenciou até agora. No domingo, foi a bola Jabulani que deixou irritado o treinador holandês.

    ResponderEliminar
  8. Comentem com moderação! A Administração cá do sítio agradece!

    O Administrador

    ResponderEliminar
  9. Para o quim machado e só para ele. como xutador da bola eras rasoável, agora como jogador fostes sempre fraco,ainda não entendi como é que apareces como treinador do FEIRENSE, DEIXA LÁ A BOLA DE CORTIÇA PORQUE ÉLA FOI CONCEBIDA PARA SER JOGADA POR JOGADORES E NÃO POR XUTADORES COMO FOI O TEU CASO, O TEMPO DAR-ME Á RASÃO. FERNANDO MARQUES

    ResponderEliminar
  10. Fica sempre bem elogiar um produto de quem nos paga o salário .... lindo menino, continua estás a fazer um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  11. Para o anónimo das 18,o9, olha meu querido amigo , felismente ou não, nunca trabalhei na área da cortiça, o meu comentário sobre a qualidade da bola de cortiça, foi com a convicção plena que ela satisfaz plenamente os requesitos emanados
    pelas entidades que dominam o futebol mundial, não sei se és brandoense ou não, mas se fores brandoense, orgulha-te da tua terra e daquilo que ao longo do tempo se foi fazendo de bom e que leva o nome de Paços de Brandão a todo mundo não tenhas dúvidas, que Paços de Brandão me permite ter a certeza de expressar esta frase : QUANTO MAIS CONHEÇO A TERRA DOS OUTROS MAIS GOSTO DA MINHA. CUMPRIMENTOS A TODOS OS BRANDOENSES E PARABENS À EMPRESA QUE CONSTRUI A BOLA DE CORTIÇA. FERNANDO MARQUES

    ResponderEliminar