domingo, 6 de outubro de 2013

CDU - Balanço dos resultados das eleições autárquicas

Enviado por e-mail:




A comissão Coordenadora do Concelho de Santa Maria da Feira da CDU reuniu para fazer o balanço das eleições autárquicas no Concelho e no País, tendo concluído e decidido o seguinte:

1 Fazer uma saudação calorosa aos candidatos(as) que compunham as várias listas concorrentes aos órgãos autárquicos do concelho, pelo empenhamento na campanha eleitoral, e à população de Santa Maria da Feira que votou CDU e contribuindo para o aumento significativo da sua votação;

2. Salientar o importante crescimento da votação na CDU (só para a Câmara Municipal, em relação às eleições de 2009, a CDU ganhou mais 48% de votos), que não tem paralelo com qualquer uma das outras forças políticas e que eleva a sua posição relativa para 3º lugar (em 2009 ocupava o 5º lugar), lamentando, contudo, que esse aumento não se tenha traduzido em maior número de eleitos, nos órgãos autárquicos.

3. Em relação às outras forças políticas, a Comissão Coordenadora constata que, apesar do PSD ter vencido as eleições, nem por isso deixou de registar significativo decréscimo de votação em relação a 2009, de cerca de 7 mil votos, o que significa que muitos eleitores feirenses manifestaram assim o seu descontentamento com as políticas concelhias e nacionais que têm marcado tão negativamente a vida do povo português em geral e dos trabalhadores em particular.

4. Quanto ao PS, que tem dividido responsabilidades com o PSD na Câmara Municipal, a Comissão coordenadora não pode deixar de constatar as perdas significativas de votação que registou, em relação a 2009, superiores a 7500 votos, que poderão ser um sinal de distanciamento de muitos eleitores face ao seu percurso governativo num passado recente e ao seu comprometimento com os eixos essenciais da política do actual Governo. É lamentável, em nosso entender, e esclarecedor em relação à sobranceria e postura pouco democrática, a comunicação feita pelo cabeça de lista à Câmara do PS, logo no próprio dia das eleições, e assim que soube do seu desaire eleitoral, de que não iria ocupar o seu lugar na vereação.

5. A Comissão Coordenadora realça ainda a significativa votação alcançada pela CDU, em todo o país, única força política que, simultaneamente, obteve mais votos, mais percentagem e mais maiorias, dando continuidade a uma sólida e sustentada progressão na vida política nacional, e testemunhando a ampla corrente de apoio e confiança de um número crescente de portugueses e portuguesas. Assumem particular significado: o aumento da percentagem de 10.6% para 12.0% dos votos nas assembleias municipais; a conquista de dez novos municípios que se traduz no aumento de maiorias de 28 para 34 Câmaras municipais, a conquista de 169 presidências das actuais freguesias, o importante avanço de posições conquistadas em minoria (nas vereações, nas assembleias municipais e de freguesia).

Em conclusão, a Comissão Coordenadora Concelhia Em todo o país, como nosso Concelho, cada um dos cerca de três mil mandatos alcançados pela CDU, constituirão elementos de cada vez mais trabalho, intervenção e inteira entrega na defesa dos interesses das populações, na promoção das condições de vida local e na luta por um Portugal mais justo e desenvolvido.

Santa Maria da Feira, 4 de outubro de 2013
A Comissão Coordenadora de Santa Maria da Feira da CDU

Sem comentários:

Enviar um comentário